1

1

quinta-feira, 4 de junho de 2009

5ª Jornadinha Nacional de Literatura

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A PROGRAMAÇÃO

PEDRO BANDEIRA (Santos SP, 1942)
Tem formação em Ciências Sociais. Trabalhou com teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo...

Pedro Bandeira de Luna Filho (Santos, SP, 1942) tem formação em Ciências Sociais. Trabalhou com teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo e com teatro de bonecos. Além de professor, trabalhou no jornalismo e publicidade, começando na revista Última Hora e depois na editora Abril.

Hoje se dedica exclusivamente à literatura infanto-juvenil. Seu primeiro livro O dinossauro que fazia au-au, voltado para crianças, fez grande sucesso, mas foi com A droga da obediência, voltado para adolescentes -que o autor considera seu público-alvo- que ele se consagrou. Autor carismático, revela que também estudou psicologia e educação para "entender melhor em qual faixa etária a criança acha seu pai herói, com qual idade acha-o um chato e quando está pronta para questionar tudo e todos". Também afirma que a inspiração para cada história vinha de livros e de acontecimentos de sua própria vida.

Criatividade nunca lhe faltou, mas, quando isso acontece, Pedro abre o e-mail de seu computador e começa a ler as mais de trezentas mensagens que recebe semanalmente de seus leitores de todo o Brasil. Pedro Bandeira é o autor de literatura infanto- juvenil mais vendido no Brasil. Sua obra já vendeu mais de vinte milhões de exemplares, tendo conquistado vários prêmios, como o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte -APCA- ,o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, Adolf Aizen e Altamente Recomedável, da Fundação Nacional de Livro Infantil e Juvenil. Dentre seus livros consagrados , citam-se os da série Os Karas, A marca de uma lágrima, Agora estou sozinha..., A hora da verdade, Prova de fogo.

outros autores veja no site: http://www.jornadadeliteratura.upf.br

5ª Jornadinha - Música


Vidas virtuais

Letra: Paulo Becker
Música: Pedro Almeida

JL13 para base. Já contatei o Circo da Cultura. Aguardo novo comando. Base para JL13. Sua missão é ajudar a formar leitores multimidiais. Que a força esteja com você.

Olhamos telenovelas
Zapeamos telejornais
Somos fãs de animês
De quadrinhos e mangás
Navegamos na internet
Falamos ao celular
E enviamos muitos torpedos
Esperando o amor chegar

Cai na real, cai na real
A nossa vida é virtual
Cai na real, cai na real
A nossa vida é virtual

O mundo muda mais rápido
Que o coração de um mortal
O que ontem era teatro
Hoje é centro comercial
A pracinha em que brincamos
Ficou debaixo do asfalto
E nós passamos de carro
Esperando o amor chegar

Cai na real, cai na real
A nossa vida é virtual
Cai na real, cai na real
A nossa vida é virtual

Ô linda moça
Do disco voador
Me leve pra jornada
Sempre que você for
Ô linda moça
Só não me deixe aqui
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí

5ª Jornadinha Nacional de Literatura

A cada Jornadinha, em bandos coloridos, as crianças e os adolescentes chegam bem cedo, pela manhã, ao Circo da Cultura. O seu entusiasmo se percebe nas fisionomias, que expressam alegria e espanto ao entrarem na enorme lona do Circo, com capacidade para abrigar mais de quatro mil pessoas. O espetáculo das letras inicia com o show de abertura e, na sequência, o apresentador oficial da Jornadinha, o gato Gali-Leu, interage com o público e chama os escritores e artistas para subirem ao palco.

Durante toda a manhã, alternam-se momentos de silêncio total, quando as crianças escutam a fala dos escritores, com momentos de euforia, quando, por exemplo, todos cantam juntos a música de algum cantor ou grupo que está se apresentando. No período da tarde, os alunos são distribuídos em quatro lonas coloridas, nas quais podem conversar com os escritores.

Todos os escritores, em sistema de rodízio, participam da conversa com os alunos nas quatro lonas. A proximidade do escritor com o público, em grupos menores, permite um debate profícuo, criando possibilidades para os leitores fazerem suas perguntas ou mesmo comentários sobre as obras lidas.

A Jornadinha ocorre durante quatro dias, período no qual são envolvidos estudantes de escolas públicas e particulares. Os alunos de 1º a 4º anos do ensino fundamental participam nos dois primeiros dias, os alunos de 5ª a 8ª, no terceiro dia e os alunos de ensino médio, no último dia.

No intervalo do meio-dia, crianças e adolescentes frequentam a praça de alimentação, visitam exposições, participam de oficinas, assistem a espetáculos artísticos, realizam atividades com computadores ou visitam estandes de livrarias na Feira do Livro. No final da tarde, todos têm a oportunidade de buscar um autógrafo do(s) seu(s) escritor(es) predileto(s).

Nas quatro edições da Jornadinha já realizadas, passaram pelo Circo da Cultura, aproximadamente, 55.000 crianças, pré-adolescentes e adolescentes de diferentes municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O efeito da Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo pode ser visualizado, também, em festas literárias nacionais e internacionais, bienais do livro, feiras e seminários, inspirando a realização de ações paralelas a esses eventos com o público infantil e juvenil.

O mais importante é que esse público, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, é preparado antecipadamente, lendo as obras dos autores com quem irão dialogar, debatendo seus conteúdos, seus recursos estilísticos, suas ilustrações, realizando trabalhos em diferentes linguagens sobre as leituras realizadas, num verdadeiro processo de vinculação entre educação, cultura e tecnologia.

NOS SITES ABAIXO VOCÊ ENCONTRA VÁRIOS MATERIAIS SOBRE OS AUTORES E SUAS OBRAS:

http://www.jornadadeliteratura.upf.br/

http://jornadinha.blogspot.com/