1

1

terça-feira, 26 de agosto de 2008

HORTA ESCOLAR

Ter uma horta na escola pode ser um espaço pedagógico prazeroso e lúdico. Esta é a intenção do Projeto Educando com a Horta Escolar, criar hábitos alimentares saudáveis e promover a conscientização ambiental.

Apesar da alimentação ser servida nas instituições de ensino, raramente esta é vista como conteúdo de ensino. A educação alimentar deve ser levada para o ambiente escolar, onde o educando pode e deve reforçar a adoção de bons comportamentos alimentares.
Na infância é que o ato alimentar pode ser vastamente explorado, pois é nesta fase que a curiosidade é extremamente aguçada, os preconceitos ainda não foram adquiridos e onde surge a possibilidade de formação de um senso crítico mais amplo. Por esse motivo a educação infantil desempenha um papel importante no desenvolvimento de bons hábitos alimentares das crianças. A educação alimentar deve estar bem definida no projeto pedagógico da instituição educativa, tendo por objetivo familiarizar as crianças aos alimentos (MAGALHÃES e GAZOLA, 2002).

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Independência do Brasil

7 DE SETEMBRO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil! Mas um fato importante como esse não acontece do dia para a noite. O legal é saber como nos tornamos independentes de Portugal e, para isso, temos que saber o que aconteceu antes da Proclamação da Independência. Vamos lá?

Brasil, colônia de Portugal

Quando o Brasil era colônia de Portugal, não podia fazer nada por conta própria. Todas as decisões importantes eram tomadas pelos portugueses, e uma das coisas que mais irritava o povo brasileiro era uma espécie de trato que existia entre a colônia (Brasil) e a metrópole (Portugal), que se chamava Pacto Colonial. Nesse "trato", o Brasil tinha que enviar suas riquezas naturais para Portugal, onde essa matéria-prima era transformada em produtos que, depois, eram comercializados com o Brasil. O grande problema era que Portugal proibia o Brasil de produzir suas próprias mercadorias e de comprar produtos de outros países, ele só podia comprar de Portugal. Isso realmente devia deixar as pessoas muito zangadas, já pensou? É como se eu tivesse que dar todos os ingredientes para o sorveteiro do meu bairro e, depois, fosse obrigado a comprar o sorvete dele, mesmo que a sorveteria do bairro vizinho tivesse um sorvete muito melhor e mais barato! Isso seria muito injusto! Além do Pacto Colonial, Portugal ainda cobrava altos impostos do Brasil, e essa cobrança começou depois que descobriram minas de ouro em nossas terras. Por causa disso tudo, muitas revoltas aconteciam em diversas regiões do país.

E a Família Real veio para o Brasil...

Um dia, em 1808, a França invadiu Portugal e a Família Real teve que fugir para o Brasil. Esse foi um fato importante para a nossa independência, pois, a partir daí, os portos do Brasil foram autorizados a fazer comércio com outros países e não mais só com Portugal. Além disso, nessa época, o rei português Dom João VI criou o Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a imprensa Régia, o que fortaleceu a idéia de valorizar nossa cultura. Em 1815, o Brasil deixou de ser apenas uma colônia, apesar de ainda estar sob o domínio de Portugal, quando Dom João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Esses foram alguns passos em direção à independência!

E a Família Real voltou para Portugal...

Durante todo o tempo que a Corte portuguesa ficou na Brasil, muitas revoltas antiportuguesas (contra Portugal) aconteceram, e uma das mais importantes foi a Revolução Pernambucana, pois os brasileiros queriam tanto a independência que chegaram até a escrever a primeira Constituição (conjunto de leis) brasileira. O povo estava muito infeliz com o domínio português! Em 1820, a Família Real teve que voltar para Portugal, mas Dom João VI deixou seu filho, Dom Pedro, no Brasil para governar o nosso país. A partir daí, os governos de Portugal e Brasil não conseguiram mais se entender.

Finalmente... o grito do Ipiranga!

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro recebeu novas ordens, vindas do rei, de voltar para Portugal imediatamente. É claro que ele não gostou nada dessa história, pois ele queria ficar no Brasil. Ele teve uma decisão muito difícil para tomar: ir e perder o governo do Brasil ou ficar e desobedecer às ordens de Portugal. Nós já sabemos que ele escolheu a segunda opção, e a história oficial conta que, na tarde de 7 de setembro, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro ergueu sua espada e gritou: "Independência ou morte!". Assim, o Brasil não pertencia mais a Portugal e passou a ter suas próprias leis. Dom Pedro foi coroado imperador com o título de Dom Pedro I.

Portugal não aceitou facilmente a independência do Brasil, e muitas lutas ocorreram em vários lugares do país. Somente em 1825 é que o governo português reconheceu nossa independência, mas, para isso, o Brasil teve que pagar a Portugal 2 milhões de libras esterlinas (na época isso era muito dinheiro). Dom Pedro I governou o nosso país de 1822 até 1831, e foi durante seu governo que a primeira Constituição foi promulgada.

Bom, agora você já conhece um pouco mais a história da independência do Brasil e sabe também que as mudanças não ocorrem de uma hora pra outra. Para o nosso país se libertar do domínio de Portugal, foram muitos anos de luta e, embora o Brasil ainda não seja um país livre de injustiças, temos que comemorar todas as conquistas que já fizemos!



HINO DA INDEPENDÊNCIA

Letra de: Evaristo da Veiga
Música de: D. Pedro I.

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Fonte: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=1581

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

FOLCLORE

Cada povo tem um jeito muito especial de compreender o que acontece à sua volta. Para explicar fenômenos naturais, forças desconhecidas, ou para contar passagens importantes da nossa história, as pessoas comuns de todas as raças e religiões criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
O saber popular é aquele que atravessa o tempo pela comunicação oral das gerações, sendo recontado, falado, declamado ou cantado. Boto, Cuca, Curupira, Saci-Pererê, Lobisomem, Mula-Sem-Cabeça existem na fantasia e imaginação de milhares de pessoas e fazem parte, de alguma maneira, da nossa memória.
Folclore, portanto, é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas, danças, advinhações, provérbios, superstições, brinquedos, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo o que faz parte da cultura e memória de um povo.
Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação". O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um País, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua história. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Qual a origem da palavra "folclore"?

A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado "Folk-lore". Esta data foi consagrada como o Dia Mundial do Folclore. No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore". Qual a origem do folclore brasileiro? O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros. SITES SOBRE O FOLCLORE:
www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
www.ifolclore.com.br
www.sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm
www.qdivertido.com.br/folclore.php

A crianças do pré I fizeram móbiles e também modelaram os personagens do folclore após ouvirem várias histórias na Biblioteca como Boi-bumbá, Iara, Saci, etc.

Durante a semana de 18 a 22 de agosto as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o nosso folclore através de histórias e brincadeiras com fantoches na biblioteca.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

MÁRIO PIRATA NA NOSSA ESCOLA

UMA VIAGEM PELA POESIA
Mário Pirata brinca e encanta alunos do G.E.M. Maria Melânia Siqueira:
Mistério
Quem foi que atirou
o pau no gato
e deixou a canoa virar?
Quem buscou água no tororó
e mandou o Jacaré sentar
na cadeira da Vovó?
Quem foi que viu
o quartel pegar fogo
e o Cravo beijar a Rosa?
Foi a poesia, foi a poesia
que caiu feito um balão
na palma da minha mão.
Minhocas
Era uma vez
uma minhoca muito comprida
que não gostava
de comer comida.
Era uma vez
uma minhoca engraçada
que dormia
toda enrolada.
Era uma vez
Uma minhoca muito sapeca
que adorava
jogar peteca.
Era uma vez
uma minhoca que gostava
de jogar bola
e fugiu da escola.
Era uma vez
uma minhoca muito gorda
e tão gorda tão gorda era ela
que não passava pela porta
mas passava pela janela.
Era uma vez
uma história de minhocas
para ser desenhada
por criança bonita.
BIOGRAFIA




rio (Pirata) Augusto Franco de Oliveira. Nasceu em 19 de agosto de 1957, em Porto Alegre. Ascendente e Lua em Gêmeos. Cursou Filosofia na Universidade Federal do RS. Participou de cursos na área de dança, teatro, música. Freqüentou cursos de Psicomotricidade e Recreação Terapêutica. Começou escrevendo folhetos, circulando em bares, escolas, cinemas, na “geração mimeógrafo” dos anos 70. É pai da Maria da Paz e da Tayhú - e avô do João Paulo.
“Um marmanjo desajeitado, descatador de caramujos, descascador de sonhares - mais ou menos um encantador de histórias, um falador/fazedor de poemas”.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM - 2008

olimpiadas1.jpg

Você está preparado para esta Olimpíada?

O nosso blog está cheio de novidades sobre as olimpíadas!
Os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 serão realizados em Pequim, na República Popular da China, de 8 a 24 de Agosto de 2008, com a cerimônia de abertura marcada para acontecer às 8:08 da noite em 8 de Agosto de 2008 (o número 8 tem significado de prosperidade na cultura chinesa).

Os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 terão cinco mascotes: Bei, Jing, Huan, Ying, Ni

A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal "masco", que significa mágico).
Cada sílaba separadamente forma a expressão "Bem-vindos a Pequim".
O quinteto simboliza os cinco elementos da natureza: o mar, a floresta, o fogo, a terra e o céu.

Huanhuan
Sexo da mascote: masculino
Cor da mascote: vermelho
Símbolo: chama olímpica
Personalidade: entusiasmo
Ideal: paixão
Esportes: esportes com bola (futebol, basquetebol, handebol, etc.)
Inspiração: desenhos de chamas nas Grutas de Mogao, também conhecidas como "Cavernas dos Mil Budas" foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1987)
Notas: Huanhuan representa o Lema Olímpico "Citius, Altius, Fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte).

Beibei

Sexo da mascote: feminino
Cor da mascote: azul
Símbolo: peixe
Personalidade: generosidade e pureza
Ideal: prosperidade
Esportes: esportes aquáticos
Inspiração: imagens decorativas do Ano novo chinês
Notas: na cultura tradicional chinesa o peixe representa a prosperidade. O ideograma chinês para peixe é parecido com o da abundância.

Yingying

Sexo da mascote: masculino
Cor da mascote: amarelo
Símbolo: antílope-tibetano
Personalidade: vivacidade e astúcia
Ideal: saúde
Esportes: atletismo
Inspiração: costumes do Tibete e Xinjiang (regiões autônomas do oeste da China)
Notas: o antílope-tibetano é uma espécie ameaçada de extinção e símbolo do Tibet.

Jingjing

Sexo da mascote: masculino
Cor da mascote: preto
Símbolo: panda
Personalidade: honestidade e otimismo
Ideal: felicidade
Esportes: halterofilismo, judô, etc.
Inspiração: panda gigante, Dinastia Song e porcelanas antigas
Notas: o panda é uma espécie ameaçada de extinção e um símbolo da China. Representa a coexistência entre a humanidade e a natureza.

Nini

Sexo da mascote: feminino
Cor da mascote: verde
Símbolo: andorinha
Personalidade: inocência
Ideal: boa sorte
Esportes: ginástica
Inspiração: as andorinhas e as pipas (papagaios) chinesas
Notas: na cultura chinesa a andorinha é considerada a mensageira da primavera, simbolizando boa sorte. O ideograma chinês para andorinha é usado também no ideograma Yanjing, antigo nome de Pequim. Nini usa uma pipa chinesa em formato de andorinha em seu chapéu.

Curiosidades sobre as mascotes
  • Em inglês são chamados de The Friendlies (Os Amistosos).
  • As mascotes das Olimpíadas de Pequim foram apresentadas a 1.000 dias do início dos Jogos Olímpicos de Pequim.
  • Três mascotes são masculinos (Jingjing, Huanhuan e Yingying) e dois são femininos (Beibei e Nini).
  • Duas mascotes representam espécies ameaçadas de extinção (panda gigante e antílope-tibetano).
  • Em agosto de 2007 foram lançados na China 100 episódios de desenho animado com as mascotes das Olimpíadas de Pequim 2008.
Alguns dados sobre a China

Com um território de grande extensão, um passado historicamente rico e uma população de 1,3 bilhões de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento da economia, na atualidade, a China atrai olhares de pessoas do mundo todo, que buscam informações sobre seus aspectos culturais. Na atualidade, este país mescla a cultura tradicional com a modernidade.

HISTÓRIA

Tudo começou na Grécia antiga onde eram realizados festivais esportivos em homenagem a Zeus, o mais importante deus que os gregos adoravam.

A primeira Olimpíada que se tem notícia foi realizada em 776 a.c. A partir desta data ficou acertado que os jogos aconteceriam a cada 4 anos durante os meses de julho e agosto. Os jogos eram sempre realizados na cidade de Olímpia, dai então surgiu o termo Olimpíadas!

As Olimpíadas sempre foram um sucesso, todos os gregos se preparavam para esta grande festa com muito entusiasmo! Até que um dia um Imperador chamado Teodósio I cancelou os jogos. Isso porque ele proibiu a adoração aos deuses, e como os jogos eram realizados em sua homenagem, acabou-se a festa. Foi uma grande tristeza para os desportistas...

Foi só em 1896 que o francês Barão de Coubertin, conhecido por ser amante dos esportes e autor da famosa frase "O importante não é vencer, mas competir", conseguiu realizar a primeira Olimpíada da era moderna.

Desde então, assim como na antiguidade, a cada 4 anos os jogos são realizados. A cada edição um país é escolhido para sediar os Jogos Olímpicos, que ficam orgulhosos em receber os atletas de todo o mundo nesta festa maravilhosa de união entre os povos.

Modalidades esportivas que serão disputados nos Jogos Olímpicos de Verão, em Pequim:


Jogos Paraolímpicos

As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicional, porém ocorre a participação somente de atletas com deficiência física. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. Estes jogos mostram que, apesar da deficiência física, estas pessoas conseguem se dedicar aos esportes em nível profissional. É um exemplo de integração e inclusão social e esportiva para os portadores de necessidades especiais.

Em 2008, os Jogos Paraolímpicos ocorrerão em Pequim (China), entre os dias 6 (cerimônia de abertura) e 17 de setembro (cerimônia de encerramento). Está prevista a participação de mais de quatro mil atletas de diversos países, inclusive do Brasil.

História

As Paraolimpídas foram organizadas pela primeira vez em 1960 e aconteceram na cidade de Roma (Itália). Organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), esta primeira edição teve competições dos seguintes esportes: esgrima, basquete, atletismo, tênis de mesa e arco-e-flecha. Na última versão, que ocorreu na cidade de Atenas em 2004, cerca de 4 mil atletas participaram e 519 medalhas de ouro foram distribuídas. Atualmente, os Jogos Paraolímpicos são organizados pelo Comitê Paraolímpico Internacional (CPI).


Modalidades Esportivas Paraolímpicas

· Atletismo
· Basquetel em cadeira de rodas
· Ciclismo
· Esgrima em cadeira de rodas
· Futebol de 5 jogadores
· Futebol de 7 jogadores
· Goalball (para portadores de deficiência visual)
· Halterofilismo
· Hipismo
· Judô
· Natação
· Remo
· Rugbi em cadeira de rodas
· Tênis em cadeira de rodas
· Tênis de Mesa
· Tiro
· Vela
· Voleibol

MASCOTE:


1212070435884_42.jpg
A atenção dada aos Jogos Paraolímpicos em Pequim é uma das coisas mais interessantes destes tempos pré-olímpicos. O mascote, a vaquinha Fu Niu Lele, está à venda ao lado dos Fuwa olímpicos em todas as lojas de lembranças.

O nome Fu Niu Lele é composto pelos caracteres "Fu, 'boa sorte'", "Niu, 'vaca'" e "Le Le, 'feliz, feliz'". O animal foi escolhido representando a "harmonia entre o homem e a natureza", segundo o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Liu Qi.

Liu também disse que algumas características da vaca - "superação, determinação, coragem, força e persistência" - são parte do espírito dos atletas paraolímpicos.

(Fonte: www.suapesquisa.com
www.quadrodemedalhas.com.br)