1

1

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Festa Italiana

No dia 15 de Maio de 2009 o Enrico Proti, do Patronato ENASCO Roma-Itália, entregou 40 livros em Italiano para a nossa escola. A Associação Italiana-Vêneta de Concórdia e a Secretaria Municipal de Educação participaram da solenidade.
Uma bela recepção:
Desenhos sobre a Itália - 2ºano matutino:
Apresentação de dança Italiana:
Coral Italiano - 2ºano vespertino:
Contação de história (Bruxa Onilda Vai a Veneza):
Presença da Secretaria municipal de educação e Associação Italiana:

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Também foi servido um delicioso Lanche - 15 de maio 2009.

História do Pão
Quem não gosta de um pão? A história do pão é tão antiga que é até difícil dizer, com precisão, quando e como ele apareceu. Historiadores, no entanto, estimam que o pão tenha surgido há cerca de 12 mil anos, juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está o Iraque.
Antes de servirem para fazer pão, as farinhas de diversos cereais eram usadas em sopas e mingaus cozidos na água. Posteriormente, passou-se a misturar também mel, azeite doce, suco de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando espécies de bolos que eram assados sobre pedras quentes ou sob cinzas. Esses bolos deram origem ao pão propriamente dito.
Nem sempre fofinho
Os primeiros pães eram feitos de farinha misturada ao fruto de uma árvore chamada carvalho. Bem diferentes dos atuais, eram achatados, duros e secos. Também não podiam ser comidos logo depois de prontos porque eram muitos amargos. Era preciso lavá-los várias vezes em água fervente, antes de se fazer broas que eram expostas ao sol para secar. As broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas.
Os egípcios foram os primeiros a usar fornos de barro para assar pães por volta do ano 7.000 antes de Cristo. Atribui-se também a eles a descoberta do fermento, responsável por deixar a massa do pão leve e macia como conhecemos hoje.
Eca! O fermento é um fungo
levedura do pão
O ingrediente responsável por deixar o pão macio e fofinho é o fermento, você já ouviu isso?
É, mas o mais interessante disso tudo é que o fermento usado no pão, chamado de fermento biológico, é um fungo. Quer dizer, um, não, vários fungos.
Mas calma, não precisa ficar com nojo. Quando se fala em fungo, em geral, as pessoas tendem a lembrar apenas do mofo que contamina alimentos ou dos fungos que causam doenças. Não podemos esquecer que os champignons, por exemplo, pequenos cogumelos comestíveis são fungos e eles são usados no preparo de várias comidas.

Os fungos do fermento não são grandões como os cogumelos, mas seres microscópicos, chamados de levedura, que vivem no ar e na superfície das coisas. Ao entrar em contato com a massa do pão, essas leveduras, batizadas pelos cientistas de Saccharomyces cerevisiae, se alimentam dos açúcares e, ao mesmo tempo, eliminam álcool e gás carbônico – um processo denominado fermentação ou levedação. O gás carbônico é o responsável pelas bolhas que se formam na massa do pão e por fazê-la aumentar de volume. Já o álcool evapora quando a massa é levada ao forno (portanto não há risco de ninguém ficar bêbado!), e as pobres das leveduras, depois de tanto trabalho, morrem todas! Essas mesmas leveduras são também as que transformam o suco de uva em vinho.
Pão e saúde
Que o pão faz parte do dia-a-dia do brasileiro todo mundo sabe. Geralmente o café da manhã não começa sem ele. Mas será que o pão tem valor nutritivo? Ele é importante para a nossa saúde? Quem quer emagrecer deve cortar o pão da dieta? Qual a melhor opção: pão branco ou integral? E o que é este tal de glúten que vem escrito na embalagem? Ele faz mal?
Ufa! São realmente muitas dúvidas, não? Apesar de o pão estar na mesa do brasileiro há mais de 200 anos, as pessoas, em geral, sabem muito pouco sobre ele.
A importância do pão
Pães, assim como massas, batatas, mandioca e cereais, são alimentos ricos em carboidratos. Geila Felipe, nutricionista da Fiocruz e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da região Sudeste, explica que os carboidratos são a base da nossa alimentação e a primeira fonte de energia que o nosso corpo usa.
Uma dieta pobre em carboidratos pode trazer efeitos indesejados, como fraqueza, mal-estar, desidratação, perda de massa magra, menor resistência a infecções, dentre outros problemas. Para o bom funcionamento do organismo, 50 a 60% das calorias que nós ingerimos devem vir dos carboidratos.
Afora isso, o pão tem uma importância cultural e religiosa muito grande. “Ele está associado ao ato de compartilhar, ao momento em que a família se reúne pela manhã e aproveita para conversar”, defende a nutricionista.
Fonte: www.invivo.fiocruz.br

terça-feira, 12 de maio de 2009

Premiação - Aluno contador de histórias

Premiação com livros e certificados pela exelente participação e desempenho na primeira edição do Aluno Contador de Histórias

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Charges e caricaturas

Nesta semana esteve presente em nossa escola a Caricaturista Simone Talin, ela deu uma aula show para as crianças sobre desenhos, charges e caricaturas. Com as crianças criou desenhos e charges!Foi muito legal!
Ficamos agradecidos!!!

Simone Talin
Caricaturas para: presentes, convites, formaturas e ocasiões diversas.
telefones: 3442-4855 / 8802-6601
e-mail: simone.talin@yahoo.com.br