Cada criança apresenta um ritmo único no processo de
evolução. Cada pessoa tem uma história particular e única, formada por
sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. Esse fato
ocorre tanto no ambiente familiar quanto no escolar. Da mesma forma que uma criança engatinha, fala, anda etc.
precocemente ou tardiamente em relação uma das outras, no processo de
aprendizagem ocorre o mesmo com o aluno. Partindo desse pressuposto eis uma questão a refletir: Enquanto
educador, qual seria o melhor caminho a seguir, para que esteja
preparado para respeitar o ritmo da cada aluno e saber lidar com esses diferentes níveis de maturidade e desenvolvimento? Ao se tratar de educação não existe receita pronta. Mas isto não
significa que não existem caminhos que possam ser seguidos, de maneira
que venha a contribuir para um ensino e aprendizagem de qualidade, onde todos tenham a oportunidade de obter sucesso na escola. Diante disso, a Escola Maria Melânia Siqueira realiza um trabalho diferenciado, proporcionando atendimento pedagógico extraclasse individual ou para duplas e trios de Alunos do Primeiro, Segundo e Terceiro Ano que corresponde a etapa de alfabetização. Esse trabalho é realizado pela Orientadora Educacional da Escola que é Psicopedagoga e portanto utiliza também os conhecimentos da Psicopedagogia. As crianças que necessitam de uma atenção maior para que possam acompanhar melhor os demais Alunos da classe e evoluir de forma significativa em seu processo de aprendizagem, recebem esse atendimento. Atualmente são 27 Alunos que participam do apoio Pedagógico semanal. Desta forma eles conseguem obter mais sucesso em sua vida escolar e quando chegam no Quarto e no Quinto Ano do Ensino Fundamental, a maioria das dificuldades estão superadas.
Poder acompanhar e mediar a aquisição da leitura e escrita com as crianças do Primeiro Ano é gratificante
Montando a palavra rinoceronte
Montando a palavra macaco
Nenhum comentário:
Postar um comentário