1

1

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

31 - Dia das Bruxas

Você sabe qual é a origem do "Dia das Bruxas"?
O Dia das Bruxas é uma festa muito antiga. Foram os povos celtas, muito apegados a natureza, que habitavam região da França e da Inglaterra entre os anos 600 a.C e 800 d.C que deram origem a tradição do Dias da Bruxas. Naquela época o Dia das Bruxas se chamava Samhain, que significa "fim do verão". O Samhain era comemorado do dia 30 de outubro ao dia 2 de novembro, os últimos dias do verão. Para os celtas, o fim do verão era também o fim do ano. Nesta data eles homenageavam seus parentes e amigos que já morreram e seus deuses.

Foi os Estados Unidos o responsável por popularizar a tradição do Dia das Bruxas. Hoje, crianças e adultos fantasiam-se de monstros, bruxas, magos, e fantasmas e saem para o travessuras ou gostosuras, que funciona assim: os fantasiados batem de porta em porta perguntando "travessuras ou gostosuras?" para ganhar balas, chocolates e outros doces. E assim, no dia 31 de outubro os moradores também enfeitam suas casas com objetos feitos pela própria família, como a cara-de-abóbora, conhecida como Jack da Lanterna.

O Dia das Bruxas não faz parte da cultura brasileira, mas algumas pessoas costumam celebrar esta data como forma de diversão. Então, amiguinho, prepare sua fantasia e vamos ganhar algumas gostosuras! (fonte: www.smartkids.com.br)

ORIGEM DA PALAVRA HALOWEEN

A palavra Halloween tem origem na religião católica. É uma contração da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês atual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos".

O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado na noite de 31 de outubro. No aspecto religioso, essa ocasião é conhecida como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 1º de novembro. Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra à Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druída de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas).

De acordo com a crença, Samhain reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para levá-los ao céu dos druídas, nesse exato dia. Para os druídas, Samhain era o fim do verão e o Festival dos Mortos. O dia 31 de outubro marca também o término do ano céltico.

Período Pré-Cristão

Acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes à procura de calor e provisões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas. Os Druídas invocavam forças sobrenaturais para acalmar os espíritos maus.

Estes raptavam crianças, destruíam plantações e matavam os animais das fazendas. Acendiam-se fogueiras nos topos das colinas nas noites de Samhain. As fogueiras talvez fossem acesas para guiar os espíritos às casas dos seus parentes ou para matarem ou espantarem as bruxas. A inclusão de feiticeiras, fadas e duendes nesses rituais originou-se da crença pagã de que, na véspera do Dia de Todos os Santos, havia uma grande quantidade de espíritos de mortos que levavam avante uma oposição aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebração de Todos os Santos, com festas e folias próprias deles mesmos. Supunha-se que fantasmas " frustrados" pregavam peças nos humanos e causavam acontecimentos sobrenaturais.

Período Cristão

Com o passar dos tempos, a comemoração do Halloween tornou-se alegre e divertida, sem todos aqueles vestígios sombrios e tenebrosos da tradição céltica, tornando-se mais conhecida na América após a emigração escocesa, em 1840. Alguns dos costumes trazidos pelos colonos foram mantidos, mas outros foram mudados, a fim de que houvesse adaptação às novas maneiras de viver.

Como exemplo, temos as Jack-O-Lanterns que, feitas com nabos primitivamente, passaram a ser feitas com abóboras. Essas Jack-O-Lanterns são um dos símbolos mais conhecidos do Halloween e têm sua origem entre os irlandeses.

Jack-O-Lantern

Conta a lenda que um homem chamado Jack não conseguiu entrar no céu porque era muito avarento, e foi expulso do inferno porque costumava pregar peças no diabo. Foi, então, condenado a vagar eternamente pela terra carregando uma lanterna para iluminar seu caminho.

"Trick or Treat" (Travessuras ou Gostosuras)

A fórmula Trick or Treat também se originou da Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa irlandesa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, vestidas com roupas extravagantes, pedindo doces e balas.

