1

1

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Aniversário do Ziraldo!

Parabéns pra vocêêêêêê, nessa data queridaaaaaa... Viva! Viva! Viva! Vocês sabiam que dia 24 de outubro é o aniversário do Ziraldo? E, quando o Ziraldo faz aniversário, eu fico muito feliz, pois, se ele não tivesse nascido, eu não existiria também! Já imaginou como o mundo ia ser chato sem o Menino Maluquinho? Ziraldo é mais do que o meu criador: é o meu pai, o pai de todos os meus amigos e de um montão de personagens! Mas chega de papo e vamos conhecer um pouco mais sobre ele!



Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Seu nome vem da combinação do nome de sua mãe, Zizinha, com o de seu pai, Geraldo. Assim, surgiu Ziraldo, um nome único.

Ele começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas como o Jornal do Brasil, O Cruzeiro e a Folha de Minas. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. Ufa! Quanta coisa, hein chefinho?

Ziraldo começou a ficar famoso nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a ditadura militar (1964-1984), fundou, com outros humoristas, o jornal O Pasquim. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.



Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil, que já foi adaptado com grande sucesso para o teatro, os quadrinhos, a ópera infantil, o videogame, a Internet e o cinema.

Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas - como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco - e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Uau! Esse cara é demais, não é mesmo?

Tudo bem que o Ziraldo já criou muitos personagens, mas eu sempre vou achar que eu sou o preferido e, cá entre nós, vocês não acham que ele gosta mesmo mais de mim?


23 de outubro

1906
Santos Dumont voa em aparelho mais pesado do que o ar

Muitos cientistas, engenheiros e aventureiros estavam tentando construir uma máquina que pudesse sair voando sozinha, levando um passageiro. Dois deles eram os irmãos Wright, americanos, que juraram ter conseguido. Mas quem realmente foi o primeiro a provar, na frente de todo mundo, que essa máquina era possível foi o nosso brazuca Santos Dumont. No campo de Bagatelle, em Paris, Santos Dumont realizou o primeiro vôo mecânico do mundo. No famoso avião 14-Bis, a façanha ficou famosa em todo o mundo.



Dia da Aviação Brasileira e da FAB (Força Aérea Brasileira)

E por falar em avião, hoje também é dia de homenagear a FAB (Força Aérea Brasileira) e a aviação brasileira. Eu adoro viajar de avião, ver o mundo pequenininho e ficar por cima das nuvens. Ainda bem que a aviação comercial brasileira está evoluindo e se popularizando. Hoje em dia, viajar de avião é mais barato e mais seguro, e as empresas investem em tecnologia para que as pessoas viajem mais tranqüilas. Já a FAB faz parte das Forças Armadas Brasileiras e está subordinada ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa. A FAB é responsável pela defesa do espaço aéreo brasileiro e também pelo maravilhoso espetáculo da esquadrilha da fumaça. Eu a-d-o-r-o assistir às apresentações dessa turma de pilotos maluquinhos, que espalham fumaça pelo ar fazendo manobras inacreditáveis! Eles e suas máquinas voadoras são demais!

23 de outubro -Dia do Aviador

Hoje vamos homenagear aqueles que, como meu grande avô Passarinho, sobem em suas máquinas aladas e cruzam céus estrelados e ensolarados. Muitos pioneiros da aviação se sacrificaram antes que a arte de pilotar se tornasse o que é hoje: uma atividade que alia técnica e intuição. O piloto da aviação comercial, aquele cara que voa nos jatos das companhias aéreas, precisa treinar muito e passar por muitos testes, voando com e sem um instrutor, até começar a trabalhar. O horário de trabalho desse profissional é totalmente irregular. Ele pode trabalhar de dia ou de noite e pode ser forçado a dormir muitas vezes fora de casa. Mas você pode ser piloto da Força Aérea, piloto de helicóptero, piloto agrícola (que borrifa as plantações) ou mesmo piloto amador. Quem não gosta de voar?

FONTE: http://www.meninomaluquinho.com.br

Nenhum comentário: