"Ser pai ou mãe é uma condição biológica.
Ser um Educador Familiar é uma opção de vida".
(Antônio Carlos G. da Costa)
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS
Levar e buscar na escola, verificar a mochila e checar a lição de casa. Se essa é sua participação na vida escolar do seu filho, é hora de mudar! De fazer muito mais! Uma nova pesquisa americana mostrou que quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos eles terão.
Os cientistas acompanharam 1.300 crianças desde o nascimento até o sexto ano do ensino fundamental. Com a observação, eles perceberam que, quanto mais os pais conversavam sobre a escola, visitavam o local, se envolviam com as lições e os trabalhos e incentivavam o progresso educacional da criança em casa, melhores eram as habilidades sociais de seus filhos. Entre outras coisas, os alunos demonstravam mais autocontrole e comportamento cooperativo. E mais: eram menos agressivos e indisciplinados e tinham menos chance de desenvolver depressão ou ansiedade em excesso.
Segundo a psicopedagoga Silvia Amaral de Mello Pinto, da Clínica elipse (SP), A pesquisa reforça a importância de uma parceria entre a família e a escola. “Os pais têm que ter interesse em acompanhar o crescimento da criança e a escola deve dar abertura e facilitar que esse contato aconteça, pois é aí que o aprendizado se completa de fato”.
Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar não significa apenas cobrar. É muito mais do que isso. É estimular, ensinar, conversar, prestigiar, acompanhar e discutir. A cobrança é a última ferramenta nessa parceria. E todo mundo só tem a ganhar.
Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, tem mais estímulo para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. “É na escola que ela faz amigos, conquista seu espaço no mundo, forma a personalidade e aprende as lições dos livros e da vida”.
Pais que participam ativamente da educação dos filhos são os maiores responsáveis pelo bom desempenho deles em sala de aula. Essa foi a conclusão de um estudo divulgado pela Fundação Itaú social, que percebeu que 70% do desempenho de um estudante é influenciado pela família. A escola fica apenas com 30% da influência.
ENTÃO PAIS E MÃES! PARTICIPEM MAIS DA VIDA ESCOLAR DE SEU FILHO E GARANTAM SEU SUCESSO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário