1

1

terça-feira, 30 de setembro de 2008

DIA DA CRIANÇA!!!

A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerido pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920.

Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos.

O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.
A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!

Dia das Crianças no Mundo
Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.

Dia Universal da Criança
A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.


Os Direitos das Crianças

Ruth Rocha
Toda criança o mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.


Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.



Um passeio de canoa,
Pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa...
Contar estrelas no céu...

Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cahorro-quente.

Festejar o aniversário,
Com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos,
Dar pulos no colchão.

Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura...
Alguém para querer bem...

Festinha de São João,
Com fogueira e com bombinha,
Pé-de-moleque e rojão,
Com quadrilha e bandeirinha.

Andar debaixo da chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.
Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.

Ter tempo pra fazer nada,
Ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada...
Falar pelos cotovelos.


E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.

Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito de ser feliz!

E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.

Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...

Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito a ser feliz!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro.

Maquetes feitas pelas 3as. séries "A" e "B":


Vistando a Fabet:



PAZ NO TRÂNSITO
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de auxiliar na conscientização de pedestres, ciclistas e condutores sobre os deveres e direitos no trânsito prioriza este ano a educação para o trânsito. O Contran já regulamentou, por meio da Resolução 265/08, o trânsito como atividade extracurricular em instituições de ensino médio e prepara, agora, as diretrizes nacionais da educação no trânsito para a educação infantil e ensino fundamental.
Por isso, o Conselho definiu como tema da Semana Nacional de Trânsito de 2008, “a criança no trânsito”. A escolha do tema tem o objetivo de sensibilizar pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito.
Educação no Trânsito em nossa escola:
(clique na imagem para ver em tamanho maior)
Aulas de educação física:
Hora do conto com
Atividades interativas no Laboratório de informáticaPainel Informativo:Videos:


Para colorir :

SESC E VOCÊ 62 ANOS

Ao completar 62 anos de existência, o Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC-SC) abre as portas de todas as Unidades do Estado. O objetivo é aproximar a comunidade dos serviços oferecidos pela instituição, que realiza atividades significativas nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência e lazer. Em parceria com a escola G.E.M Maria Melânia Siqueira o SESC- Concórdia apresentou nesta Terça-Feria dia 16/09 suas oficinas de dança:
Programação das atividades de 18/09 a 30/09:

http://www.sesc-sc.com.br/assets/projesp/2008/sescevoce/programacao.htm

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

21 de Setembro - DIA DA ÁRVORE


No dia 21 de setembro, comemoramos o Dia da Árvore. Os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram as árvores na época das chuvas, ou quando se preparava a terra para semear. Por isso, há trinta anos adotou-se a data que marca a entrada da primavera para a celebração do Dia da Árvore. Uma curiosidade é que os Estados do Norte e do Nordeste celebram a árvore no final de março, já que esse é o período de chuvas na região. E para entendermos a importância da árvore, que tal aprendermos sobre as suas partes?

Partes da árvore

A raiz é geralmente subterrânea (fica debaixo do solo), e o seu principal papel é sustentar a planta, absorver, armazenar a água e nutrientes do solo.
O caule é o corpo da planta. Por ele passam os nutrientes para as folhas, flores e frutos. Os troncos das árvores variam em tamanho, forma, textura e cor. É do tronco de algumas árvores que é extraída a madeira que usamos.
As folhas possuem formato e tamanho particulares! Nelas, ocorre a fotossíntese, que é a produção de glicose (açúcar) e oxigênio. Também ocorre a transpiração e a perda de água para o meio ambiente na forma de vapor.
▬ A flor é o aparelho reprodutor das plantas, portanto, ela pode ser masculina ou feminina. A flor é uma modificação das folhas, que ficaram mais bonitas para atrair os animais que vão ajudar na reprodução dos vegetais.
▬ O fruto serve para proteger a semente e reservar nutrientes. Quando cai, o fruto aduba o solo para o nascimento da nova planta. E claro, serve como alimento para as espécies animais.

▬ A semente contém o embrião que dará origem a uma nova planta. Para a semente virar uma planta e propagar a espécie, ela deve estar madura, receber água, luz, ar e calor. O Vital, sempre antenado com as coisas e disposto a ajudar, lembrou que, antes de mais nada, temos de saber da importância da árvore para a natureza.
Amiga árvore
Além de terem a função de embelezar o meio ambiente, as árvores protegem lavouras contra os ventos, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos raios solares, fornecem sombra, servem de moradia a pássaros e outros animais, fornecem alimentos ao homem e à fauna (conjunto de animais), absorvem a poluição atmosférica e produzem mais oxigênio (por meio da fotossíntese).Outro fato importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma idéia, um em cada quatro medicamentos usados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal.Tem mais, turma: uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como as árvores poderiam ajudar a evitar enchentes!Por tudo isso, amigos, são da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que ela se desenvolva.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Chuva de Granizo em Concórdia

Granizo no pátio da escola

Granizo é a forma de precipitação de partículas sólidas de gelo, transparentes ou translúcidas, que podem medir de 5mm a um tamanho de uma laranja; o recorde das maiores pedras de granizo foi alcançado em Bangladesh, onde cada pedra pesava cerca de 5kg.

A formação do granizo ocorre nas nuvens do tipo cumulonimbus, que podem chegar a alturas de até 1.600 m. No interior dessas nuvens, as freqüentes correntes de ar elevam o vapor de água condensado às maiores altitudes, passando acima da linha Isotérmica, que é de 0ºC, assim, essas gotículas de água se congelam até terem o peso suficiente para cair. Dependendo de certas condições, as pedras de gelo podem ser tão pequenas que chegam a cair sobre solo já na forma líquida. Entretanto, a formação do granizo depende das condições de umidade e da velocidade e intensidade dos movimentos internos dos núcleos de gelo.

Uma chuva de granizo pode provocar muitos danos materiais, ocasionando a destruição de telhados, quedas de árvores, danos na rede elétrica e em veículos, sem contar os grandes prejuízos à agricultura. No Brasil, por exemplo, a região Meio-Oeste de Santa Catarina é freqüentemente atingida por chuvas de granizo.

Na ocasião de uma chuva de granizo, não é recomendável ficar abrigado embaixo de árvores ou coberturas frágeis; deve-se abrigar em locais seguros e resistentes.

fonte: www.brasilescola.com/geografia/granizo.htm
ja.wikipedia.org/wiki/pt:Granizo


Plantas tóxicas e Plantas medicinais - 2a. "A"

Plantas tóxicas são todas as plantas que por ingestão ou contato, provocam danos à saúde do homem ou dos animais, podendo inclusive levá-los à morte.Algumas das plantas ornamentais que temos em nossos em vasos ou jardins podem esconder perigo por trás de sua beleza. Mamona
Características: arbusto com até 2 (dois) metros de altura, caule nodoso de cor verde-avermelhada, folhas em forma de palma e fruto arredondado com espinhos.O veneno é encontrado principalmente nas sementes.
Sinais/Sintomas: após a ingestão podem ocorrer náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarréia com sangue. Envenenamento grave de alto risco.
Outros nomes populares: carrapateira, carrapato, castor, palma-de-cristo.

Copo-de-leite
Características: planta ornamental muito apreciada por sua inflorescência amarela protegida por um invólucro branco semi-campanulado.O veneno está presente nas folhas e talos.
Sinais/Sintomas: após a ingestão ou contato podem ocorrer irritação nos lábios e língua, edema (inchaço), salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contato com os olhos pode provocar irritação e lesão de córnea. O contato com a pele pode causar irritação dérmica.
Outros nomes populares: cala-branca, lírio-do-Nilo.

Comigo-ninguém-pode
Características: planta ornamental com caule verde e espesso, folhas grandes, longas e vistosas de cor verde escura, com manchas esbranquiçadas.O veneno está presente nas folhas e talos.
Sinais/Sintomas: após a ingestão e contato, podem ocorrer irritação em lábios e língua, edema (inchaço), salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contato com os olhos pode provocar irritação e lesão de córnea. O contato da seiva com a pele pode provocar severa irritação acompanhada de vermelhidão, inchaço e dor local.
Outros nomes populares: diefenbachia.

MEDIDAS PREVENTIVAS:
  • Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças.

  • Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

  • Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc).

  • Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

  • Não coma folhas e raízes desconhecidas. Lembre-se que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

  • Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele, principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

  • Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

Planta medicinal é uma planta que contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas. Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Existe um grande número de espécies em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos. As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia) e suas propriedades são estudadas nos laboratórios das empresas farmacêuticas, a fim de isolar as substâncias que lhes conferem propriedades medicinais (princípio ativo) e assim, produzir novos fármacos.
Camomila

A camomila é um sedativo suave usado nas debilida-des estomacais e intestinais. Além de possuir ação antiinflamatória e tônica, combate vermes, males do útero, ovário, eólicas, enjôos e indigestões.

foto camomila

Arruda
A arruda é freqüentemente utilizada em forma de cataplasma nas dores reumáticas e nas nevralgias.
O cozimento desta erva com um pouco de vinagre é empregado somente para lavar os cabelos. Ajuda a matar piolhos.

Fotos de ervas medicinais

Boldo do Chile

Com sua ação tônica, este chá, consagrado nos casos de afecções e cálculos do fígado, digestão difícil e hiper-acidez, também evita eólicas e previne a icterícia.

Fotos de ervas medicinais

sites interessantes sobre plantas tóxicas e plantas medicinais:

http://br.geocities.com/plantastoxicas
http://aquabiotech2.tripod.com/id5.html
www.jardimdeflores.com.br/JARDINAGEM/A32especiestoxicas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plantas_medicinais
www.bethynha.com.br/ervas.htm
http://ci-67.ciagri.usp.br

http://www.plantamed.com.br

http://www.plantasmedicinaisbr.com