1

1

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Assembléia 2010

DESCISÕES E REGRAS APROVADAS NA ASSEMBLÉIA
DO DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2010

FESTA JUNINA: Acontecerá dia 19 de junho. Os pais se comprometeram em colaborar com doação de prendas para a mesma;

CALENDÁRIO: Aprovado. Sendo que o mesmo será exposto na entrada da escola no início de cada mês;

UNIFORME: Aprovado uniforme completo, obrigatório a partir de 15 de março(para os alunos novos) as crianças que já freqüentavam a escola devem usar uniforme a partir de amanhã ( 19/02)

HORÁRIO DA ESCOLA:7h30 ÀS 11h30 e 13h15 às 17h15.Sendo que o portão será aberto apenas 15 minutos antes do início da aula. Saídas antecipadas somente mediante recados escritos e assinados pelo pai/mãe. Pontualidade é importantíssimo;

PORTÕES: O portão da Rua 29 de Julho será aberto nos dias de chuva para entrada. A saídas serão somente pelo portão da Rua Jacob Selbach;

LISTA DE MATERIAIS: Os pais aprovaram por unanimidade a lista de materiais para 2011. Devendo ser entregue junto com o boletim do 4º bimestre e para os alunos novos no ato da matricula;

AGENDAS: Aprovação das agendas para 2010 e 2011. Sendo que para este ano as mesmas poderão ser adquiridas a partir de 01 de março na secretaria da escola no valor de R$2,50

LANCHE: A escola possui cardápio organizado por nutricionista, portanto as crianças não podem trazer lanche. Os pais aprovaram Lanche Livre uma vez por mês, sendo que esse dia será previamente comunicado através de bilhete;

EDUCAÇÃO FÍSICA: Três vezes por semana. Nestes dias as crianças deverão vir com Tênis para praticar aula com segurança;

ITALIANO: Todas as 5ª Feiras. Trazer a Apostila;

ÁGUA: Cada criança deverá trazer de casa, diariamente sua garrafinha com água;

BOLETINS: Serão entregue aos pais em horário após as 17h15. Desta forma os pais deverão se organizar para conversar com as professoras sobre o processo de aprendizagem nestes momentos que serão agendados;

ESTUDO: O sucesso da criança na aprendizagem depende: do ensino por parte do professor, do empenho da criança e do acompanhamento diário dos pais. Na Assembléia por unanimidade os pais se comprometeram em auxiliar e acompanhar seus filhos (as) nas tarefas de casa;

Alimentação Saudável

É importante que seus filhos aprendam a comer de forma correta desde cedo, uma vez que os hábitos alimentares são formados na infância e geralmente se mantêm por toda a vida. Muitos fatores influenciam a alimentação infantil, mas os hábitos dos pais - seus modelos mais importantes - são determinantes.

Ensinar seus filhos a ter hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis irá contribuir para que eles cresçam e se desenvolvam adequadamente, tenham uma boa saúde no futuro e também poderá ajudar a prevenir ou retardar o início de doenças crônicas, como diabetes, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer. Por isso é bom começar a comer bem desde cedo!

*A BOA NUTRIÇÃO*

Vocês já devem ter ouvido falar que uma alimentação saudável é variada, balanceada e moderada. Mas o que isso quer dizer, exatamente? Significa comer diferentes tipos de alimentos todos os dias, nas quantidades certas, para receber as calorias e nutrientes indispensáveis à saúde. E para ter uma alimentação variada e garantir a saúde, é fundamental que a criança receba diariamente alimentos de todos os cinco grupos. Esta é a melhor maneira de garantir que seu filho irá receber todos os nutrientes de que ele necessita.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

OLHA O CARNAVAL AÍ, GENTE!!!

O Brasil é conhecido como o "país do carnaval" e, como bons brasileiros, devemos saber um pouco sobre essa festa que contagia muita gente daqui e de diversas partes do mundo.

HISTÓRIA DO CARNAVAL

O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe
a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo transmitida de geração a geração há muitos séculos.
Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma.
Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salão chegaram ao Brasil em 1892.
Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.

CARNAVAL DE RUA

Desde o início do carnaval brasileiro, muitas pessoas o comemoram nas ruas. Foram assim que apareceram os blocos e os cordões, grupos que cantavam músicas próprias e que deram origem às escolas de samba.
Hoje, nos estados da Região Nordeste, o carnaval de rua reúne uma multid
ão de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.

Cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os trios elétricos e, em Pernambuco, danças tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a festa de adultos e crianças
CARNAVAL BRASILEIRO
O primeiro carnaval brasileiro, segundo os historiadores, aconteceu em 1641. O governador do Rio de Janeiro, Salvador Correa de Sá Benevides, determinou que se dedicasse uma semana de festa para homenagear a coroação de D. João IV. O povo adorou a idéia.
No início, o carnaval era animado com canções portuguesas, como as quadrilhas. Depois, vieram a polca e os ritmos do carnaval italiano. Só em 1870 é que surgiu uma música tipicamente brasileira, o maxixe, e a primeira canção carnavalesca do país: E viva Zé Pereira.
Uma tradição do carnaval eram as brigas com ovos, limões, água e farinha, já cultivada em outros países. Na época da Proclamação da Independência, eram comuns essas batalhas. Até as orgulhosas senhoritas da alta sociedade participavam. Das varandas das casas, moças vistosas jogavam ovos e água nas pessoas que passavam na rua.
O SAMBA

O samba tem origem em antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos para o Brasil. Afirma-se que a palavra samba vem de semba, que significa umbigada ou união do baixo ventre em dialeto africano. No século XIX, esses ritmos africanos sofreram a influência da polca, da habanera, do maxixe e do choro. A arte do samba chegou ao Rio de Janeiro com as baianas que ali foram viver.


FONTE: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=465

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VOLTA AS AULAS 2010!

A Alegria do retorno a escola está no sorriso das crianças!