1

1

terça-feira, 27 de setembro de 2011

SEMANA DO TRÂNSITO DE 18A 23 DE SETEMBRO

































Durante a semana do trânsito, todas as Professoras e Alunos estiveram envolvidos com atividades voltadas para este tema, tão importante que faz parte do cotidiano de cada um de nós e que em nossa cidade teve ainda mais ênfase nos últimos dias, devido as diversas mudanças que ocorreram no trânsito urbano. Bem como pelos inúmeros acidentes que infelizmente aconteceram desde o início do ano, no Município e na Região do alto Uruguai Catarinense, vitimando inúmeras pessoas. Na Escola foram desenvolvidas diferentes atividades, que envolveram alunos e professores desde a Educação infantil e do Primeiro ao Quarto ano do Ensino Fundamental. Entre os trabalhos desenvolvidos podemos citar: maquetes, produção de frases, poesias, paródias, textos, jogos e brincadeiras.








CAMINHADA PARA MARCAR O DIA DA ÁRVORE






Os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental participaram de um concurso de desenho e uma caminhada para marcar o Dia da Árvore promovido pela Associação Queimados Vivo, no último dia 21 de Setembro. A caminhada terminou na Praça Dogelo Goss, onde os Alunos participaram juntamente com o Prefeito Municipal, Senhor João Girardi do plantio de uma muda de Imbuia, árvore símbolo de Santa Catarina e um Ipê, árvore símbolo do Brasil.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DE ACOMPANHAR A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS

"Ser pai ou mãe é uma condição biológica.



Ser um Educador Familiar é uma opção de vida".


(Antônio Carlos G. da Costa)

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS


Levar e buscar na escola, verificar a mochila e checar a lição de casa. Se essa é sua participação na vida escolar do seu filho, é hora de mudar! De fazer muito mais! Uma nova pesquisa americana mostrou que quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos eles terão.



Os cientistas acompanharam 1.300 crianças desde o nascimento até o sexto ano do ensino fundamental. Com a observação, eles perceberam que, quanto mais os pais conversavam sobre a escola, visitavam o local, se envolviam com as lições e os trabalhos e incentivavam o progresso educacional da criança em casa, melhores eram as habilidades sociais de seus filhos. Entre outras coisas, os alunos demonstravam mais autocontrole e comportamento cooperativo. E mais: eram menos agressivos e indisciplinados e tinham menos chance de desenvolver depressão ou ansiedade em excesso.


Segundo a psicopedagoga Silvia Amaral de Mello Pinto, da Clínica elipse (SP), A pesquisa reforça a importância de uma parceria entre a família e a escola. “Os pais têm que ter interesse em acompanhar o crescimento da criança e a escola deve dar abertura e facilitar que esse contato aconteça, pois é aí que o aprendizado se completa de fato”.

Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar não significa apenas cobrar. É muito mais do que isso. É estimular, ensinar, conversar, prestigiar, acompanhar e discutir. A cobrança é a última ferramenta nessa parceria. E todo mundo só tem a ganhar.


Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, tem mais estímulo para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. “É na escola que ela faz amigos, conquista seu espaço no mundo, forma a personalidade e aprende as lições dos livros e da vida”.


Pais que participam ativamente da educação dos filhos são os maiores responsáveis pelo bom desempenho deles em sala de aula. Essa foi a conclusão de um estudo divulgado pela Fundação Itaú social, que percebeu que 70% do desempenho de um estudante é influenciado pela família. A escola fica apenas com 30% da influência.


ENTÃO PAIS E MÃES! PARTICIPEM MAIS DA VIDA ESCOLAR DE SEU FILHO E GARANTAM SEU SUCESSO!!!


domingo, 18 de setembro de 2011

FEIRA DO LIVRO COM O ESCRITOR E POETA MARIO PIRATA

Alunos do Primeiro ao Quarto Ano do Ensino Fundamental participaram na sexta-feira dia 09/09/2011, da Feira do Livro promovida pela Secretaria Munipal de Educação de Concórdia/SC. Que teve a brilhante presença do querido Escritor e poeta Mário Pirata.




Mário Pirata - Poeta e Brincadeiro "Marmanjo fantasioso, encantador de histórias, falador de poemas, descatador de caramujos, fazedor de miudezas, descascador de sonhares".



Mário Pirata nasceu em Porto Alegre, cursou filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Partipou de cursos na área de música, dança, teatro, psicomotricidade e recreação terapêutica. Começou escrevendo folhetos nos anos 70. Atualmente vem se dedicando à educação, brincando e conversando com crianças, adolescentes e adultos, apresentando-se em teatros, feiras, congressos, praças, instiruições, espaços culturais diversos, com a aula espetáculo Roda de Poesia. Promove oficinas, aonde o trabalho está voltado para o desenvolvimento da linguagem, permeado com o lúdico e 0 encantamento, sinalizando o caminho do professor para o universo da criatividade.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PROJETO CANTAROLANDO







PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVEM O PROJETO CANTAROLANDO



A Educação Infantil do Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira trouxe neste uma novidade para a sua prática em sala de aula: "A MÚSICA". Norteadas pelo projeto "Cantarolando", Professoras e Alunos utilizam a música como prática presente e prazerosa no dia-a-dia da Educação Infantil. Resgatando nas famílias dos alunos, cantigas e músicas antigas com valor social, favorecendo também a aquisição do sistema de escrita. O projeto iniciou em março deste ano através do curso de Pró-Letramento. promovido pelo Ministério da Educação e sua previsão de término é para dezembro.


O projeto conta com a participação dos pais das crianças que trabalham com música, que vêm até a escola. falam sobre sua profissão de músico, sobre os os instrumentos, como são manuseados, tocam para as crianças e falam dos sentimentos e emoções que a música desperta na pessoas...

"Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. Essas áreas se interligam e se influenciam. Sem música, a chance é desperdiçada. Essa linguagem, embora antes fosse mais comum, faz parte da cultura das crianças por causa das canções de ninar e das brincadeiras". (Fonte: Maria Lúcia Cruz Suzigan - Revista Nova Escola edital 173 06/2004.)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A POMBA ROLA TAMBÉM FAZ PARTE DO NOSSO AMBIENTE ESCOLAR










Apesar do pouco espaço físico na nossa Escola, temos o privilégio da companhia de um casal de Pomba Rolas, passarinhos que construíram seu ninho em um limoeiro ao lado da Escola e neste ano já coloram ovos, chocaram e criaram seus filhotinhos, por duas vezes: Março e Agosto.


Os Agricultores não gostam muito da Rola, porque a sua alimentação é feita essencialmente á base de sementes. A Rola é uma ave da mesma família dos pombos e distingue-se destes por ser mais pequena (28 cm) e de silhueta mais esbelta; em voo nota-se o batimento de asas mais irregular e a cauda negra com barra terminal branca. Outra característica notável é a existência de listras pretas e brancas no pescoço. As Rolas são normalmente vistas aos pares ou em grupos que podem atingir os cinquenta elementos. São aves tímidas, mas que se fazem ouvir de forma notável no verão, com o seu arrulho de chamamento. Os primeiros ninhos são feitos em Maio, construídos rudimentarmente com gravetos entrecruzados, nas árvores e arbustos diversos. A postura é de dois ovos, raramente um; a incubação é feita por ambos os sexos e dura 13 a 14 dias.