1

1

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FLORES, ALEGRIA, BELEZA, VIDA...

O espaço da Escola deve ser um local onde sentimos prazer em permanecer, por isso além da preocupação para que os Alunos se apropriem do conhecimento científico, nos preocupamos em deixar este espaço bonito e alegre com flores, folhagens e árvores. Para que as crianças aprendam a gostar e cuidar da natureza.

FLORA BRASILEIRA

Alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental da Professora Márcia Galeazzi estudaram a diversidade da flora brsileira.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

GÊNEROS LITERÁRIOS

Na Disciplina de Literatura Dramatizada a Professora Marisângela Gutbier, trabalhou com os Alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental, o gênero literário das cantigas e a partir da cantiga: Marcha Soldado, foi trabalhado o texto e as crianças representaram o mesmo com a construção de maquetes.


CONSTRUINDO A TABUADA

A Professora Laurilei Ghidorsi está trabalhando a multiplicação com os Alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental. Para facilitar a compreensão por parte dos Alunos, eles constroem a tabuada com material concreto sob orientação da Professora.



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CONCÓRDIA E SEUS DISTRITOS

A Professora Margüdt Pottratz do Terceiro Ano "B" trabalhou com os Alunos, conhecimentos relacionados ao Município de Concórdia e seus Distritos. Visando enriquecer as aulas e ampliar os conhecimentos das crianças, foi realizado um passeio para conhecer o Distrito de Tamanduá e Planalto. Foram também até a ponte do Rio Uruguai que divide o Estado de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. No Distrito de Palanalto visitaram a Ervateira Chimarrita e puderam observar como acontece o processamento da industrialização da erva mate.

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Distrito de Tamanduá.

Ponte Sobre o Rio Uruguai - Divisa dos Estados de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.


Ervateira Chimarrita no Distrito de Planalto.



 


CONHECENDO A CIDADE E OS BAIRROS

A Professora Margüdt Pottratz e os Alunos do Segundo Ano "C" estudaram em sala aula os endereços dos Alunos, bem como conhecimentos relacionados a cidade e bairros de Concórdia. Como o Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira atende Alunos de um número considerável de bairros e tambén do centro, os mesmos fizeram um passeio para conhecer os locais onde residem os colegas. Visitaram um ponto alto, de onde puderam ter uma visão mais ampla da totalidade da cidade e compreender que a mesma se localiza em um local baixo cercada por morros o que contribui para o alagamento do centro em épocas de muita chuva.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

DISCIPLINA DE ARTES

A Professora Daiane Comin da Disciplina de Artes desenvolveu com os Alunos do Segundo Ano "A", uma atividade de dobradura, visando ampliar a coordenação motora fina. Cada criança reproduziu a sua própria casa e com todas as casas fizeram a representação da cidade do Segundo Ano.







TEXTO ENVIADO PARA AS FAMÍLIAS NO MÊS DE AGOSTO


 O NÓ DO AFETO

Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível. Ela entendia que, embora a maioria dos pais daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças. Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana. Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado. Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.
Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante. E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola. O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazer presente, de se comunicar com o filho. Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias. É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras. É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo do escuro. A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.
E você... já deu algum nó no lençol de seu filho, hoje?

*Leitura compartilhada com a família no mês de agosto/2012.


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

 OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 
ESCREVENDO O FUTURO

Os Alunos do Quinto Ano "A", turno matutino, orientados pela Professora Márcia Galeazzi elaboraram poesias para a Olimpíada de Língua Portuguesa, um concurso de produção de textos para Alunos do 5º  do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio. Entre os trabalhos foi selecionada a poesia da Aluna Bruna Eloá Padilha da Silva, que será enviada para o concurso. Destacamos mais algumas das poesias aqui no blog.

                                        
MINHA TERRA, MEU POVO.
 
A minha cidade é pequena.
Com muita gente, uma cidade serena.
Queria viver no tempo, que não havia poluição.
No tempo de muitas matas, onde o Rio Queimados era a grande atração.
Mas mesmo assim amo esta terra .
Mesmo com os defeitos dela entre todas é a mais bela.
O povo da minha cidade é muito hospitaleiro, trabalhador, humilde e bem faceiro.
Aqui a tristeza é passageira tem festas típicas e comemorações.
Com nosso povo é só alegria.
Quem vier para cá será muito bem recebido.
Todos irão te saudar com um “Seja bem vindo!”.
Na minha cidade é tudo comum mas é igual coração de mãe sempre cabe mais um.
O povo mesmo cansado não para de trabalhar, o foco é a família sustentar.
Emancipada foi e muitas pessoas batalharam para isso acontecer, agora devemos fazer por merecer.
Por muito tempo não tivemos direito de votar.
Muitos prefeitos foram nomeados, até que o povo escolheu um prefeito para governar.
Assim o povo sua opinião deu.
É conhecida por todo Brasil.
E por nós considerada uma cidade de belezas mil.

Aluna: Bruna Eloá Padilha da Silva.
Serie: 5º  ano “A”.
Escola: G.E.M.  Maria Melânia Siqueira.



A casa onde eu vivo

Eu gosto de brincar e imaginar
Na minha casa tem um jardim que parece não ter fim.
O lugar onde eu vivo cuidamos com muito carinho, tem grama, flor e passarinhos.
O lugar onde eu vivo e uma casa confortável,  num local agradável
A rua tem pouco movimento há pouco foi asfaltada para preocupação e alegria da garotada.
A minha cidade é boa de morar, mas quando chegam
As Férias é longe do mar.
Perto daqui tem PIRATUBA, Marcelino e ITÁ
No verão com o sol forte minha pele vai bronzear

Ana Clara Cisotto  weihermann.
5º Ano ‘’A’’
G.E.M. Maria Melânia Siqueira


Suinocultura e Avicultura

Na tua pecuária
Animal é criado
Desde a suinocultura
Até tua avicultura.
Cria porcos grandes, pequenos,
Fortes, fracos, de varias cores.
Galos e galinhas fortes, fracos,
Lentos, velozes, que dão ovos saborosos.
Galos viram carne, galinhas também,
Porcos  carne boa, todos comem bem.
Essa comida fica aqui
Ou viaja para longe
No país ou fora dele.
Quem diria ser a cidade
Maior produtora
De porcos e galinhas no Brasil.
Seu nome é CONCÓRDIA
Meu lar, meu lugar ...

Tiago D. F. de Luca
5º ano “A” G.E.M. Maria M. Siqueira


  
Concórdia: A Bela Cidade

Concórdia,
Uma bela cidade
com muitas árvores,
Uma cidade
de muitos habitantes,
com seu sorriso azul,
Uma cidade feliz.
Suas belas praças
com suas crianças brincando
e jovens conversando.
Todos se divertindo.
Concórdia,
a capital do trabalho.
Concórdia,
uma bela cidade.
Cidade,
que me alegra muito.

         
           Marcos Vinicius Wrubel
           5° Ano “A”
           G. E. M. Maria Melânia Siqueira
                                                                                              
 

Meu lugar


Aqui na região Sul
Na pontinha do Brasil
Os climas são bem definidos
No verão é bem quente
E no inverno é bem frio.

O homem sempre nossas matas destrói
Polui rios, queima árvores...
Quando isso vai acabar?

Não quero que ele destrua
O lugar onde gosto de ficar
Fazer piquenique 
E depois brincar.
Ficar lá deitar na grama sobre a luz do sol, relaxar.
Depois dormir e sonhar.

O lugar onde eu vivo
Vai ser sempre meu
E dele vou cuidar
É aqui que eu vou ficar
Sempre aqui eu vou morar.

Gabriela Presotto Guedes, 
5º ano “A”- G. E. M. Maria Melânia Siqueira.



Concórdia, o município que eu vivo
                                                                                                                                               Eu moro em Santa Catarina
Numa cidadezinha chamada Concórdia
Em um bairro chamado Itaíba 
Em uma rua chamada Ângelo Redin.
         
No meu estado tem muitas cidades bonitas
Concórdia é a Capital Nacional do Trabalho
E a Capital Nacional da Suinocultura
Eu adoro minha cidade.
  
O meu bairro não é muito grande,
Na minha rua tem muitas casas bonitas
A minha é uma delas.
Eu amo o lugar onde eu vivo.

Douglas  Kevin Borssatti,  5ºAno “A”_2012      
G.E.M. Maria Melânia Siqueira


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS

As Professoras da Educação Infantil fizeram com a participação das crianças, um avental de churrasqueiro para presentear os Pais no seu Dia.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DISCIPLINA DE ARTES

A Professora Susana Slockmann da disciplina de Artes do turno vespertino, desenvolveu uma atividade com os Alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental, visando ampliar a coordenação fina e o conhecimento
 sobre as cores primárias.


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PRODUÇÃO DE TEXTOS DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Aluna Ana Carolina Dalmaso 





Aluno Bruno Fernando Caminski


 


Aluna Laíz Ribeiro Relusso


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

AMIGO DA TURMA: BOBI

A turma do primeiro Ano vespertino, desde o início desse ano apresentou-se uma turma muito afetiva, carinhosa e amável. Observando essa caranterística, pensamos em estender esse trabalho á família e assim utilizamos um amigo da turma, um coração de pelúcia. Chegamos na sala de aula com esse amigo em um saco de presente e questionamos sobre o que eles imaginavam que havia dentro dele. Após inúmeras ideias, eles conheceram nosso amigo; escolhemos o nome de Bobi e a parte mais divertida começou. Juntos, criamos as regras de cuidado do Bobi, já que eles o levariam para casa por um dia. Para definirmos quem levaria o Bobi a cada dia, utilizamos o método de sorteio. A criança que era sorteada para levar o Bobi, desenvolvia todas as suas tarefas com seu amigo e uma atividade escrita, a ser realizada com toda sua família. No desenrolar  desse processo, sentimos o afeto e o carinho que eles desprendiam por esse amigo e percebemos o envolvimento dos pais, nessa tarefa tão importante. Quando o ciclo de visitas acabou, o Bobi voltou para sua família, já que ficou bastante tempo longe dela. Ele foi sorteado entre todos os alunos da turma e cada aluno recebeu um cahaveiro de coração, o amor desprendido do Bobi, uma forma que ele encontrou para estar com cada um, todos os dias. Para nós esse trabalho foi muito gratificante, e acreditamos que da mesma forma, foi para cada um dos Alunos.

Professoras: Fernanda Veronese Klein e Andressa Cruz


       

terça-feira, 7 de agosto de 2012

CONSTRUINDO A TABUADA

A Professora Laurilei Ghidorsi construíndo a tabuada com os Alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental. Visando uma melhor compreensão e apropriação desse conheciomento matemático, os Alunos realizaram atividades com massa de modelar.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO SEMESTRE

No final do primeiro semestre, com a colaboração das famílias que forneceram os doces, salgados e refrigerante. Foi realizada uma confraternização com todos os Alunos, Professores e demais Servidores da Escola, onde foram homenageados os anioversariantes do semestre.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

POESIA DE AUTORIA DO ALUNO ARTHUR BASSI

Esa é uma das poesias da turma do Terceiro Ano "C" do Ensino Fudamental da Professora Maristela S. R. doas Santos, que trabalhou este gênero
 Literário com seus Alunos.