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sexta-feira, 28 de março de 2014

PRODUÇÃO DE UM JORNAL

A Professora Sônia que ministra a disciplina de Língua Portuguesa está produzindo juntamente com os Alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental um jornal. Sendo que os Alunos realizaram entrevistas sobre diversos assuntos com vários profissionais da Escola Maria Melânia Siqueira e a partir disso produziram textos. Bem como fotografaram pessoas e situações do espaço escolar. Sendo que todo este material será impresso neste jornal do Quinto Ano. Diante disso e com o objetivo dos Alunos se apropriarem de um conhecimento maior sobre a forma como são produzidos e
 impressos os jornais existentes em nossa cidade, as turmas fizeram uma visita a redação do "O Jornal".


LITERATURA DRAMATIZADA

Na Disciplina de Literatura Dramatizada a Professora Morgane desenvolveu diversas atividades com os Alunos da Educação Infantil, a partir da história "Orelha de Limão", um livro da literatura infantil que conta a história de uma ovelha que tinha uma orelha diferente. 


ATIVIDADES COM MODELAGEM

A Professora Marisete da Educação Infantil, PRÉ I desenvolveu uma atividade em sala de aula com massa de modelar visando a construção das letras, escrita do nome e o desenvolvimento da motricidade fina dos Alunos.


quarta-feira, 19 de março de 2014

AS ESTAÇÕES DO ANO

De acordo com a incidência de luz solar em nosso planeta ocorrem as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Na região sul do Brasil as estações são bem definidas, enquanto  que nas demais regiões brasileiras não há grande diferença entre as estações do ano. 

Os Alunos do Terceiro Ano "A" da Professora Marli Rosenbach criaram e apresentaram em sala de aula, esquetes teatrais caracterizando cada estação do ano em nossa região.


quarta-feira, 5 de março de 2014

REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA

O espaço da quadra da Escola Maria Melânia Siqueira ficou pequeno diante da presença maciça dos pais na assembleia realizada no dia 19/02, que contou também com a presença de toda a equipe de trabalho desta Unidade Escolar e a secretária Municipal de Educação, Senhora Samira Abu El Haje Furlan. Podemos afirmar que o comprometimento e o trabalho em equipe dos profissionais que atuam nesta Escola, aliado a parceria que existe entre a Escola e a Família são o diferencial para que a qualidade do Ensino e da Aprendizagem sejam reconhecidos.


RECADOS  E  DECISÕES DA ASSEMBLEIA DE PAIS E PROFESSORES – 19/02/20124

►Remédios devem ser dados em casa. Quando realmente o horário para dar o remédio coincidir com o período em que a criança está na escola os pais devem entregar na secretaria da escola, o Remédio e a Receita Médica.       

►Os livros da biblioteca são patrimônios literários da Escola. Portanto livros perdidos ou danificados devem ser repostos.     

►Saídas e Entradas da escola só pelo portão principal na Rua Jacob Selbach.  

►Portão da quadra na Rua 29 de Julho só será aberto nas Entradas dos dias em que estiver chovendo ou para Festividades, Assembleia, Reuniões...   
                                                                           
►O portão da escola só é aberto 15 minutos antes do início das aulas, portanto às 7h15 Matutino e 13h00 Vespertino. Procurar não chegar antes do horário.   

►As chegadas atrasadas e saídas antecipadas serão controladas, pois interferem negativamente atrapalhando as aulas.   

►Toda e qualquer falta da criança precisa ser justificada na secretaria da escola. 

►Faltas só por motivo que realmente impossibilitem à criança de frequentar a aula.
     
►Nos dias de Educação Física as crianças deverão vir de Tênis e com cabelo amarrado. Sem o Tênis não praticará aula, devendo realizar atividade paralela.    
       
►Não é permitido que as crianças tragam lanches ou guloseimas (balas, chicletes), pois há um cardápio para os lanches escolares.

►Durante o ano serão realizados lanches livres, sendo que no dia de Lanche Livre a criança poderá trazer de casa o lanche que desejar.   
 
►Proibido no espaço escolar o uso de celulares e aparelhos eletrônicos de diferentes gêneros. 
   
►A garrafinha de água deve estar diariamente com a criança (vindo cheia de casa) e identificada com seu nome.   

► Aprovada a agenda personalizada para o ano de 2015.     

►A agenda dos alunos da Educação Infantil só irá para casa quando tiver recados. Já a agenda do 1º Ano ao 5º Ano permanece sempre na mochila, portanto deve ser diariamente conferida pelos pais para observar se há comunicados.     
    
►Todos os recados da agenda devem ser lidos, assinados pelos pais e devolvidos no dia seguinte para a professora.      

►Pais que trazem os filhos até a escola precisam respeitar a faixa de segurança não parar sobre ela, nem sobre a lombada.      
 
►A criança deve sair do carro sempre pela direita (pelo lado da calçada).   
     
►Alunos da Educação Infantil saem: 11h20 Matutino; 17h05 Vespertino. 10 minutos antes dos demais alunos.
 
►Uniforme é obrigatório e será cobrado de todos os alunos todos os dias. Quem tiver alguma dificuldade em adquirir o mesmo, deve conversar com a Diretora.   
       
►Ao final da aula os pais devem aguardar as crianças no portão da escola, pois o espaço interno da escola é muito reduzido.
  
►A Festa Junina será no dia 07 de junho. Para esta Festa os pais aprovaram para que a escola solicite das famílias doações de prendas para  fazer todas as comidas da festa.   

►Foi aprovado Lista de Material escolar para 2015, sendo que a lista será entregue junto com o boletim do último trimestre  e para os alunos novos no ato da matrícula.
   
►O Calendário Escolar foi aprovado e será fixado mês a mês na entrada da escola. 
  