Hoje em dia, principalmente nos EUA, o Halloween é lembrado com muitas festas e alegria. Nessas festas, as pessoas usam máscaras e se vestem como fantasmas, bruxas, Conde Drácula, Frankstein, ou da maneira que achar mais engraçado ou horripilante. As crianças saem às ruas fantasiadas, batendo de porta em porta, pedindo doces e dizendo: "Trick or Treat". Quem não as atende pode ter uma desagradável surpresa, pois elas podem lhe pregar alguma peça.

fonte:http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diabruxa1.html


Sites sobre o dia das Bruxas:

http://www.terra.com.br/criancas/halloween/capa.htm

Dia de Halloween

Página com numerosas ligações para imagens, histórias de casas assobradas, gifs animados, actividades, jogos e muito mais.

História do Dia das Bruxas

História Detalhada do Dia das Bruxas e a origem da palavra Halloween.

História Resumida do Halloween

História Resumida do Halloween.

Tudo sobre o Halloween

História do Dia das Bruxas, tradições e símbolos do halloween, tradições, origem da festa, significados.

História: druidas, wicca e samhaim

Pequena página com informações sobre os druidas, wicca e samhaim.

Maquilhagem: passo a passo

Maquilhagem passo a passo para um bruxa fashion

Elementos de Halloween

Apresentação e significado dos diversos elementos (símbolos) utilizados no Dia das Bruxas.

Desenhos do Dia das Bruxas para Colorir

Dezenas de imagens sobre o Dia das Bruxas para colorir.






Recados e Imagens - Dia das Bruxas - Orkut

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Aniversário do Ziraldo!

Parabéns pra vocêêêêêê, nessa data queridaaaaaa... Viva! Viva! Viva! Vocês sabiam que dia 24 de outubro é o aniversário do Ziraldo? E, quando o Ziraldo faz aniversário, eu fico muito feliz, pois, se ele não tivesse nascido, eu não existiria também! Já imaginou como o mundo ia ser chato sem o Menino Maluquinho? Ziraldo é mais do que o meu criador: é o meu pai, o pai de todos os meus amigos e de um montão de personagens! Mas chega de papo e vamos conhecer um pouco mais sobre ele!



Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Seu nome vem da combinação do nome de sua mãe, Zizinha, com o de seu pai, Geraldo. Assim, surgiu Ziraldo, um nome único.

Ele começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas como o Jornal do Brasil, O Cruzeiro e a Folha de Minas. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. Ufa! Quanta coisa, hein chefinho?

Ziraldo começou a ficar famoso nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a ditadura militar (1964-1984), fundou, com outros humoristas, o jornal O Pasquim. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.



Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil, que já foi adaptado com grande sucesso para o teatro, os quadrinhos, a ópera infantil, o videogame, a Internet e o cinema.

Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas - como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco - e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Uau! Esse cara é demais, não é mesmo?

Tudo bem que o Ziraldo já criou muitos personagens, mas eu sempre vou achar que eu sou o preferido e, cá entre nós, vocês não acham que ele gosta mesmo mais de mim?


23 de outubro

1906
Santos Dumont voa em aparelho mais pesado do que o ar

Muitos cientistas, engenheiros e aventureiros estavam tentando construir uma máquina que pudesse sair voando sozinha, levando um passageiro. Dois deles eram os irmãos Wright, americanos, que juraram ter conseguido. Mas quem realmente foi o primeiro a provar, na frente de todo mundo, que essa máquina era possível foi o nosso brazuca Santos Dumont. No campo de Bagatelle, em Paris, Santos Dumont realizou o primeiro vôo mecânico do mundo. No famoso avião 14-Bis, a façanha ficou famosa em todo o mundo.



Dia da Aviação Brasileira e da FAB (Força Aérea Brasileira)

E por falar em avião, hoje também é dia de homenagear a FAB (Força Aérea Brasileira) e a aviação brasileira. Eu adoro viajar de avião, ver o mundo pequenininho e ficar por cima das nuvens. Ainda bem que a aviação comercial brasileira está evoluindo e se popularizando. Hoje em dia, viajar de avião é mais barato e mais seguro, e as empresas investem em tecnologia para que as pessoas viajem mais tranqüilas. Já a FAB faz parte das Forças Armadas Brasileiras e está subordinada ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa. A FAB é responsável pela defesa do espaço aéreo brasileiro e também pelo maravilhoso espetáculo da esquadrilha da fumaça. Eu a-d-o-r-o assistir às apresentações dessa turma de pilotos maluquinhos, que espalham fumaça pelo ar fazendo manobras inacreditáveis! Eles e suas máquinas voadoras são demais!

23 de outubro -Dia do Aviador

Hoje vamos homenagear aqueles que, como meu grande avô Passarinho, sobem em suas máquinas aladas e cruzam céus estrelados e ensolarados. Muitos pioneiros da aviação se sacrificaram antes que a arte de pilotar se tornasse o que é hoje: uma atividade que alia técnica e intuição. O piloto da aviação comercial, aquele cara que voa nos jatos das companhias aéreas, precisa treinar muito e passar por muitos testes, voando com e sem um instrutor, até começar a trabalhar. O horário de trabalho desse profissional é totalmente irregular. Ele pode trabalhar de dia ou de noite e pode ser forçado a dormir muitas vezes fora de casa. Mas você pode ser piloto da Força Aérea, piloto de helicóptero, piloto agrícola (que borrifa as plantações) ou mesmo piloto amador. Quem não gosta de voar?

FONTE: http://www.meninomaluquinho.com.br

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

EQUIPE ÁGUIAS NA ESCOLA

No 4ºBimestre as professoras de Ed. Física: Naira Dalla Costa e Fabrícia Schönell, juntamente com as estágiarias da UNC - Marciane Prior e Alessandra Manfé objetivaram refletir sobre nossas possibilidades e capacidades, respeitando as individualidades e limites de cada um, possibilitando a participação de todos incluindo e valorizando cada ser na construção de um ambiente mais humanizado, menos competitivo com solidariedade e dignidade.

Nas aulas de Ed. Física foram oportunizadas atividades diversas onde as crianças puderam sentir, através das brincadeiras, condições adversas de locomoção, de direção, de coordenação motora, etc...

No dia 17 de Outubro recebemos em nossa escola a equipe ÁGUIAS - basquetebol de cadeirantes da nossa cidade (Convidados pela estagiária Marciane Prior). A equipe é a atual campeã do PARAJASC e a melhor do sul do Brasil nesta modalidade.

Foi uma oportunidade maravilhosa das crianças vivenciarem com os atletas toda a superação demostrada em cada passe, em cada drible, em cada movimento dos jogadores e suas cadeiras passando para todos nós a alegria de jogar e viver.

"Somos todos diferentes e merecemos respeito, que deve vir através de oportunidades as quais devemos aproveitar para nos desenvolvermos enquanto seres humanos sociais" Prof. Naira

AGRADECEMOS CARINHOSAMENTE A ATENÇÃO E DISPONIBILIDADE DA EQUIPE ÁGUIAS E TÉCNICO DENILSON.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

16 de Outurbo - Dia Mundial da Alimentação

Nesta Semana as crianças da nossa escola tiveram uma palestra sobre alimentação com a nutricionista da rede municipal Sirlei Michelotti.
Todo ano, em 16 de outubro, cerca de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação. É uma oportunidade para os países refletirem sobre a segurança alimentar e nutricional, num momento em que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.

A exemplo de outros anos, no Brasil a celebração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) foi ampliada para Semana Mundial da Alimentação. Neste ano, ocorre de 12 a 18 de outubro. O 16 de outubro foi escolhido como Dia Mundial da Alimentação porque neste dia, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. Há 28 anos a data é celebrada em diversos países.
O objetivo da Semana Mundial da Alimentação é estimular a reflexão e o debate sobre a questão. O tema definido pela FAO para este ano é "Segurança Alimentar Mundial: Os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia".
E hoje para comemorar o dia mundial da alimentação, tiveram lanche especial: sanduiche natural com variados sucos naturais.

ORIENTAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA:
Faça pelo menos 3 refeições e 2 lanches por dia, todas em pequenas quantidades. Não pule as refeições.
Aprecie os alimentos. Coma devagar, com calma, em ambiente tranqüilo e mastigando bem.
Evite outras atividades como ler ou assistir TV enquanto come.
Prefira comer frutas ao invés de sucos ou refrigerantes: consumir de três a cinco porções de frutas por dia. Os refrigerantes devem ser dados sempre de forma limitada, por exemplo, nos finais de semana, ou melhor seria de 15 em 15 dias. Que fique claro que qualquer refrigerante faz mal.
Procure ingerir oito copos de água por dia (não açucarada) entre as refeições. Durante a alimentação as bebidas precisam ser controladas, pois em exesso, ocorre a dilatação do estômago e na próxima refeição terá que comer em maior quantidade para se sentir saciado.
Recomenda-se beber água 40 minutos antes ou depois das refeições.
Consuma, de preferência, carnes magras e brancas (carne de gado sem gordura visível, aves e peixe sem pele).
Coma feijão (leguminosas como lentilha e ervilha) 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.
Evite frituras, alimentos embutidos e enlatados. Prefira alimentos cozidos assados e grelhados.
Dê preferência a gorduras de origem vegetal, tais como: óleo de soja, milho, girassol, canola, arroz, azeite de oliva, etc...
Reduza o consumo de doces, balas, chocolates, sorvetes, refrigerantes, biscoitos recheados e outros alimentos ricos em açúcar para, no máximo, 2 vezes por semana.
Consuma mais cereais integrais (arroz integral, pão de centeio, pão integral e aveia), verduras cruas e frutas com cascas, para a sua alimentação ser mais rica em fibras, vitaminas e minerais.
Evite gorduras saturadas de origem animal e alimentos ricos em colesterol, tais como: banha, toucinho, bacon, nata, manteiga, lingüiça, salame, carnes gordas, queijos gordurosos, mortadela...
Use com moderação o sal e os produtos enlatados, embutidos, temperos e molhos industrializados. O excesso de sal eleva a pressão arterial e diminui a função dos rins. O ideal é usar temperos naturais para dar sabor aos alimentos (alho, orégano, folhas de louro, sálvia, salsinha, cebolinha...).
Seja ativo. Faça atividade física, caminhe, suba escadas e não passe muitas horas vendo TV.
Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis. A obesidade é um fator de risco para a saúde, caso haja necessidade de redução de peso, consulte um nutricionista.

BONS HÁBITOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL!

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SETOR DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
NUTRICIONISTA SIRLEI MICHELOTTI - CRN2 6936


terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dia do Professor!





















Como surgiu o dia do professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

ALMOÇO ESPECIAL PARA AS PROFESSORAS:

Ser Professor é...

O professor é... uma mistura de todos uma soma de tudo ...uma mãe com uma centena de filhos tentando orientá-los lutando para educá-los querendo acompanhá-los e se esforçando para entendê-los dando carinho e compreensão e se necessário também um “puxão de orelhas” as vezes “chata” nas cobranças. ...um pai sendo firme quando necessário exemplando quando preciso orientando nas decisões.

...um orientador tentando mostrar o caminho certo a noção do bem e do mal conscientizando para a vida. Um psicólogo... tentando entender os problemas. um mestre... no seu ensinamento. um amigo... para acompanhá-lo
um exemplo... na sua conduta um companheiro para todas as horas
Ser professor é... não ter ambição, não ter predileção, não ter acepção.
É cumprir a sua missão com abnegação.É ser humilde para aceitar. É ser seguro para entender. Ser professor é... Renunciar um pouco de si a cada dia.

Não só ensinar, mas também aprender.


quarta-feira, 8 de outubro de 2008

SEMANA DA CRIANÇA!

Nesta Segunda-Feira, dia 06 de Outubro: Todas as turmas foram passar uma tarde divertida no SESI, teve brincadeiras no parque, jogos, piquenique e picolé!!!




Terça-Feira, dia 07 de Outubro:
Teatro e palhaçadas com a Tia Li
Lanche: Nega Maluca!
Quarta-feira, dia 08 de Outubro:
Sorteio de prêmios
Lanche: Cachorro-quente
Final da aula geladinho!
Quinta-Feira, dia 09 de Outubro:
Cinema na Biblioteca com Pipoca!
Filme: Horton e o mundo dos Quem!
As crianças foram preseteadas com os Livros da Fundação Dpaschoal, ponteiras para lápis, pirulito, balão, balas, etc...

Sexta-Feira, dia 10 de Outubro
Entrega de Boletins
Campeonato de Xadrez
Classificação(clique na figura para ver em tamanho maior):