1

1

sexta-feira, 28 de março de 2014

PRODUÇÃO DE UM JORNAL

A Professora Sônia que ministra a disciplina de Língua Portuguesa está produzindo juntamente com os Alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental um jornal. Sendo que os Alunos realizaram entrevistas sobre diversos assuntos com vários profissionais da Escola Maria Melânia Siqueira e a partir disso produziram textos. Bem como fotografaram pessoas e situações do espaço escolar. Sendo que todo este material será impresso neste jornal do Quinto Ano. Diante disso e com o objetivo dos Alunos se apropriarem de um conhecimento maior sobre a forma como são produzidos e
 impressos os jornais existentes em nossa cidade, as turmas fizeram uma visita a redação do "O Jornal".


LITERATURA DRAMATIZADA

Na Disciplina de Literatura Dramatizada a Professora Morgane desenvolveu diversas atividades com os Alunos da Educação Infantil, a partir da história "Orelha de Limão", um livro da literatura infantil que conta a história de uma ovelha que tinha uma orelha diferente. 


ATIVIDADES COM MODELAGEM

A Professora Marisete da Educação Infantil, PRÉ I desenvolveu uma atividade em sala de aula com massa de modelar visando a construção das letras, escrita do nome e o desenvolvimento da motricidade fina dos Alunos.


quarta-feira, 19 de março de 2014

AS ESTAÇÕES DO ANO

De acordo com a incidência de luz solar em nosso planeta ocorrem as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Na região sul do Brasil as estações são bem definidas, enquanto  que nas demais regiões brasileiras não há grande diferença entre as estações do ano. 

Os Alunos do Terceiro Ano "A" da Professora Marli Rosenbach criaram e apresentaram em sala de aula, esquetes teatrais caracterizando cada estação do ano em nossa região.


quarta-feira, 5 de março de 2014

REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA

O espaço da quadra da Escola Maria Melânia Siqueira ficou pequeno diante da presença maciça dos pais na assembleia realizada no dia 19/02, que contou também com a presença de toda a equipe de trabalho desta Unidade Escolar e a secretária Municipal de Educação, Senhora Samira Abu El Haje Furlan. Podemos afirmar que o comprometimento e o trabalho em equipe dos profissionais que atuam nesta Escola, aliado a parceria que existe entre a Escola e a Família são o diferencial para que a qualidade do Ensino e da Aprendizagem sejam reconhecidos.


RECADOS  E  DECISÕES DA ASSEMBLEIA DE PAIS E PROFESSORES – 19/02/20124

►Remédios devem ser dados em casa. Quando realmente o horário para dar o remédio coincidir com o período em que a criança está na escola os pais devem entregar na secretaria da escola, o Remédio e a Receita Médica.       

►Os livros da biblioteca são patrimônios literários da Escola. Portanto livros perdidos ou danificados devem ser repostos.     

►Saídas e Entradas da escola só pelo portão principal na Rua Jacob Selbach.  

►Portão da quadra na Rua 29 de Julho só será aberto nas Entradas dos dias em que estiver chovendo ou para Festividades, Assembleia, Reuniões...   
                                                                           
►O portão da escola só é aberto 15 minutos antes do início das aulas, portanto às 7h15 Matutino e 13h00 Vespertino. Procurar não chegar antes do horário.   

►As chegadas atrasadas e saídas antecipadas serão controladas, pois interferem negativamente atrapalhando as aulas.   

►Toda e qualquer falta da criança precisa ser justificada na secretaria da escola. 

►Faltas só por motivo que realmente impossibilitem à criança de frequentar a aula.
     
►Nos dias de Educação Física as crianças deverão vir de Tênis e com cabelo amarrado. Sem o Tênis não praticará aula, devendo realizar atividade paralela.    
       
►Não é permitido que as crianças tragam lanches ou guloseimas (balas, chicletes), pois há um cardápio para os lanches escolares.

►Durante o ano serão realizados lanches livres, sendo que no dia de Lanche Livre a criança poderá trazer de casa o lanche que desejar.   
 
►Proibido no espaço escolar o uso de celulares e aparelhos eletrônicos de diferentes gêneros. 
   
►A garrafinha de água deve estar diariamente com a criança (vindo cheia de casa) e identificada com seu nome.   

► Aprovada a agenda personalizada para o ano de 2015.     

►A agenda dos alunos da Educação Infantil só irá para casa quando tiver recados. Já a agenda do 1º Ano ao 5º Ano permanece sempre na mochila, portanto deve ser diariamente conferida pelos pais para observar se há comunicados.     
    
►Todos os recados da agenda devem ser lidos, assinados pelos pais e devolvidos no dia seguinte para a professora.      

►Pais que trazem os filhos até a escola precisam respeitar a faixa de segurança não parar sobre ela, nem sobre a lombada.      
 
►A criança deve sair do carro sempre pela direita (pelo lado da calçada).   
     
►Alunos da Educação Infantil saem: 11h20 Matutino; 17h05 Vespertino. 10 minutos antes dos demais alunos.
 
►Uniforme é obrigatório e será cobrado de todos os alunos todos os dias. Quem tiver alguma dificuldade em adquirir o mesmo, deve conversar com a Diretora.   
       
►Ao final da aula os pais devem aguardar as crianças no portão da escola, pois o espaço interno da escola é muito reduzido.
  
►A Festa Junina será no dia 07 de junho. Para esta Festa os pais aprovaram para que a escola solicite das famílias doações de prendas para  fazer todas as comidas da festa.   

►Foi aprovado Lista de Material escolar para 2015, sendo que a lista será entregue junto com o boletim do último trimestre  e para os alunos novos no ato da matrícula.
   
►O Calendário Escolar foi aprovado e será fixado mês a mês na entrada da escola. 
  
►A SCAF não receberá mais as crianças quando for aula até o recreio, portanto os pais deverão buscar as crianças na escola no horário que serão dispensadas.    
 
► A família precisa ser parceira no processo educacional:    
                                                                      
# Auxiliando nas tarefas de casa;    
# Contribuindo com a organização dos cadernos,    
# Conferindo para que a criança tenha todos os materiais na mochila;      
# Cumprindo com o horário escolar;    
# Lendo e ouvindo a criança a ler;     
# Estipulando horários de estudo;          
# Dialogando sobre a aprendizagem;

OBS. Todos os itens acima foram expostos e aprovados na Assembleia, desta forma devem ser cumpridos integralmente por todos.