Construindo a Tabuada com os Alunos da Segundo Ano
O termo tabuada é
bastante antigo e designa um conjunto de fatos, como por exemplo:
3 x 1 = 3, 3 x 2 = 6, 3 x 3 = 9, etc.
Esses fatos têm sido chamados, por diversos autores, de fatos
fundamentais da multiplicação.
Trabalhando com materiais concretos como papel quadriculado, tampinha
de garrafa, palitos, massa de modelar, explorando jogos e situações
diversas, como quantos alunos serão necessários
para formar 2 times de futebol, os alunos poderão, aos
poucos, construir e registrar os fatos fundamentais que
compõem a tabuada.
Proponha
aos alunos que descubram quanto dá, por exemplo, 8 x 3.
Desenvolva com eles quais são as formas que podem
levá-los a encontrar a solução para
esta situação. Eles podem obter este resultado
através de adições sucessivas: Mas
podem também obter 8 x 3 de outro modo. Como 8 = 5 + 3,
podem perceber que: 8 x 3 = 5 x 3 + 3 x 3. Faça-os
entender que a multiplicação agiliza o processo
de adição e que se eles souberem a tabuada
“de cor”, poderão ser mais
ágeis ao resolver as operações. Uma
vez compreendidos os fatos fundamentais, eles devem ser, aos poucos,
memorizados. Para isso, devem-se utilizar jogos variados. Como por
exemplo, bingo de tabuada, cálculos mentais e todo tipo de
jogos que contribuam para a memorização da
tabuada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário