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terça-feira, 24 de maio de 2011

TEXTO PARA A FAMÍLIA DO MÊS DE MAIO

DIVERSAS MANEIRAS DA FAMÍLIA CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS FILHOS


Contar histórias, deixar bilhetinhos na geladeira, fazer lista de compras em voz alta - essas são apenas algumas situações que tornam o espaço de convivência da criança mais... alfabetizador! E isso é fundamental para o aprendizado.


Elementos do dia-a-dia, como receitas culinárias e contos infantis, também ajudam na alfabetização de uma criança.


Os pais também podem ajudar na alfabetização de seus filhos? Isso mesmo! Mas não se preocupe, pois não se trata de ter de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever, função esta do professor. Você pode, isso sim, tornar o ambiente de convivência da criança repleto de atos de leitura e escrita, de forma a inseri-la desde cedo no mundo das letras. Em suma, deixar o ambiente doméstico mais alfabetizador. “Isso acontece quando, por exemplo, a mãe deixa bilhetinhos na porta da geladeira, apontando a finalidade do ato para a criança: ‘vamos deixar esse recadinho para o papai avisando-o que iremos nos atrasar para o jantar’. Ou quando, antes de começar um novo jogo (de tabuleiro, por exemplo), ela propõe ao filho que eles leiam as regras juntos”. Acredita-se que, quando a criança é inserida nessas atividades rotineiras, ela acaba percebendo a função real da escrita e da leitura, e como elas são importantes para a nossa vida. E, dada sua curiosidade nata, ela vai querer participar cada vez mais e buscar o conhecimento dos pais. A criança que cresce em constante contato com a leitura e a escrita acaba se apropriando da língua escrita de maneira mais autoral e adquirindo experiências que vão fazer a diferença na hora de ela aprender a ler e a escrever efetivamente. “Isso explica o fato de, numa mesma sala de 1º ano, professores se depararem com algumas crianças praticamente alfabetizadas e outras que sequer entendem a função do bilhetinho na porta da geladeira ou que a linguagem escrita se relaciona com a oral, porque viveram experiências muito discrepantes em casa”.


Diversas maneiras de deixar o ambiente de sua casa mais alfabetizador: Ajudando seu filho a passar com tranquilidade pela alfabetização o que, aliás, é fundamental para ele ter sucesso nas etapas futuras do aprendizado e do conhecimento:




1. Deixar bilhetes ou escrever cartas ;
2. Preparar receitas culinárias na presença da criança ;
3. Ler histórias ;
4. Ser um modelo de leitor;
5. Explorar rótulos de embalagens;
6. Fazer listas de compras com seu filho ;
7. Aproveitar as situações da rua ;
8. Fazer os convites de aniversário com a criança ;
9. Montar uma agenda telefônica;
10. Apontar outros materiais escritos;
11. Respeitar o ritmo da criança .



Acesse o Link:
http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/1/
E saiba mais. Você também pode conferir a qualidade de ensino de todas as escolas públicas do país e, irá verificar que o Grupo Escolar Maria M. Siqueira está classificada como uma das melhores escolas públicas do Brasil.



quinta-feira, 19 de maio de 2011

CONFIRA A QUALIDADE DO ENSINO DAS ESCOLAS DO BRASIL

Se Você quer saber como está a qualidade de ensino da escola do seu filho, acesse e observe que o Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira está entre as melhores das escolas públicas do Brasil. Considerado um ensino de altíssimo nível. http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/1/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

POR QUE ADERIR AS SACOLAS PLÁSTICAS?

Os plásticos convencionais levam cerca de 400 anos para se decompor. Segundo um levantamento do Ministério do Meio Ambiente, de 2009, cada família brasileira descarta cerca de 4okg de plásticos por ano e mais de 80% dos plásticos são utilizados apenas uma vez.

Por serem leves, os sacos plásticos voam com o vento para diversos locais e acabam poluindo não apenas as cidades, mas também florestas, rios, lagos e oceanos.
os oceanos, as sacolas plásticas se partem em pedaços menores e acabam se tornando alimento de animais marinhos. Ao ingerirmos carne desses animais, engolimos também resíduos de plástico que fazem mal à nossa saúde.

Estima-se que cerca de 100 mil mamíferos e pássaros morram sufocados por ano por ingerirem sacos plásticos.

Nas cidades, as sacolas descartadas de maneira incorreta entopem bueiros, provocando enchentes. Além disso, descartadas ao ar livre, as sacolinhas podem acumular água parada e permitir a proliferação do mosquito da dengue.

O material orgânico depositado em sacos plásticos demora mais para ser degradado e decomposto em nutrientes e minerais, que serão utilizados em outros processos biológicos. Esta decomposição mais lenta dos resíduos dentro das sacolas plásticas, produz mais metano e CO2, que contribuem para a aceleração do aquecimento global.


Fonte: Revista Concórdia em Foco, Abril de 2011 - Ano 01 - Edição nº 11

Vídeos de Conscientização Sobre o Uso das Sacolas Plásticas


segunda-feira, 2 de maio de 2011

V FEIRA INTERNA DO LIVRO

Realizamos na 6ª Feira dia 29 de Abril a V Feira Interna do Livro. Foi um momento mágico onde as crianças puderam estar em contato com uma diversidade muito grande de literatura. A Contação de Histórias (Com os integrantes do Núcleo dos Contadores de História) foi também um acontecimento que marcou a 6ª Feira. A paixão das crianças pelas histórias vem das próprias características de seu desenvolvimento. “Sonhadora e imaginativa por natureza, a criança aceita sem hesitação o ilogismo das narrativas mágicas presentes nas histórias infantis” (Alberton, 1980). Seu interesse e participação nas atividades de leitura dessas histórias são poderosas ferramentas na formação de bons hábitos de leitura. Portanto, é tarefa urgente dos pais e da escola, em todos os níveis, buscar maneiras de estimular, mais do que a capacidade de ler, o prazer pela leitura. Pois propiciando aos sujeitos leitores o prazer de ler, poderemos construir as competências necessárias para sua apreensão e produção. No intuito de desenvolver, desde a mais tenra idade, o hábito e o prazer da leitura, devemos oferecer oportunidades de leituras variadas. Na 6ª Feira nossa Escola direcionou-se neste sentido.




OFICINA DE DANÇA NA ESCOLA


Na escola há a oficina Pedagógica de Dança. As crianças participam desta oficina no período contrário ao que estudam, tendo a possibilidade de ampliarem sua habilidades motoras, lateralidade, equilíbrio o que interfere significativamente nas aprendizagens cognitivos das linguagens e no lógico matemático. Na 4ª feira dia 27 de abril a professora Nadia apresentou para os demais alunos algumas danças já trabalhadas neste primeiro bimestre do ano letivo.