Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e
desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1
paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora
exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador chinês
quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo,
percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos.
De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.
O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O tangram pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.
De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.
O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O tangram pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.
A Professora Fernanda utilizou o tangram com os Alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. As crianças usaram sua imaginação e com muita criatividade montaram uma diversidade de figura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário