1

1

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Texto do Mês de Julho para as Famílias

O QUE VOCÊ FARÁ NAS FÉRIAS? – Por Rosa Azambuja


Geralmente o que as pessoas fazem quando entram de férias é viajar para relaxar e esquecer os problemas. Portanto. Nada melhor do que a companhia de um bom livro o qual acaba proporcionando prazer, conhecimento e cultura nas horas vagas. Além do mais enriquece o vocabulário, desenvolve a capacidade de atenção, concentração e aumenta a velocidade da leitura.


Através da leitura de um livro podemos ser apresentados a diferentes contextos de mundo e de vida. Há livros que provocam diferentes sensações, alguns nos fazem rir, outros chorar e até mesmo voltar ao tempo em que éramos crianças. O prazer proporcionado por um bom livro gera sentimentos e expectativas diferentes ao leitor. Por isso é recomendável a prática da leitura.


Pais! Incentivem seus filhos a lerem um bom livro nas Férias.


Veja o depoimento de alguns incentivadores à prática da leitura:

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede.” Carlos Drummond de Andrade (Famoso poeta brasileiro).

“A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.“ René Decartes (Filósofo Francês).

“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.” Henri Thoreau (Foi poeta historiador e filósofo dos Estados Unidos).

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” Bill Gates (Dono da Microsoft, o segundo homem mais rico do mundo).


Acesse o Blog da Escola: http://mmsiqueira.blogspot.com/


Boa Leitura! E Boas Férias!


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Confraternização de Encerramento do primeiro semestre de 2011

No dia 18/07/2011 o Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira realizou um momento de confraternização de encerramento do primeiro semestre do ano letivo de 2011. Momento em que os Alunos da oficina de Dança coordenados pela Professora Nádia Miollo, apresentaram diversas coreografias que foram trabalhadas durante o semestre, enfatizando o conhecimento relacionado as mais variadas manifestações culturais e artísticas, através da expressão corporal. Na ocasião foram homenageados os aniversariantes do semestre e com a colaboração das famílias, as crianças puderam saborear deliciosos doces e salgados.











sexta-feira, 15 de julho de 2011

Voltados para uma Aprendizagem Significativa

Ensinar a pescar ao invés de entregar o peixe pronto. Fazer do caminho, e não da chegada, a razão da jornada. Aprender com os erros. Todas essas máximas, inspiram os Educadores comprometidos com o Ensino e a Aprendizagem para uma nova postura e servem como ponto de partida para uma aprendizagem mais significativa. É nesse sentido que a Professora Laurilei Ghidorsi, juntamente com a Professora auxiliar Denise Schuck do Segundo Ano do Ensino Fundamental, trabalham a construção da tabuada com massinha de modelar, enriquecendo desta forma a aula e tornando a apropriação do conhecimento mais fácil e prazerosa para os Alunos.


AULA SOBRE A ORIGEM DOS ALIMENTOS

Os alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental, sob a responsabilidade da Professora Laurirei Ghidorsi, estudaram a origem dos alimentos. Como forma de enriquecer a aula e promover uma aula interdisciplinar, as crianças trouxeram diversos alimentos para a Escola e a Professora promoveu uma aula de culinária. Os alunos se divertiram, saborearam os alimentos e tiveram a oportunidade de se apropriar de diversos conteúdos escolares, além de terem elevado sua autoestima, pois sentiram-se úteis ao trazerem de casa o alimento e junto com a Professora prepararem e organizarem o mesmo para ser degustado por todos os colegas da turma. Nesta aula, os alunos aprenderam a origem dos alimentos: animal, vegetal e mineral. Mas além disso, aprederam a trabalhar em equipe, hábitos de higiene, bons hábitos alimentares, conceitos matemáticos e com certeza houve a transmissão dos conhecimentos apreendidos para a família.








Participação na Mostra de Quadrilhas - Promoção da Fundação Municipal de Cultura

No dia 30/06/2011 o Grupo de Alunos do Quarto Ano do Ensino Fundamental do Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira, participou da mostra de Quadrilhas provovido pela Fundação Municipal de Cultura. Os Alunos do Quarto Ano Vespertino, coordenados pela Professora de Dança Nádia Rosane Palma Miollo, estão de Parabéns! Por terem representado a Escola de forma brilhante.











quarta-feira, 13 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E COGNITIVO DAS CRIANÇAS

Segundo Vigotsky, no início da idade pré-escolar as crianças sentem desejos que não podem ser satisfeitos imediatamente e nem esquecidos, por outro lado permanece ainda a característica do estágio precedente de uma tendência para a satisfação imediatista desses desejos. Para resolver essa tensão, a criança envolve-se em um mundo ilusório e imaginário, onde os desejos não realizáveis, podem ser realizados e esse mundo é o que chamamos de brinquedo. Com embasamento nesses conhecimentos é que as Professoras: Marioni Bortolini Ramos, Marisete Salvadego e Rafaela Franke, da Educação Infantil do Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira promovem e valorizam o momento do brincar das crianças, considerando-o como uma parte fundamental no desenvolvimento psicológico e cognitivo das mesmas. É importante ressaltar que a Educação Infantil é a base para todas as aprendizagens posteriores, pois é lá que a criança deve apropriar-se dos conceitos básicos necessários para a alfabetização (leitura e escrita), bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.