1

1

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Veja como transportar crianças que não cabem mais na cadeirinha do carro

Como transportar uma criança que não tem mais idade para ficar na cadeirinha nem se no cinto de segurança?

O uso da cadeirinha para crianças no carro já é obrigatório no Brasil, segundo determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que aprovou resolução regulamentando as regras para transporte de crianças com idade inferior a 10 anos, mas o não cumprimento só vai passar a ser punido com multa em 2010 . De todos os modos, o que importa aqui é a integridade física de seu filho. Existem cadeirinhas que variam conforme o peso da criança. Quando a criança atinge o peso e estatura que a cadeirinha não comporta mais, o ideal é utilizar um banquinho, mais conhecido por poltrona de posicionamento do cinto, que serve para a criança ficar mais alta e dessa forma usar o cinto normal do carro na posição correta.
O guia da cadeirinha: crianças até 1 ano de idade devem dicar no bebê conforto voltadas para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco de trás (foto 1); de um até 4 anos de idade deverão usar a cadeira de segurança (foto 2); de quatro até sete anos e meio deverão sentar em um assento de elevaçao preso no banco traseiro com cinto de três pontos (foto 3); acima de sete anos e meio devem andar com cinto de segurança (Foto: Criança Segura/Divulgação)


OS DEZ MANDAMENTOS DO TRÂNSITO SEGURO

1 - Não matar.

2 - A estrada seja para você um instrumento de comunhão entre as pessoas e não um local com risco de vida.

3 - Cortesia, sinceridade e prudência ajudarão você a superar os imprevistos.

4 - Seja caridoso e ajude o próximo nas suas necessidades, especialmente as vítimas de acidentes.

5 - Que o carro não seja para você expressão de poder e domínio nem ocasião de pecado.

6 - Convença, com caridade, os jovens e os que já não o são para que não dirijam quando não estiverem em condições de fazê-lo.

7 - Ajude as famílias das vítimas de acidentes.

8 - Reúna a vítima com o motorista agressor num momento oportuno para que possam viver a experiência libertadora do perdão.

9 - Na estrada proteja o mais vulnerável

10 - Sinta-se responsável pelo outro.

Nenhum comentário: