ENTRE AS MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS - MÉDIA 7,7 DE ACORDO COM O ÍNDICE DO IDEB 2013 ATENDE ATUALMENTE 388 ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A DIREÇÃO DE PATRICIA BAGGIO HOLZMANN
1
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Aluna vence concurso Inter-Estadual de desenho:
Helena ganhou livros de Literarura Italiana e seu desenho ilustra o mês de Novembro no calendário de 2009 do Centro de Cultura Italiana PR/SC. A senhora Elena Zucchi Gorlin entregou o prêmio para a vencedora.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Mostra de Dança na Casa da Cultura dia 02/12/08.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Hora do conto - Ensinando crianças num mundo multimídia
Essa geração digital é naturalmente atraída pelos computadores. Elas simplesmente adoram produtos em CD-ROM, internet e , claro, video games. O combustível das crianças é a diversão e a ferramente a curiosidade
A curiosidade é a palavra-chave do Mundo da Criança.
O Mundo da Criança é um lugar especial onde todas as crianças curiosas podem descobrir e aprender mais sobre o mundo de uma forma divertida e interativa.
Dentro dele, as crianças vão encontrar vários ambientes com Histórias e Animações Musicais para assistir, ouvir e brincar. Atividades super divertidas para soltar a imaginação. Jogos que ajudam a estimular o raciocínio e Idéias para todo mundo colocar a mão na massa.
Nesta semana as crianças da nossa escola tiveram a oportunidade de ter uma hora do conto diferente, viajando nesse mundo:
|
|
Veneza...
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Consciência negra
Esta data deve servir para pensar, compreender e valorizar a riqueza cultural dos negros no Brasil.
É a história de um menino, Zumbi. Ele era negro, filho de escravos, mas nasceu livre, lá no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Pernambuco. Quilombos eram lugares dentro da mata para onde os escravos fugiam, para se refugiar do cativeiro e dos maus tratos das senzalas. Existiam muitos no Brasil e lá os escravos viviam livres, em comunidades onde faziam valer suas próprias regras. Porém, o refúgio era sempre atacado, pois os donos dos cativos os queriam de volta para trabalharem em suas terras. Foi num desses ataques que Zumbi foi capturado e levado para ser criado por um padre na cidade.
Quando cresceu, fugiu e retornou a Palmares para cumprir sua missão: lutar pela liberdade! Essa é a história que consta em arquivos portugueses. Hoje, Zumbi é conhecido na história como líder de Palmares, um guerreiro que esteve à frente de vários combates contra escravidão e pela liberdade. Numa dessas batalhas ele foi morto, em 20 de novembro de 1695.
Epa! Essa data te lembra alguma coisa? Pois é, ela foi escolhida em 1971, pelo poeta Oliveira Silveira e por um grupo de estudiosos composto por pessoas negras, que se reuniam em Porto Alegre, o Grupo Palmares. “Essa idéia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como proposta nacional para o dia da Consciência Negra. Esta história não pode ser esquecida”, conta Flávio dos Santos Gomes, escritor e professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Você agora pode estar se perguntando: mas e o 13 de maio de 1888? Não é essa a data em que foi decretado o fim da escravidão no Brasil? Para muitos, apesar de ser importante para nossa História, essa data não mudou a realidade dos negros. Os escravos libertos e seus descendentes não eram tratados igualmente depois da abolição da escravatura e, até hoje, a luta pela igualdade racial continua. Por isso, uma nova data, mais representativa, foi escolhida. “O nome já diz: ‘consciência e protesto’ para a situação de exclusão sócio-econômica da população negra no Brasil passados 117 anos do fim jurídico do sistema escravista”, afirma o professor Flávio dos Santos Gomes.
Por isso, dia 20 de novembro é um dia de liberdade para os corações de todos os brasileiros. Dia de refletir e conversar sobre a igualdade de direitos entre as pessoas, homens ou mulheres, negros ou brancos. Que tal refletir um pouco sobre isso?
Cathia Abreu
fONTE: Ciência Hoje das Crianças
SITE INTERESSANTE SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA:
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
A Proclamação da República
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
CANTE O HINO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
HINO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Letra: Medeiros e Albuquerque
Música: Leopoldo Augusto Miguez
Seja um pálio de luz desdobrado.
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperança, de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, avante, da Pátria no altar!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em o nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
12 de Novembro - Dia do Diretor Escolar
Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, nada sei.
Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar.
É preciso paz pra poder sorrir.
É preciso chuva para florir.
Penso que cumprir a vida seja simplesmente, compreender a marcha e ir tocando em frente como um velho boiadeiro, levando a boiada. Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou, estrada eu sou
Todo mundo ama um dia, todo mundo chora um dia . Um dia, a gente chega, no outro, vai embora. Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz...
Almir Sater Renato Teixeira.
“O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem para sonhar e correr o risco de viver seus sonhos. Cada qual com seu talento”.
ELIANE
Nós do G.E.M Maria M. Siqueira, desejamos a você felicidades e sucesso em sua vida pessoal e profissional neste seu dia de Diretora Escolar e em todos os dia de sua vida.
PARABÉNS
Copa Maria Petroli
E os pais representantes da nossa escola ficarm em 3º Lugar na colocação Geral.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
31 - Dia das Bruxas
Foi os Estados Unidos o responsável por popularizar a tradição do Dia das Bruxas. Hoje, crianças e adultos fantasiam-se de monstros, bruxas, magos, e fantasmas e saem para o travessuras ou gostosuras, que funciona assim: os fantasiados batem de porta em porta perguntando "travessuras ou gostosuras?" para ganhar balas, chocolates e outros doces. E assim, no dia 31 de outubro os moradores também enfeitam suas casas com objetos feitos pela própria família, como a cara-de-abóbora, conhecida como Jack da Lanterna.
O Dia das Bruxas não faz parte da cultura brasileira, mas algumas pessoas costumam celebrar esta data como forma de diversão. Então, amiguinho, prepare sua fantasia e vamos ganhar algumas gostosuras! (fonte: www.smartkids.com.br)
ORIGEM DA PALAVRA HALOWEEN
A palavra Halloween tem origem na religião católica. É uma contração da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês atual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos".
O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado na noite de 31 de outubro. No aspecto religioso, essa ocasião é conhecida como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 1º de novembro. Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra à Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druída de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas).
De acordo com a crença, Samhain reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para levá-los ao céu dos druídas, nesse exato dia. Para os druídas, Samhain era o fim do verão e o Festival dos Mortos. O dia 31 de outubro marca também o término do ano céltico.
Período Pré-Cristão
Acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes à procura de calor e provisões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas. Os Druídas invocavam forças sobrenaturais para acalmar os espíritos maus.
Estes raptavam crianças, destruíam plantações e matavam os animais das fazendas. Acendiam-se fogueiras nos topos das colinas nas noites de Samhain. As fogueiras talvez fossem acesas para guiar os espíritos às casas dos seus parentes ou para matarem ou espantarem as bruxas. A inclusão de feiticeiras, fadas e duendes nesses rituais originou-se da crença pagã de que, na véspera do Dia de Todos os Santos, havia uma grande quantidade de espíritos de mortos que levavam avante uma oposição aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebração de Todos os Santos, com festas e folias próprias deles mesmos. Supunha-se que fantasmas " frustrados" pregavam peças nos humanos e causavam acontecimentos sobrenaturais.
Período Cristão
Com o passar dos tempos, a comemoração do Halloween tornou-se alegre e divertida, sem todos aqueles vestígios sombrios e tenebrosos da tradição céltica, tornando-se mais conhecida na América após a emigração escocesa, em 1840. Alguns dos costumes trazidos pelos colonos foram mantidos, mas outros foram mudados, a fim de que houvesse adaptação às novas maneiras de viver.
Como exemplo, temos as Jack-O-Lanterns que, feitas com nabos primitivamente, passaram a ser feitas com abóboras. Essas Jack-O-Lanterns são um dos símbolos mais conhecidos do Halloween e têm sua origem entre os irlandeses.
Conta a lenda que um homem chamado Jack não conseguiu entrar no céu porque era muito avarento, e foi expulso do inferno porque costumava pregar peças no diabo. Foi, então, condenado a vagar eternamente pela terra carregando uma lanterna para iluminar seu caminho.
