1

1

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

RESGATE HISTÓRICO DA FAMÍLIA

A partir da história "Os Guardados da Vovó" de Nye Ribeiro, as Professora Laurilei Ghidorsi e Fabiane Pinto proporcionaram aos Alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental, um momento onde os mesmos puderam expressar experiências de sua família e realizar um pequeno resgate histórico de seus avós e de sua própria história. Cada criança organizou um baú com lembranças da família. Bem como com objetos antigos e objetos, fotos, roupas e calçados que fizeram parte do primeiro ano da vida de cada um. Além disso, os Alunos vieram caracterizados de vovô e vovó. Foi um momento muito rico e significativo para a aprendizagem dos Alunos.



RECREIO DIVERTIDO

Planejamos desenvolver atividades pedagógicas, lúdicas e recreativas durante os recreios, pois o brincar está inerente ao desenvolvimento e a aprendizagem emocional, física e social da criança, permitindo que construa conceitos para a sua interação na sociedade. Como educadores compreendemos que as brincadeiras e brinquedos que são proporcionados para as crianças, contribuirão para o desenvolvimento integral dos nosso s Alunos. Para concretizar esse objetivo desenvolvemos um projeto que foi encaminhado ao Ministério Público, através do qual conseguimos parte dos recursos que foram necessários para a aquisição dos brinquedos.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SEMENTES E PLANTAS

As Professoras do Primeiro Ano do ensino Fundamental desenvolveram diversas atividades, com o objetivo das crianças se apropriarem dos conhecimentos relacionados a uma grande variedade de plantas. Os diferentes formatos de sementes e folhas após a germinação. Bem como o tempo de germinação de cada espécie. Entre as atividades realizadas, também foi efetuado o registro dos nomes das diferentes sementes e plantas, aperfeiçoando desta forma a capacidade da escrita dos Alunos.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

El Cuerpo Humano

A Professora Emanuele da disciplina de língua espanhola desenvolveu um trabalho com o Segundo Ano do Ensino Fundamental sobre as partes do corpo, dicas de saúde e higiene. Em grupos os Alunos elaboraram pequenas frases e apresentaram aos demais colegas. Cujo trabalho resultou na confecção de um cartaz com o título: "Buena Salud".

Alimentarse

Lavarse las manos

Lavarse los dientes

Dormir

Bañarse

El dentista cuida de nuestros dientes


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

DESFILE DE SETE DE SETEMBRO



No desfile o G.E.M. Maria Melânia Siqueira fez a leitura de um BRASIL onde as Escolas devem fortalecer sua essência de ENSINAR, pois a partir do conhecimento e da politização obtemos oportunidades no espaço da sociedade e contribuiremos para  um Brasil melhor. Somos todos únicos e nas diversidades que temos precisamos fazer melhor o que nos é de competência.  Somos todos capazes. Precisamos ter vontade de continuar a construção de uma nação sólida embasada no trabalho, na sustentabilidade. Respeitar a diversidade não é subestimar as potencialidades, mas exaltá-las. Os professores e alunos percebem que: Ética é algo objetivo e deve estar dentro de todos, deve vir da “alma”. Brasileiros de mãos dadas mostram seu poder, pois somos um Brasil grandioso, com belezas naturais inigualáveis, com um povo hospitaleiro, que se esforça para falar e compreender a língua de muitos, que busca entender todos os sotaques, que detém a magia de unir todas as raças, todos os credos e nunca deixa de acreditar que as ações do presente são o reflexo do futuro. Investimento na educação deve ser prioridade, pois a educação é a mudança de uma nação.  

Parabéns a todos os Professores, Pais e Alunos pela participação no desfile.
 
 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA

A Professora Maristela S. R. dos Santos do 3º Ano do Ensino Fundamental trabalhou os conhecimentos relacionados a história do Município de Concórdia e para enriquecer as aulas e buscar mais conhecimentos para os alunos organizamos no espaço escolar a exposição "Concórdia além dos 78 anos". A partir desses conhecimentos desenvolvidos os alunos produziram uma poesia coletiva e postais individuais.


“ Concórdia  além dos 78 anos" 

Uma exposição do museu
Nos  mostrou a história de
Concórdia com muito amor

Os primeiros que aqui habitaram
Foram os índios que muito trabalharam
E foram escravizados.

Os caboclos no meio- oeste chegaram
De terras se apossaram
A Companhia estrangeira que aqui chegou
A Guerra do Contestado começou.

A  Guerra terminou
E o caboclo José Fabrício das Neves
Para as margens do Rio se mudou

O progresso aqui chegou
E Concórdia se emancipou
Em 29 de julho de 1934
A festa começou e nunca mais parou.

O moinho de farinha
Aqui se instalou
E mais tarde Sadia
uma  grande empresa  se tornou

Deixou de ser pequenina,
Grande e formosa ficou,
Nossa cidade “ Concórdia’
Com 79 anos ficou.


Autores: alunos do 3° "B"  vespertino

 Postais produzidos pelos Alunos