1

1

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Estudando sobre o Município de Concórdia

Alunos do 2º Ano fazendo a localização geográfica do município:


O município de Concórdia é banhado por vários rios da bacia hidrográfica do rio Uruguai. ALém do próprio Uruguai, destacam-se o Jacutinga e Rancho Grande, Queimados e inúmeros riachos chamados de Lajeado, entre eles o Queimados, que passa pelo centro da cidade. Localizado na divisa com os municípios de Irani, Lindóia do Sul, Ipumirim, Arabutã e Itá, o rio Jacutinga recebe água de uma série de afluentes, com sérios riscos de contaminação com dejetos suínos. A preocupação é maior porque é dele que Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) capta a água que é distribuída na cidade.
A construção da Usina Hidrelétricade Itá fez com que o curso do Rio Uruguai em toda a extensão que banha o muincípio de Concórdia, na divisa com o Rio Grande do Sul, se transformasse num grande lago. O mesmo ocorreu com a parte final dos cursos de seus afluentes (incluindo Rancho Grande, Queimados e Jacutinga e o Lajeado Fragosos). Este lago possui mais de 80 km de extensão, com uma profundidade de mais de 70 metros e uma largura média de mais de 500 metros.
Sua Bandeira é composta por três listras verticais, das quais são vermelhas as laterais e verde a listra central. Também há um losango branco centralizado na mesma, com o brasão da cidade no centro deste.

Teatro : As Marias

As alunas Bruna Dreon e Nadine Moretti de Lima, fizeram um bela apresentação do livro "As Marias" de Anna Cláudia Ramos, autora que vai estar presente na 5ª Jornadinha de Literatura de Passo Fundo.
Em dois lugares distantes do mundo, existem duas meninas. Embora compartilhem o mesmo nome, elas não se conhecem, nem se imaginam: a primeira Maria não gostava de estudar e achava muito chato ir para a escola todos os dias, a outra Maria não tinha escola para ir e sonhava com o dia em que pudesse estudar. E isto talvez seja como a vida em si: tem Maria que vive em cidade, com escola e tudo mais, tem Maria que vive em algum povoado, sem escola e tudo mais... Até que, um dia, na vida de cada menina, aparece uma professora nova e diferente para fazer tudo diferente e novo nos dias sem graça e de espera de cada menina que se chamava Maria.
O texto de Anna Claudia Ramos relata mais do que a chegada de uma professora no cotidiano de cada Maria, pois é uma parábola de elogio aos livros e à leitura. A vida de cada menina é narrada em parágrafos curtos que vão se justapondo e sempre traçam um paralelo entre as duas pequenas personagens, reforçando o contraste entre ambas. Mas existe um ponto de encontro para as meninas, no interior de todos os livros de histórias que vão descobrir na maloteca que cada professora carrega...

Contando e Recontando....

Deu a Louca nos Contos de Fadas


Certo dia o Pinóquio encontrou a cinderela, e eles foram andando e encontraram os três porquinhos fugindo do lobo mau,


derepente o Pinóquio mente e bate com o nariz no lobo mau que fica desmaiado no chão.
Neste momento aparece a bruxa que tropeça no lobo mau e cai de boca no chão!
O lobo mau acorda com fome e morde a maçã que a bruxa carregava, então começa a ficar tonto e acaba confundindo a bruxa com um dos três porquinhos e: __ NHAC!!!


O lobo morde a bruxa, que grita bem alto:

___ Aaaaa! Você tá ficando doido é?!

então o lobo disse:

___ Ué! eu pensei que você era um porquinho!

E a bruxa falou:

___ Agora eu vou te castigar! Abracadabra transforma-se em um porquinho!

E o lobo transformou-se em um porquinho peludo!

Nesse momento os três poquinhos e o Pinóquio começaram a rir do lobo. FIM!
Jonathan Luiz Stiegemeier - 4ª Série "B"