1

1

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Plantas tóxicas e Plantas medicinais - 2a. "A"

Plantas tóxicas são todas as plantas que por ingestão ou contato, provocam danos à saúde do homem ou dos animais, podendo inclusive levá-los à morte.Algumas das plantas ornamentais que temos em nossos em vasos ou jardins podem esconder perigo por trás de sua beleza. Mamona
Características: arbusto com até 2 (dois) metros de altura, caule nodoso de cor verde-avermelhada, folhas em forma de palma e fruto arredondado com espinhos.O veneno é encontrado principalmente nas sementes.
Sinais/Sintomas: após a ingestão podem ocorrer náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarréia com sangue. Envenenamento grave de alto risco.
Outros nomes populares: carrapateira, carrapato, castor, palma-de-cristo.

Copo-de-leite
Características: planta ornamental muito apreciada por sua inflorescência amarela protegida por um invólucro branco semi-campanulado.O veneno está presente nas folhas e talos.
Sinais/Sintomas: após a ingestão ou contato podem ocorrer irritação nos lábios e língua, edema (inchaço), salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contato com os olhos pode provocar irritação e lesão de córnea. O contato com a pele pode causar irritação dérmica.
Outros nomes populares: cala-branca, lírio-do-Nilo.

Comigo-ninguém-pode
Características: planta ornamental com caule verde e espesso, folhas grandes, longas e vistosas de cor verde escura, com manchas esbranquiçadas.O veneno está presente nas folhas e talos.
Sinais/Sintomas: após a ingestão e contato, podem ocorrer irritação em lábios e língua, edema (inchaço), salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contato com os olhos pode provocar irritação e lesão de córnea. O contato da seiva com a pele pode provocar severa irritação acompanhada de vermelhidão, inchaço e dor local.
Outros nomes populares: diefenbachia.

MEDIDAS PREVENTIVAS:
  • Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças.

  • Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

  • Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc).

  • Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

  • Não coma folhas e raízes desconhecidas. Lembre-se que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

  • Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele, principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

  • Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

Planta medicinal é uma planta que contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas. Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Existe um grande número de espécies em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos. As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia) e suas propriedades são estudadas nos laboratórios das empresas farmacêuticas, a fim de isolar as substâncias que lhes conferem propriedades medicinais (princípio ativo) e assim, produzir novos fármacos.
Camomila

A camomila é um sedativo suave usado nas debilida-des estomacais e intestinais. Além de possuir ação antiinflamatória e tônica, combate vermes, males do útero, ovário, eólicas, enjôos e indigestões.

foto camomila

Arruda
A arruda é freqüentemente utilizada em forma de cataplasma nas dores reumáticas e nas nevralgias.
O cozimento desta erva com um pouco de vinagre é empregado somente para lavar os cabelos. Ajuda a matar piolhos.

Fotos de ervas medicinais

Boldo do Chile

Com sua ação tônica, este chá, consagrado nos casos de afecções e cálculos do fígado, digestão difícil e hiper-acidez, também evita eólicas e previne a icterícia.

Fotos de ervas medicinais

sites interessantes sobre plantas tóxicas e plantas medicinais:

http://br.geocities.com/plantastoxicas
http://aquabiotech2.tripod.com/id5.html
www.jardimdeflores.com.br/JARDINAGEM/A32especiestoxicas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plantas_medicinais
www.bethynha.com.br/ervas.htm
http://ci-67.ciagri.usp.br

http://www.plantamed.com.br

http://www.plantasmedicinaisbr.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Que trabalho bonito. Párabéns

Anônimo disse...

Um site legal que achei sobre ervas medicinais:

www.chamedicinal.com.br

Anônimo disse...

Boa matéria, muito útil. Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais pode ser que ajude outras pessoas como eu o Link é:

www.chamedicinal.com.br