1

1

segunda-feira, 29 de março de 2010

Trabalhando a música: Gente Tem Sobrenome - Toquinho


Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

27 de março é o dia do circo !!!

No dia 27 de março é comemorado o dia do circo. Essa data foi escolhida para homenagear o palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nesse dia, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.Piolin, foi um dos grandes palhaços do Brasil, se destacando por sua alegria e criatividade.
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia.Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc.
Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.
Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens.

Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas.
O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas.

Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam.

Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres.
Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina.

O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades.

O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada.
Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos.

Confira as fotos de comemoração do Dia do Circo, festa realizada em nossa escola no dia 29 de março de 2010!


A gente gosta de brincar de circo
Dar cambalhota fazer palhaçada,
Agente adora imitar os bichos como é bom brincar.

A gente faz a magica mais linda
Transforma a vida numa grande festa,
Agente canta dança bate palmas e não quer parar


Só faltou sair o coelho da cartola!!!O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas!

Fonte:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/circo/home.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo#O_Circo_no_Brasil

Veja também :
http://www.spacial.com.br/
http://www.academiadecirco.com.br

Uso pedagógico do jornal

Ao se trabalhar com o jornal abre-se a possibilidade de (re)aproveitamento deste material, utilizando-o como recurso didático alternativo na produção infantil. Com a (re)utilização das folhas de jornal estamos preservando o ambiente em que vivemos. O aproveitando de materiais de sucata motiva a criação de novos objetos significativos para as crianças e desperta a satisfação em conseguir realizar tarefas e vencer desafios.

Sobre este assunto Gomes (2001, p. 109) comenta:

O trabalho artístico é importante para que as crianças aprendam a explorar o mundo à sua volta. Existem inúmeros materiais que utilizamos como recurso de expressão, que nos auxiliam a criar coisas e colocar um pouco daquilo que somos no mundo.
A criança pode ser levada a compreender a importância do papel, de onde ele vem e como ele é produzido. Conversando sobre as árvores e conhecendo a sua função, aprendendo que o papel é feito da árvore e que esta necessita ser (re)plantada, assim a criança perceberá que é preciso cuidar da natureza para preservá-la.

Trabalhos realizados pelo 2ºAno aplicado pela professora Laurilei Ghidorsi:

A importância dos pais na vida escolar dos filhos


Uma reportagem publicada na revista Veja (edição de 5 de agosto de 2009), mostrou que apenas 20% dos pais brasileiros se envolvem com a rotina escolar de seus filhos. Esse aparente desinteresse está relacionado a três fatores: baixa escolaridade dos pais, fato de a educação não ser vista como prioridade e transferência de responsabilidade para a escola.

No entanto, a participação dos pais na vida escolar de seus filhos resulta em uma série de indicadores positivos, como: melhora o comportamento na escola, desperta a vontade nas crianças pela participação nas aulas e contribui para um melhor desempenho nas atividades escolares.

Além disso, a participação da família está relacionada com a redução dos índices de evasão escolar. Fato importante, visto que cada ano na escola representa um aumento de 15% na perspectiva de salário desse futuro profissional. Sendo que esse número pode aumentar na medida em que se progride nos estudos.

Demonstrar, desde cedo, que a educação é valorizada pela família é a maior contribuição que os pais podem dar a seus filhos. É importante reservar um tempo para os estudos em casa, fazer leitura , e manter o hábito de conversar com os filhos sobre a escola.

Para ajudar no diálogo em casa, o G.E.M. Maria Melânia Siqueira realiza reuniões bimestrais com os pais dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental. "Estamos sempre em contato com os pais, seja nas reuniões, seja nos eventos que a escola promove. Isso faz com que tenhamos um diálogo aberto com todos eles", afirmam as professoras.

O envolvimento dos pais com a escola aumenta a auto-estima e a segurança das crianças, contribuindo para o amadurecimento emocional e a aprendizagem. "Quando a escola e os pais trabalham em parceria, os resultados são muito bons", conclui.

O maior incentivo que os pais podem dar a seus filhos é perguntar: "Como foi seu dia na escola?". Além disso, seguem abaixo algumas sugestões para despertar o interesse intelectual das crianças:

*Ter livros em casa: se a leitura for incentivada desde cedo nas crianças, o vocabulário aumenta de forma espantosa. Além disso, estimula o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de escrita.

*Reservar em lugar tranquilo para os estudos: um espaço com cadeira, mesa, boa iluminação e longe da televisão ou computador.

* Zelar pelo cumprimento da lição: pedir para ver como a tarefa feita é uma maneira de demonstrar a relevância da atividade. Até os 10 anos esse acompanhamento ajuda a sedimentar uma rotina de estudos, com horário e local.

*Orientar, mas jamais dar as respostas certas: Ao perceber um erro no exercício ou se deparar com uma pergunta de seu filho, não responda diretamente. Fale para ele ler o enunciado com mais atenção ou faça com que ele reflita mais sobre a questão. Você pode até sugerir outras fontes de pesquisa, como livros ou sites confiáveis.

* Preservar o tempo livre: Muitas atividade fora da escola podem atrapalhar o rendimento do aluno. É importante deixar um tempo livre para a criança brincar.

* Comparecer à reunião de pais: a presença dos pais na escola é uma demonstração de interesse e contribui para o envolvimento dos filhos com os estudos.

* Conversar sobre a escola: O pai que consegue mostrar para seus filhos que o estudo é algo agradável e importante para a vida, aumenta em até 40% as chances de o filho se tornar um bom aluno.

* Monitorar o boletim: Ao perceber uma queda de desempenho de seu filho, é importante traçar uma estratégia com o seu filho e a escola para reverter a situação. Lembrando que o castigo não é a melhor solução, pois contribui para diminuir o grau de autoconfiança do aluno.

Fonte: Lição de casa para os pais – página 123

Revista Veja - Edição 2124 - 5 de agosto de 2009

segunda-feira, 8 de março de 2010

Parabéns Mulheres!!!


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

sexta-feira, 5 de março de 2010

EDUCANDO NA MEDIDA CERTA

Para o psicólogo espanhol Guilhermo Ballenato, em uma sociedade tão complexa e competitiva, a educação com base nos valores tem um papel essencial, porque são os pilares que permitem que o ser humano viva em sociedade. Os três considerados por ele fundamentais são justiça, respeito e solidariedade. Esses três fazem com que o desenvolvimento da criança seja mais equilibrado, dá mais confiança para elas e legitima a autoridade dos pais e educadores. Outro ponto importante é o diálogo com a criança com base na escuta e na sinceridade. Uma relação afetiva garante segurança, permite a troca emocional e enriquece.

Três tipos de pais mais vulneráveis a ter filhos indisciplinados: Pais culpados – trabalham fora o dia inteiro e se sentem em falta com as crianças. Acabam mimando demais os filhos e as crianças logo percebem essa fragilidade e passam a abusar.

Pais superprotetores – não querem que seu filho sofra nenhum tipo de frustração. E não entendem que a criança, quando se frustra, consegue se desenvolver melhor emocionalmente.

Pais acomodados – pensam que, se falarem, vai gerar confusão com as crianças. Por isso preferem ficar quietos. São pais que não priorizam educação, e sim a sua própria individualidade e seu momento.

Para que seu filho aprenda a amadurecer e perceba que não terá tudo sempre à mão quando pedir, é importante que você diga não sempre que necessário. Crianças que nunca são contrariadas acabam se tornando adultos irritados, agressivos e até infelizes. Porque o mundo não dará somente o sim incondicional que os pais sempre disseram. E justamente por seus bons efeitos, a palavrinha não deve ser desperdiçada em situações completamente desnecessárias. Quando usado sem moderação, o não perde força e convida à desobediência.