1

1

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CARNAVAL TAMBÉM É CULTURA






O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos 600 a 520 a. C. Através desta festa que os gregos realizavam os seus cultos em agradecimento a fertilidade do solo e pela produção. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias iniciou no século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador de festa carnavalesca para o mundo. O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995 o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada da cidade de Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo. No Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a maior festa popular do mundo. Também puderam se divertir ao som de músicas carnavalescas.




CONTAÇÃO DE HISTÓRIA



Os alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental do período vespertino, tiveram o privilégio de assistir e brincar com a Liege. Ela passou alguns momentos com a turma, contando uma bela história e realizando brincadeiras com as crianças. Esse momento cultural foi patrocinado pelos pais da Aluna Rafaela, em homenagem ao seu aniversário. Parabéns Rafaela!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR

Neste ano serão eleitos os novos membros do Conselho Delibarativo Escolar. Aproveitando este momento e tendo em vista que 2012 também é um ano eleitoral, foi realizado na Escola a esolha dos dois Alunos que serão os representantes dos demais Alunos junto ao Conselho Deliberativo. Cada Turma do Terceiro, Quarto e Quinto Ano do Ensino Fundamental escolheu dois representantes que fizeram parte da constituição de uma chapa. Sendo que foram constituídas duas chapas, uma com alunos do turno matutino e outro com Alunos do turno vespertino. Após a constituição das chapas foi realizada a eleição com voto secreto. Sendo que o Aluno Yan G. Giraldi, Aluno do Terceiro Ano foi eleito como representante dos Alunos do turno matutino. A Aluna Ana Caroline Balbinot do Quinto Ano foi eleita como representante dos Alunos do turno vespertino. Desta forma os Alunos tiveram a oportunidade de exercer um direito de cidadão, bem como puderam apropriar-se de vários conhecimentes inerentes a uma eleição democrática, em que o povo escolhe os seus representantes que deverão representá-los junto ao governos Municipal, Estadual e Federal.


ASSEMBLEIA GERAL

No dia 14/02/2012 foi realizada a assembleia geral com os pais. Foi apresentada a equipe que estará trabalhando no Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira neste ano de 2012. Houve a apresentação do calendário escolar e foram tomadas várias decisões sobre o andamento dos trabalhos durante o ano letivo. Todas as decisões e assuntos da assembleia estarão impressos na agenda do aluno, que deverá ser adquirida na secretaria da escola.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

TEXTO DE LEITURA PARA OS PAIS

GRUPO ESCOLAR MARIA MELÂNIA SIQUEIRA
A Importância das Escolas


Grandes organizações sociais só alcançam sucesso quando se voltam para aquilo que fazem melhor. Esta verdade vale para as escolas. O que as escolas podem e devem fazer? Elas não podem alcançar sucesso a não ser que todos os seus alunos se tornem competentes em leitura, escrita e matemática, assim como sejam capazes de obter um bom entendimento de história, ciências, literatura e um idioma estrangeiro. Elas não podem alcançar sucesso a não ser que ensinem às crianças a importância da honestidade, da responsabilidade pessoal, da curiosidade intelectual, da engenhosidade, da bondade, da empatia e da coragem.



As escolas devem preparar para uma inteligência que proporciona aos indivíduos condições de aprender novas tarefas e de se tornarem senhores de suas próprias vidas. Elas devem ensinar o uso da linguagem simbólica e das idéias abstratas. Elas devem ensinar a cultura do mundo no qual vivem, e a respeito de culturas que existiram tempos atrás e em lugares muito distantes. Não podem competir com a riqueza visual da televisão, com a Internet ou com o cinema.


Três grandes erros dominam certo pensamento sobre as escolas:


1 - O primeiro grande erro é a expectativa de ver as escolas como instituições capazes de resolver todos os problemas da sociedade;


2 - O segundo é a crença de que apenas uma parcela das crianças precisa de educação acadêmica de alta qualidade;

3 - O terceiro é a crença de que as escolas precisam enfatizar as experiências imediatas dos estudantes e minimizar (ou até mesmo ignorar) a transmissão do conhecimento.


O primeiro destes pressupostos leva à perda de foco, afastando as escolas de sua missão mais básica; o segundo contribui para baixos desempenhos e favorece políticas antidemocráticas; o terceiro priva as crianças de aprender com a experiência de outros e impede que eles possam subir sobre os ombros de gigantes em qualquer campo do pensamento e da ação.


A educação em nosso tempo, mais do que em qualquer outra época, é a chave para uma participação integral na sociedade. A sociedade que permite que um vasto número de seus cidadãos permaneça deseducado, ignorante, ou semi-alfabetizado desperdiça sua maior riqueza, a inteligência de seu povo.


As disciplinas ensinadas na escola são de uma validade singular, tanto para os indivíduos como para a sociedade.


As escolas não vão se tornar obsoletas por causa das novas tecnologias uma vez que seu papel como instituições de aprendizagem tornou-se mais importante hoje do que o foi no passado. A tecnologia pode suplementar as escolas, não substituí-las. Mesmo as tecnologias eletrônicas mais avançadas são incapazes de converter seus mundos de informação em conhecimento maduro, uma forma de mágica intelectual que requer professores competentes e bem preparados.


Para serem bem sucedidas, as escolas precisam estar voltadas para sua missão fundamental de ensinar e aprender. E elas precisam fazer isso para todas as crianças. Essa deve ser a meta mais abrangente das escolas no século XXI.


(Trecho final do livro Left Back: a century of failed school reforms, de Diane Ravitch, New York 2000.)