A Geometria trata de formas, das suas propriedades e das suas relações. Olhando à nossa volta, rapidamente tomamos consciência de que na Natureza são produzidas e reproduzidas determinadas formas e que, além disso, a Natureza prefere certas formas em relação a outras também possíveis. Por exemplo:
- O azeite que deitamos no caldo verde forma, na superfície da sopa, círculos, e não quadrados ou outra forma geométrica.
- As colmeias das abelhas obedecem a um padrão (pavimentação) hexagonal.
- O vento produz, na superfície dos oceanos, ondas com uma determinada forma, em vez de ondas quadradas.
- Três bolinhas de sabão, se deixadas livremente, formarão sempre ângulos de 120º.
Podemos viver a Geometria através da visão intuitiva ou de uma elaboração mais aprofundada. No entanto, é essencialmente através da intuição geométrica que o estudo da Geometria assenta. Hoje em dia, a Geometria é considerada indispensável nas diversas profissões de natureza técnica ou artística.
Observando sólidos, os alunos desenvolverão a sua percepção do espaço e, ao mesmo tempo, o seu conhecimento do plano. Com vista ao desenvolvimento do raciocínio dedutivo dos alunos, pretende-se que os professores dêem especial relevo à justificação de propriedades simples e à resolução de problemas geométricos, devendo também pedirem aos alunos que façam raciocínios sobre figuras, permitindo assim uma maior compreensão das suas propriedades e inter-relações.
Em resumo, ensina-se Geometria porque esta ciência desenvolve simultaneamente:
- o conhecimento do mundo real;
- o processamento e a interpretação visuais;
- o raciocínio lógico/dedutivo.
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