►A SCAF não receberá mais as crianças quando for aula até o recreio, portanto os pais deverão buscar as crianças na escola no horário que serão dispensadas.    
 
► A família precisa ser parceira no processo educacional:    
                                                                      
# Auxiliando nas tarefas de casa;    
# Contribuindo com a organização dos cadernos,    
# Conferindo para que a criança tenha todos os materiais na mochila;      
# Cumprindo com o horário escolar;    
# Lendo e ouvindo a criança a ler;     
# Estipulando horários de estudo;          
# Dialogando sobre a aprendizagem;

OBS. Todos os itens acima foram expostos e aprovados na Assembleia, desta forma devem ser cumpridos integralmente por todos.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ALFABETIZAÇÃO

O processo de construção da escrita pode apresentar problemas que impedem o desenvolvimento do aprendizado. Esses problemas são de ordem cognitiva e estão estritamente ligados ao desenvolvimento da criança. Estes problemas de compreensão são relacionados a fases de desenvolvimento descritas por Piaget. Emília Ferreiro diz que é necessário compreender o modo de organização do pensamento e do aprendizado, de acordo com a faixa etária, variando de indivíduo para indivíduo. Ela se utiliza da teoria de Piaget e diz que as considerações feitas por este não são fixas, e que variam de acordo com o indivíduo. Dentro dos problemas apresentados podemos destacar a dificuldade que a criança tem em identificar as letras devido as diferentes formas de grafia. Outro problema apresentado é a relação entre o todo e as partes. No início do processo de alfabetização a criança não consegue estabelecer esta relação e, portanto muitas delas identificam letras como silabas e silabas como letras. Outro problema relatado por Ferreiro trata da dificuldade em associar a grafia com a quantificação de objetos (plural). A criança não consegue entender por que as quantidades são designadas apenas pelo grafema “s”. Para elas, quanto maior for à quantidade de objetos, maior deveria ser a quantidade de palavras. Além disso, a criança apresenta dificuldades de fazer uma associação fonética entre as letras no momento da escrita. A construção do conhecimento da escrita pela criança é um processo complexo. Este processo se dá em diferentes etapas, e é gradualmente desenvolvido conforme a eliminação de etapas anteriores. As fases são superadas de acordo com a capacidade da criança de organizar as letras, os números e a definir a função de cada sinal gráfico e os seus nomes. O ápice do processo de construção da escrita é alcançado quando a criança domina a interpretação subjetiva de textos. Nesta ultima fase, podemos dizer que a criança está alfabetizada. No entanto, para que esse processo seja autêntico, e o aprendizado consistente, a criança precisa cumprir todas as etapas, enfatizando e priorizando o seu tempo de construção do conhecimento. 
Diante disso e pelo fato de cada criança dispor do seu próprio tempo para aprender. E também porque cada criança foi estimulada de forma diferente no meio familiar em que vive, nós enquanto Profissionais da Educação, percebemos que alguns Alunos necessitam de maior atenção e em alguns casos também de atendimento individualizado. 
Sendo assim, visando atingir a meta de que todos os 50 Alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental deverão apropriar-se do processo da leitura e escrita até o final do ano letivo, realizamos uma avaliação diagnóstica para verificar o nível de conhecimento e buscar as estratégias e encaminhamentos mais adequados para cada caso. 


 
  
 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA

Muita gente acredita, ainda hoje, que as aulas de Educação Física Escolar são apenas um momento de lazer e desconcentração nas escolas. E, por isso, não se dá a devida importância a essa que é uma disciplina essencial no currículo escolar, já que é responsável pelo desenvolvimento motor das crianças. Além disso, o exercício físico ainda é capaz de combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Deve, portanto, ser praticado sempre - na escola e em casa.

As Professoras Naira e Elisângela desenvolvendo atividades com os Alunos da Educação Infantil, utilizando o 
material da linha movimento.

 

PRIMEIRO DIA DE AULA

Com muitas expectativas, sonhos, metas, conhecimentos, ensino, aprendizagem, estudo e trabalho. Iniciamos o ano letivo de 2014 no Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira. Contamos atualmente com 400 Alunos matriculados na Educação Infantil e Anos Iniciais do Primeiro ao Quinto Ano do Ensino Fundamental.  Temos como temática norteadora do trabalho pedagógico da Escola "O conhecimento científico como essência do processo do ensino e da aprendizagem, bem como do desenvolvimento humano. Sendo o nosso objetivo geral: "Proporcionar condições para que os Alunos em suas individualidades se apropriem do conhecimento científico historicamente construído, para que este interfira significativamente em suas ações e interações no meio em que vivem". O diferencial da nossa Escola é o trabalho em equipe com profissionais comprometidos e o estabelecimento de uma parceria sólida entre Escola e Família.




sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Reunião com Pais dos Alunos da Educação Infantil e Primeiro Ano do Ensino Fundamental

A Direção, Orientação e Equipe de Professoras realizaram no dia 05 de fevereiro de 2014 uma reunião com os pais dos Alunos da Educação Infantil e Primeiro Ano do Ensino Fundamental. A grande maioria dos pais estiveram presentes. O objetivo desta reunião foi de orientar os pais sobre o funcionamento e a organização desta escola. A função da Família - Educação dos filhos (relação pais e filhos, orientação sobre a importância do acompanhamento diário por parte dos pais na vida escolar dos filhos, transmissão de valores e limites.). A função da Escola - Ensinar o conhecimento científico historicamente construído.  Foi salientado a importância da parceria entre Família e Escola. As Professoras falaram sobre a prática pedagógica que será desenvolvida com as crianças durante o ano de 2014.



segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

LEIA PARA O SEU FILHO E MOTIVE-O A LER BONS LIVROS

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.