1

1

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Balseiros do Rio Uruguai


A Professora Maristela do Terceiro Ano trabalhou com os Alunos do Terceiro Ano os conhecimentos sobre os balseiros do Rio Uruguai.

O Rio Uruguai é também um rio de intensas transformações ao longo da história, um rio de muitos rios. Depois da cabeceiras de águas rápidas e cristalinas, o leito do Uruguai é modificado pela formação dos lagos de usinas hidrelétricas. "Existe um Rio Grande do Sul, que une dois estados, três países. O índio lhe chamou de "Rio Uruguai", o rio dos caracóis.Este rio foi um grande meio de transporte pois, desde o começo da implantação da civilização europeia na América, por ele e com ele singravam jesuítas, comerciantes e aventureiros. Por ele celebrizavam-se o transporte de madeira através das balsas, por trespassavam sem pedir licença nem pagar impostos.  Após ter desenvolvido diversas atividades em sala de aula, os Alunos foram conhecer alguns distritos do Município e visitaram o Avô do Aluno Bernardo Moretto que falou mais sobre os balseiros. De onde puderam avistar um pouco do Rio Uruguai.


             O aluno Pedro do terceiro ano vespertino gostou tanto das histórias ouvidas  sobre o Rio Uruguai que construiu uma balsa para mostrar aos  colegas.



Nenhum comentário: