1

1

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Estudando sobre o Município de Concórdia

Alunos do 2º Ano fazendo a localização geográfica do município:


O município de Concórdia é banhado por vários rios da bacia hidrográfica do rio Uruguai. ALém do próprio Uruguai, destacam-se o Jacutinga e Rancho Grande, Queimados e inúmeros riachos chamados de Lajeado, entre eles o Queimados, que passa pelo centro da cidade. Localizado na divisa com os municípios de Irani, Lindóia do Sul, Ipumirim, Arabutã e Itá, o rio Jacutinga recebe água de uma série de afluentes, com sérios riscos de contaminação com dejetos suínos. A preocupação é maior porque é dele que Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) capta a água que é distribuída na cidade.
A construção da Usina Hidrelétricade Itá fez com que o curso do Rio Uruguai em toda a extensão que banha o muincípio de Concórdia, na divisa com o Rio Grande do Sul, se transformasse num grande lago. O mesmo ocorreu com a parte final dos cursos de seus afluentes (incluindo Rancho Grande, Queimados e Jacutinga e o Lajeado Fragosos). Este lago possui mais de 80 km de extensão, com uma profundidade de mais de 70 metros e uma largura média de mais de 500 metros.
Sua Bandeira é composta por três listras verticais, das quais são vermelhas as laterais e verde a listra central. Também há um losango branco centralizado na mesma, com o brasão da cidade no centro deste.

Nenhum comentário: