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quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ALFABETIZAÇÃO

O processo de construção da escrita pode apresentar problemas que impedem o desenvolvimento do aprendizado. Esses problemas são de ordem cognitiva e estão estritamente ligados ao desenvolvimento da criança. Estes problemas de compreensão são relacionados a fases de desenvolvimento descritas por Piaget. Emília Ferreiro diz que é necessário compreender o modo de organização do pensamento e do aprendizado, de acordo com a faixa etária, variando de indivíduo para indivíduo. Ela se utiliza da teoria de Piaget e diz que as considerações feitas por este não são fixas, e que variam de acordo com o indivíduo. Dentro dos problemas apresentados podemos destacar a dificuldade que a criança tem em identificar as letras devido as diferentes formas de grafia. Outro problema apresentado é a relação entre o todo e as partes. No início do processo de alfabetização a criança não consegue estabelecer esta relação e, portanto muitas delas identificam letras como silabas e silabas como letras. Outro problema relatado por Ferreiro trata da dificuldade em associar a grafia com a quantificação de objetos (plural). A criança não consegue entender por que as quantidades são designadas apenas pelo grafema “s”. Para elas, quanto maior for à quantidade de objetos, maior deveria ser a quantidade de palavras. Além disso, a criança apresenta dificuldades de fazer uma associação fonética entre as letras no momento da escrita. A construção do conhecimento da escrita pela criança é um processo complexo. Este processo se dá em diferentes etapas, e é gradualmente desenvolvido conforme a eliminação de etapas anteriores. As fases são superadas de acordo com a capacidade da criança de organizar as letras, os números e a definir a função de cada sinal gráfico e os seus nomes. O ápice do processo de construção da escrita é alcançado quando a criança domina a interpretação subjetiva de textos. Nesta ultima fase, podemos dizer que a criança está alfabetizada. No entanto, para que esse processo seja autêntico, e o aprendizado consistente, a criança precisa cumprir todas as etapas, enfatizando e priorizando o seu tempo de construção do conhecimento. 
Diante disso e pelo fato de cada criança dispor do seu próprio tempo para aprender. E também porque cada criança foi estimulada de forma diferente no meio familiar em que vive, nós enquanto Profissionais da Educação, percebemos que alguns Alunos necessitam de maior atenção e em alguns casos também de atendimento individualizado. 
Sendo assim, visando atingir a meta de que todos os 50 Alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental deverão apropriar-se do processo da leitura e escrita até o final do ano letivo, realizamos uma avaliação diagnóstica para verificar o nível de conhecimento e buscar as estratégias e encaminhamentos mais adequados para cada caso. 


 
  
 

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