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quinta-feira, 26 de novembro de 2009

"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht)

CONVITE

O G.E.M. Maria Melânia Siqueira convida seu (a) filho (a) juntamente com a Família para participar da festividade de Encerramento do Ano Letivo e Mostra das Oficinas Pedagógicas. Dança e Artesanato.

Data: 03/12/2009

Horário: 19h30

Local: Casa da Cultura

terça-feira, 24 de novembro de 2009

CAMPANHA SACOLA DURÁVEL

A Prefeitura Municipal através da Fundação Municipal da Defesa do Meio Ambiente realizou palestras sobre educação ambiental e distribuiu sacolas da campanha sacola durável para os alunos das 3ª e 4ª séries. A expectativa da Instituição é a de sensibilizar as pessoas para a necessidade de minimizar o consumo de sacolas e sacos plásticos.
Sabe-se que o excessivo uso de sacos plásticos descartáveis causa graves problemas ambientais no mundo de hoje. As sacolas plásticas podem possuir um tempo de degradação que varia entre 200 e 450 anos e por serem produzidas em elevadas quantidades seus impactos negativos são ainda mais perceptíveis.

No município de Concórdia o consumo chega a mais de 1 milhão de sacos plásticos/mês. Algumas destas embalagens acabam por poluir ainda mais o rio que atravessa o município e grande maioria, ajuda a diminuir a vida útil do aterro sanitário, porém ainda existem maneiras de revertermos esse processo.

As sacolas foram customizadas pelos alunos tendo como inspiração o pintor Romero Brito.ROMERO BRITO

(Recife, 6 de Outubro de 1963) é um pintor e escultor brasileiro.

Romero é conhecido como artista pop brasileiro, sendo radicado em Mi ame. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e colorido, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing. .

Aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar.

Aos 60 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro a Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro: "Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida."

Freqüentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e, aos 17 anos, entrou na Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros.

Na maioria das obras de Romero Britto, ele usa textura gráfica e, geralmente, elas tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia. Suas obras, na maioria das vezes, não são exatamente iguais à realidade, pois apresentam linhas, pontos, divisões e fragmentos de sua assinatura (em grande parte das obras).

Atualmente, Romero mora nosEstados Unidos da América, e é casado com a estadunidense Sharon, com quem tem um filho.

FONTE :http://pt.wikipedia.org/wiki/Romero_Britto

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Links Ambientais:



Ministério do Meio Ambiente www.mma.gov.br
Conselho Nacional de Recursos Hídricos www.cnrh-srh.gov.br
Agência Nacional de Águas www.ana.gov.br
IBAMA www.ibama.gov.br
FATMA www.fatma.sc.gov.br
Comitê da Bacia do Rio Jacutinga www.sirhesc.sds.sc.gov.br
Voluntários da Solidariedade www.voluntariosdasolidariedade.org.br
Universidade da Água www.uniagua.org.br
Canal Kids - Água no Planeta www.canalkids.com.br
WWF Brasil - Água para a Vida www.wwf.org.br
TV Cultura - Água - O Desafio do Século 21 www.tvcultura.com.br
Recursos Hídricos paginas.terra.com.br
Portal de Recursos Hídricos www5.prossiga.br
Bacias Hidrográficas Brasileiras educar.sc.usp.br
Bacia Hidrográfica e Qualidade da Água educar.sc.usp.br
Coalizão Rios Vivos www.riosvivos.org.br
Ambiente Brasil www.ambientebrasil.com.br
Instituto Ciência Hoje cienciahoje.uol.com.br
Polícia Militar Ambiental do Brasil www.pmambientalbrasil.org.br
Renctas www.renctas.org.br
Conservação Internacional Brasil www.conservation.org.br
WWF Brasil www.wwf.org.br


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

19 · Dia da Bandeira

Após a Proclamação da República em 1889, surgiu a necessidade de criação de uma nova bandeira. Criada pelo advogado Ruy Barbosa, a bandeira provisória era bastante semelhante à bandeira estadunidense, fato que fez com que o marechal Deodoro da Fonseca vetasse o desenho.


Adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira atual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte. Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com exceção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado.
Em seu sentido original, as cores verde e amarela simbolizavam respectivamente, as oliveiras em torno da casa real de Bragança e a casa imperial dos Habsburgos. Posteriormente, esses significados foram adaptados: a cor verde passou a simbolizar as nossas matas e florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; a azul, o céu; a branca, a paz. Cada estrela disposta na bandeira corresponde a um Estado brasileiro; a única estrela que é situada acima na inscrição “Ordem e Progresso” é Spica, representante do Estado do Pará.
A bandeira nacional deve ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que seja bastante iluminada.

FONTE: Por Tiago Dantas - Equipe Brasil Escola- site : www.brasilescola.com/

domingo, 15 de novembro de 2009

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Deodoro da Fonseca: executor de uma mudança construída ao longo do tempo.

O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações onde visualizamos a chegada dos militares ao poder. De fato, a proposta de um regime republicano já vivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas onde a opção republicana dava seus primeiros sinais. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a última a levantar-se contra a monarquia.

Podemos destacar a importância do processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura enquanto fatores de mudança sócio-econômica. As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através de uma nova forma de governo. Ao mesmo tempo, os militares que saíram vitoriosos da Guerra do Paraguai se aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado.

Além dessa demanda por transformação política, devemos também destacar como a campanha abolicionista começou a divulgar uma forte propaganda contra o regime monárquico. Vários entusiastas da causa abolicionista relacionavam os entraves do desenvolvimento nacional às desigualdades de um tipo de relação de trabalho legitimado pelas mãos de Dom Pedro II. Dessa forma, o fim da monarquia era uma opção viável para muitos daqueles que combatiam a mão-de-obra escrava.

Até aqui podemos ver que os mais proeminentes intelectuais e mais importantes membros da elite agro-exportadora nacional não mais apoiavam a monarquia. Essa perda de sustentação política pode ser ainda explicada com as conseqüências de duas leis que merecem destaque. Em 1850, a lei Eusébio de Queiroz proibiu a tráfico de escravos, encarecendo o uso desse tipo de força de trabalho. Naquele mesmo ano, a Lei de Terras preservava a economia nas mãos dos grandes proprietários de terra.

O conjunto dessas transformações ganhou maior força a partir de 1870. Naquele ano, os republicanos se organizaram em um partido e publicaram suas idéias no Manifesto Republicano. Naquela altura, os militares se mobilizaram contra os poderes amplos do imperador e, pouco depois, a Igreja se voltou contra a monarquia depois de ter suas medidas contra a presença de maçons na Igreja anuladas pelos poderes concedidos ao rei.

No ano de 1888, a abolição da escravidão promovida pelas mãos da princesa Isabel deu o último suspiro à Monarquia Brasileira. O latifúndio e a sociedade escravista que justificavam a presença de um imperador enérgico e autoritário, não faziam mais sentido às novas feições da sociedade brasileira do século XIX. Os clubes republicanos já se espalhavam em todo o país e naquela mesma época diversos boatos davam conta sobre a intenção de Dom Pedro II em reconfigurar os quadros da Guarda Nacional.

A ameaça de deposição e mudança dentro do exército serviu de motivação suficiente para que o Marechal Deodoro da Fonseca agrupasse as tropas do Rio de Janeiro e invadisse o Ministério da Guerra. Segundo alguns relatos, os militares pretendiam inicialmente exigir somente a mudança do Ministro da Guerra. No entanto, a ameaça militar foi suficiente para dissolver o gabinete imperial e proclamar a República.

O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ao contrário do que aparentou, a proclamação foi conseqüência de um governo que não mais possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. Conforme salientado pelo ministro Aristides Lobo, a proclamação ocorreu às vistas de um povo que assistiu tudo de forma bestializada.

Na manhã de 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra e declarou o fim do período imperial no Brasil, e o início do período republicano.

Aprenda mais sobre essa data tão importante para nossa pátria!

Fica a dica do site! www.smartkids.com.br

Logo depois do dia da Proclamação da República, tem o dia da Bandeira!

no site do governo é uma boa fonte de atividades para esta data

http://www.presidencia.gov.br/criancas/colorir_brincar/colorir_brincar/


legal esses desenhos né? nem sabia que tinha essas coisas no site do governo!
Ficam as dicas!

15 de novembro Proclamação da República

19 de novembro - Dia da Bandeira

fontes: http://www.brasilescola.com/historiab/proclamacaodarepublica.htm
http://www.smartkids.com.br
http://www.presidencia.gov.br/criancas/colorir_brincar/colorir_brincar/