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quarta-feira, 23 de março de 2011

OBESIDADE INFANTIL

A alimentação inadequada e o sedentarismo têm levado nossas crianças a sofrerem de problemas relacionados ao peso. Atualmente, no mundo são 43 milhões de crianças obesas ou com sobrepeso e a perspectiva é que, em 2020, esse número pule para 60 milhões. Em consequência disso as crianças estão desenvolvendo doenças que anteriormente eram exclusivas dos adultos, como o aumento do colesterol e do triglicerídeos no sangue, a hipertensão arterial e o diabetes tipo II. Quanto ao aspecto social a criança obesa pode carregar um estigma negativo e talvez sofra de baixa autoestima. O tratamento mais adequado é aquele que integra uma equipe interdisciplinar de profissionais e que se baseia na reeducação alimentar, no incentivo à prática de atividades físicas e no ajuste da dinâmica familiar aos hábitos relacionados à comida e à atividade física. porém, é essencial ressaltar que a melhor medida ainda é a prevenção. A prevenção começa ainda na gravidez, quando a gestante deve seguir uma dieta balanceada. Investir no aleitamento materno também é fundamental. A cada mês que que o bebê mama no peito, as chances de obesidade são reduzidas em 10%. Nos primeiros três anos de vida, é necessário evitar que a criança consuma doces e salgadinhos industrializados pouco saudáveis, ricos em gordura trans e sempre manter uma alimentação equilibrada.

MÁXIMAS PARA EVITAR A OBESIDADE INFANTIL

- Não pule refeições e tenha horário fixo para elas.

- Evite pedir para "limpar o prato" ou falar frases como: "Há crianças passando fome e você deixa comida no prato".

- Controle repetições desnecessárias de comida.

- Não tome líquidos enquanto come.

- Pratique atividades físicas regulares, tanto recreativas quanto esportivas.

Fonte: Revista Crescer Março/2011.

Dra. Cylmara Galcalak Aziz - Pediatra e Gastroenterologista pediátrico.


sexta-feira, 18 de março de 2011

SOMOS IGUAIS E SOMOS DIFERENTES. SOMOS... SERES HUMANOS.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM A PROFESSORA NAIRA

Baseado na META: “Refletir fatores que interferem na qualidade de vida, valorizando-se a prática de atividades físicas, agregadas a uma alimentação saudável, buscando maior consciência corporal ambiental e social". Foram desenvolvidas atividades com os alunos dos 1º e do 2º Anos durante as aulas de Educação Física, com objetivo de estimular a consciência corporal e a interação dos alunos, refletindo sobre os iguais e os diferentes, bem como a forma que agimos e reagimos frente a eles. Foram organizados grupos e realizados questionamentos e reflexões sobre a formação do nosso corpo, as semelhanças e diferenças entre nós (explorando atividades práticas, oralidade e brincadeiras bem como produções coletivas sistematizadas). Os trabalhos produzidos foram expostos de forma a compartilhar com os demais alunos da Escola. Através das falas as crianças concluíram que:

“CADA UM TEM SEU JEITO E
DEVEMOS ACEITAR E RESPEITAR A TODOS”.


COMBINADOS!


Precisamos que vocês pais estejam atentos aos combinados abaixo:

►Crianças sempre uniformizadas;
►Ajudar as crianças nas tarefas de casa;
►Usar tênis nos dias de Educ. Física;
►A garrafa de água deve estar com o aluno (cheia) inclusive nas oficinas;
►Chegar sempre no horário;
►Faltas só por motivo de doença e justificar na secretaria da escola;
►Ler e assinar todos os recados que são encaminhados pela escola;
►Fiquem de olho, o PIOLHO precisa ser combatido sempre;
►Trazer o livro da biblioteca nos dias de troca;
►Ouvir ou ler para os filhos todos os dias;
►Conversem com seu (a) filho (a) diariamente sobre questões de comportamento, tanto no espaço escolar e fora dele.


obs: Escola e Família são as duas instituições mais importantes na formação do ser humano, por isso precisamos ser parceiros e falar a mesma linguagem.

Atenciosamente: Diretora/Orientadora e Professores.

sexta-feira, 11 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Não só no dia 22 de março, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, e outras pessoas.

CARNAVAL É CULTURA


O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos,ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, etc. Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis surgiram. Mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos. O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado). A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”. Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir deste momento o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Com isso, no Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciaram os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bela e animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé. Atualmente o carnaval é considerado a maior festa popular do mundo.

Os alunos do GEM Maria Melânia Siqueira conheceram um pouco dessa cultura e se divertiram brincando ao som das marchinas de carnaval

sexta-feira, 4 de março de 2011

OFICINA DE XADREZ

A Oficina de xadrez oferecida em nossa Escola é de responsabilidade da Fundação Municipal de Esportes. As aulas dessa Oficina acontecerão todas as quartas-feiras e terão início no dia 09/03/2011.

HORÁRIOS

PERÍODO MATUTINO

8h45 ÀS 9h45 - 3º e 4º Ano

10h00 às 10h45 - 1º Ano

10h45 às 11h30 - 2º Ano


PERÍODO VESPERTINO

13h15 às 14h00 - 3º Ano

14h00 às 14h45 - 2º Ano

14h45 às 15h30 - 4º Ano

16h00 às 16h45 - 1º Ano