"Trick or Treat" (Travessuras ou Gostosuras)
A fórmula Trick or Treat também se originou da Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa irlandesa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, vestidas com roupas extravagantes, pedindo doces e balas.
Hoje em dia, principalmente nos EUA, o Halloween é lembrado com muitas festas e alegria. Nessas festas, as pessoas usam máscaras e se vestem como fantasmas, bruxas, Conde Drácula, Frankstein, ou da maneira que achar mais engraçado ou horripilante. As crianças saem às ruas fantasiadas, batendo de porta em porta, pedindo doces e dizendo: "Trick or Treat". Quem não as atende pode ter uma desagradável surpresa, pois elas podem lhe pregar alguma peça.
fonte:http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diabruxa1.html
Sites sobre o dia das Bruxas:
http://www.terra.com.br/criancas/halloween/capa.htm
Página com numerosas ligações para imagens, histórias de casas assobradas, gifs animados, actividades, jogos e muito mais.
História Detalhada do Dia das Bruxas e a origem da palavra Halloween.
História Resumida do Halloween
História Resumida do Halloween.
História do Dia das Bruxas, tradições e símbolos do halloween, tradições, origem da festa, significados.
História: druidas, wicca e samhaim
Pequena página com informações sobre os druidas, wicca e samhaim.
Maquilhagem passo a passo para um bruxa fashion
Apresentação e significado dos diversos elementos (símbolos) utilizados no Dia das Bruxas.
Desenhos do Dia das Bruxas para Colorir
Dezenas de imagens sobre o Dia das Bruxas para colorir.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Aniversário do Ziraldo!
Parabéns pra vocêêêêêê, nessa data queridaaaaaa... Viva! Viva! Viva! Vocês sabiam que dia 24 de outubro é o aniversário do Ziraldo? E, quando o Ziraldo faz aniversário, eu fico muito feliz, pois, se ele não tivesse nascido, eu não existiria também! Já imaginou como o mundo ia ser chato sem o Menino Maluquinho? Ziraldo é mais do que o meu criador: é o meu pai, o pai de todos os meus amigos e de um montão de personagens! Mas chega de papo e vamos conhecer um pouco mais sobre ele! | |||||||
Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Seu nome vem da combinação do nome de sua mãe, Zizinha, com o de seu pai, Geraldo. Assim, surgiu Ziraldo, um nome único. Ele começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas como o Jornal do Brasil, O Cruzeiro e a Folha de Minas. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. Ufa! Quanta coisa, hein chefinho? Ziraldo começou a ficar famoso nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a ditadura militar (1964-1984), fundou, com outros humoristas, o jornal O Pasquim. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores. | |||||||
Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil, que já foi adaptado com grande sucesso para o teatro, os quadrinhos, a ópera infantil, o videogame, a Internet e o cinema. | |||||||
Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas - como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco - e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Uau! Esse cara é demais, não é mesmo? Tudo bem que o Ziraldo já criou muitos personagens, mas eu sempre vou achar que eu sou o preferido e, cá entre nós, vocês não acham que ele gosta mesmo mais de mim? | |||||||
23 de outubro -Dia do Aviador Hoje vamos homenagear aqueles que, como meu grande avô Passarinho, sobem em suas máquinas aladas e cruzam céus estrelados e ensolarados. Muitos pioneiros da aviação se sacrificaram antes que a arte de pilotar se tornasse o que é hoje: uma atividade que alia técnica e intuição. O piloto da aviação comercial, aquele cara que voa nos jatos das companhias aéreas, precisa treinar muito e passar por muitos testes, voando com e sem um instrutor, até começar a trabalhar. O horário de trabalho desse profissional é totalmente irregular. Ele pode trabalhar de dia ou de noite e pode ser forçado a dormir muitas vezes fora de casa. Mas você pode ser piloto da Força Aérea, piloto de helicóptero, piloto agrícola (que borrifa as plantações) ou mesmo piloto amador. Quem não gosta de voar? FONTE: http://www.meninomaluquinho.com.br |