A Importância das Escolas
Grandes organizações sociais só alcançam sucesso quando se voltam para aquilo que fazem melhor. Esta verdade vale para as escolas. O que as escolas podem e devem fazer? Elas não podem alcançar sucesso a não ser que todos os seus alunos se tornem competentes em leitura, escrita e matemática, assim como sejam capazes de obter um bom entendimento de história, ciências, literatura e um idioma estrangeiro. Elas não podem alcançar sucesso a não ser que ensinem às crianças a importância da honestidade, da responsabilidade pessoal, da curiosidade intelectual, da engenhosidade, da bondade, da empatia e da coragem.
As escolas devem preparar para uma inteligência que proporciona aos indivíduos condições de aprender novas tarefas e de se tornarem senhores de suas próprias vidas. Elas devem ensinar o uso da linguagem simbólica e das idéias abstratas. Elas devem ensinar a cultura do mundo no qual vivem, e a respeito de culturas que existiram tempos atrás e em lugares muito distantes. Não podem competir com a riqueza visual da televisão, com a Internet ou com o cinema.
Três grandes erros dominam certo pensamento sobre as escolas:
1 - O primeiro grande erro é a expectativa de ver as escolas como instituições capazes de resolver todos os problemas da sociedade;
2 - O segundo é a crença de que apenas uma parcela das crianças precisa de educação acadêmica de alta qualidade;
3 - O terceiro é a crença de que as escolas precisam enfatizar as experiências imediatas dos estudantes e minimizar (ou até mesmo ignorar) a transmissão do conhecimento.
O primeiro destes pressupostos leva à perda de foco, afastando as escolas de sua missão mais básica; o segundo contribui para baixos desempenhos e favorece políticas antidemocráticas; o terceiro priva as crianças de aprender com a experiência de outros e impede que eles possam subir sobre os ombros de gigantes em qualquer campo do pensamento e da ação.
A educação em nosso tempo, mais do que em qualquer outra época, é a chave para uma participação integral na sociedade. A sociedade que permite que um vasto número de seus cidadãos permaneça deseducado, ignorante, ou semi-alfabetizado desperdiça sua maior riqueza, a inteligência de seu povo.
As disciplinas ensinadas na escola são de uma validade singular, tanto para os indivíduos como para a sociedade.
As escolas não vão se tornar obsoletas por causa das novas tecnologias uma vez que seu papel como instituições de aprendizagem tornou-se mais importante hoje do que o foi no passado. A tecnologia pode suplementar as escolas, não substituí-las. Mesmo as tecnologias eletrônicas mais avançadas são incapazes de converter seus mundos de informação em conhecimento maduro, uma forma de mágica intelectual que requer professores competentes e bem preparados.
Para serem bem sucedidas, as escolas precisam estar voltadas para sua missão fundamental de ensinar e aprender. E elas precisam fazer isso para todas as crianças. Essa deve ser a meta mais abrangente das escolas no século XXI.
(Trecho final do livro Left Back: a century of failed school reforms, de Diane Ravitch, New York 2000.)
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