1

1

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Origem dos Alimentos

A Professora Laurilei trabalhou com os Alunos do Segundo Ano a origem dos alimentos: animal, vegetal e mineral. Após a realização de diferentes atividades com o objetivo de explorar os conhecimentos relacionados a esse assunto, foi solicitada a colaboração dos pais, que enviaram os alimentos necessários e os Alunos saborearam um delicioso sanduíche acompanhado do suco de uva e de laranja.



Construção da tabuada com material concreto

Construindo a Tabuada com os Alunos da Segundo Ano

O termo tabuada é bastante antigo e designa um conjunto de fatos, como por exemplo: 3 x 1 = 3, 3 x 2 = 6, 3 x 3 = 9, etc. Esses fatos têm sido chamados, por diversos autores, de fatos fundamentais da multiplicação. Trabalhando com materiais concretos como papel quadriculado, tampinha de garrafa, palitos, massa de modelar, explorando jogos e situações diversas, como quantos alunos serão necessários para formar 2 times de futebol, os alunos poderão, aos poucos, construir e registrar os fatos fundamentais que compõem a tabuada. 

Proponha aos alunos que descubram quanto dá, por exemplo, 8 x 3. Desenvolva com eles quais são as formas que podem levá-los a encontrar a solução para esta situação. Eles podem obter este resultado através de adições sucessivas: Mas podem também obter 8 x 3 de outro modo. Como 8 = 5 + 3, podem perceber que: 8 x 3 = 5 x 3 + 3 x 3. Faça-os entender que a multiplicação agiliza o processo de adição e que se eles souberem a tabuada “de cor”, poderão ser mais ágeis ao resolver as operações. Uma vez compreendidos os fatos fundamentais, eles devem ser, aos poucos, memorizados. Para isso, devem-se utilizar jogos variados. Como por exemplo, bingo de tabuada, cálculos mentais e todo tipo de jogos que contribuam para a memorização da tabuada.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Um exemplo a ser seguido

Enquanto Profissionais da Educação da Escola Maria Melânia Siqueira estamos orgulhosos com a nossa Aluna Eduarda Tedesco do Quarto Ano do Ensino Fundamental, que na no dia 27 de junho foi homenageada na Câmara Municipal de Vereadores como uma das dez leitoras mais assíduas da Biblioteca Pública Municipal Júlio da Costa Neves. Queremos parabenizar Você Eduarda e também os seus pais que foram e continuam sendo fundamentais na sua formação e pelo prazer que Você demonstra em ler, estudar e buscar conhecimentos. Desejamos sucesso em sua caminhada. Siga em frente!