O Brasil se tornou referência em doação de sangue para outros países da América Central, América Latina e Caribe, e hoje mantém acordos de cooperação internacional para estimular a doação voluntária. O tema está sendo debatido em Brasília por representantes de vários países. Para a Organização Pan Americana de Saúde, o Brasil foi escolhido para sediar o evento porque é exemplo nas ações que levaram à proibição da venda de sangue. Além disso, o Brasil é autossuficiente em doação. Quase 2% da população é doadora, mas a meta brasileira, segundo o ministro Arthur Chioro, é aumentar esse número.
Até a década de 80 tinha comercialização de sangue, venda de sangue. As pessoas mais pobres iam aos bancos de sangue e doavam o sangue em troca de um copo de suco de laranja, de um sanduíche e de um trocado. A mudança causada pela mobilização da sociedade, pelo aprimoramento da legislação no Congresso Nacional, pelo SUS, que fez com que nós tivéssemos uma política de sangue e hemoderivados extremamente seguro e reconhecido internacionalmente, é fruto de uma longa trajetória.
Cem por cento do sangue doado no Brasil é de forma voluntária, uma conquista que veio ao longo do tempo e se tornou Lei na Constituição Federal de 1998. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaca o avanço.
Nós queremos chegar a 3%. Depois, o segundo desafio além de ampliar é fidelizar, é fazer com que esse doador voluntariamente tenha o compromisso, o hábito, a disponibilidade de frequentemente fazer a doação.
Diante da relevância deste assunto, os alunos do 5º Ano “A”
realizaram na manhã desta 3ª feira dia 16 de junho , visita ao BANCO DE
SANGUE de Concórdia, localizado junto ao Hospital São Francisco. Lá tiveram a
oportunidade de presenciar o ato de doação efetivado por duas pessoas saudáveis
que se sensibilizam com os que precisam e por iniciativa própria lá estavam, dispostos
a Doar o Sangue. Doação que será disponibilizada a pacientes que por diferentes
motivos necessitam deste precioso líquido para se manterem vivos. Lá no espaço do Banco de Sangue os alunos tiveram a oportunidade de realizar
diferentes questionamentos referentes ao sangue , de forma a ampliar seus conhecimentos e
também compreender a necessidade de DOAR .
'
Nenhum comentário:
Postar um comentário