1

1

segunda-feira, 29 de abril de 2013

INTERCÂMBIO DE LIVROS

Durante a semana em que comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil e o Aniversário de Monteiro Lobato, realizamos o intercâmbio de livros na Escola. Cada Aluno trouxe para a Escola um livro com uma dedicatória, organizamos todos os livros em um espaço onde cada criança teve a oportunidade de escolher um livro para si. Esta foi mais atividade desenvolvida com o propósito de formar pequenos leitores.


 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DURANTE A SEMANA DA COMEMORAÇÃO DO LIVRO INFANTIL

Devido a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, foram realizadas diversas atividades voltadas para a questão do livro, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura nas crianças. Entre as atividades realizadas, contamos com a parceria do SESC, através do projeto "Baú de Histórias" com Paulo Freire de São Paulo e a "Maratona de Contos" com o Grupo Piliquinha e Carretel Companhia Teatral de Concórdia.

 
 

terça-feira, 23 de abril de 2013

DISCIPLINA DE XADREZ

A Disciplina de Xadrez faz parte do currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Na Educação Infantil as crianças tem o primeiro contato com este jogo, conhecendo as peças, seus respectivos nomes, a forma como podem ser movintadas e o tabuleiro. As Professoras Naira e Elisângela trabalham as noções básicas do xadrez de uma forma lúdica, para que os Alunos aprendam brincando e adquiram o gosto e o prazer pelo jogo.

 


LITERATURA DRAMATIZADA

A Professora Fátima desenvolveu diversas atividades com os Alunos a partir da poesia "As Borboletas" de autoria do Vinícius de Moraes.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

UMA POESIA ESCRITA POR UM ALUNO

Um livro mágico


Um livro mágico
Parece um,
Pedaço de papel
Mas é doce como mel.

Um livro 
É uma beleza
Ele não é mudo
É uma surpresa.

Um livro é doce
É como o  mel
E nos leva
Para o céu.

Um livro
Pode encantar
E Você se aventurar
Ele pode até te assustar.

Um livro
É másgico
Leva você longe
Para lugares imaginários.

Um livro
É saber
Com ele você
Se encanta ao ler.

Aluno Gabriel Vittor Zachet

segunda-feira, 15 de abril de 2013

"UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E COM LIVROS"

 


O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário. Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso. Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio? Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos. Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar. Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Importância do Brincar no Desenvolvimento da Aprendizagem

Com a proximidade da Páscoa foram desenvolvidas algumas atividades enfocando esta data, bem como atividades lúdicas e brincadeiras. As crianças também foram presenteadas com chocolates.

O Brincar é visto com uma importante forma de comunicação por meio da qual a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança porque facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo desta forma uma estreita  relação entre jogo e aprendizagem. Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.
Fonte: Artigo - A Importância do Brincar na Educação Infantil. Por Fabiane das Neves Fantacholi


segunda-feira, 1 de abril de 2013

LOCALIZAÇÃO

Pontos Cardeais

Como era possível navegar em alto mar ou localizar algum ponto na terra quando ainda não havia 
instrumentos de orientação?

Pontos cardeais são pontos principais ou de referência. Servem para que possamos nos orientar em qualquer lugar na terra. São eles: o norte, o sul, o leste e o oeste. O ponto cardeal norte indica o polo norte. O ponto cardeal sul indica o polo sul. A rosa dos ventos, símbolo que traz os pontos cardeais, geralmente se localiza no canto superior ou inferior dos mapas. Ela é importante, pois auxilia a encontrar a direção que se quer seguir. Após trabalhar esse conhecimento em sala de aula, a Professora Sônia e seus Alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental sairam da sala de aula e foram caminhar pelas ruas próximas a Escola com aparelhos de GPS para aprender a se localizar na prática.