1

1

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

16 de Outurbo - Dia Mundial da Alimentação

Nesta Semana as crianças da nossa escola tiveram uma palestra sobre alimentação com a nutricionista da rede municipal Sirlei Michelotti.
Todo ano, em 16 de outubro, cerca de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação. É uma oportunidade para os países refletirem sobre a segurança alimentar e nutricional, num momento em que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.

A exemplo de outros anos, no Brasil a celebração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) foi ampliada para Semana Mundial da Alimentação. Neste ano, ocorre de 12 a 18 de outubro. O 16 de outubro foi escolhido como Dia Mundial da Alimentação porque neste dia, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. Há 28 anos a data é celebrada em diversos países.
O objetivo da Semana Mundial da Alimentação é estimular a reflexão e o debate sobre a questão. O tema definido pela FAO para este ano é "Segurança Alimentar Mundial: Os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia".
E hoje para comemorar o dia mundial da alimentação, tiveram lanche especial: sanduiche natural com variados sucos naturais.

ORIENTAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA:
Faça pelo menos 3 refeições e 2 lanches por dia, todas em pequenas quantidades. Não pule as refeições.
Aprecie os alimentos. Coma devagar, com calma, em ambiente tranqüilo e mastigando bem.
Evite outras atividades como ler ou assistir TV enquanto come.
Prefira comer frutas ao invés de sucos ou refrigerantes: consumir de três a cinco porções de frutas por dia. Os refrigerantes devem ser dados sempre de forma limitada, por exemplo, nos finais de semana, ou melhor seria de 15 em 15 dias. Que fique claro que qualquer refrigerante faz mal.
Procure ingerir oito copos de água por dia (não açucarada) entre as refeições. Durante a alimentação as bebidas precisam ser controladas, pois em exesso, ocorre a dilatação do estômago e na próxima refeição terá que comer em maior quantidade para se sentir saciado.
Recomenda-se beber água 40 minutos antes ou depois das refeições.
Consuma, de preferência, carnes magras e brancas (carne de gado sem gordura visível, aves e peixe sem pele).
Coma feijão (leguminosas como lentilha e ervilha) 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.
Evite frituras, alimentos embutidos e enlatados. Prefira alimentos cozidos assados e grelhados.
Dê preferência a gorduras de origem vegetal, tais como: óleo de soja, milho, girassol, canola, arroz, azeite de oliva, etc...
Reduza o consumo de doces, balas, chocolates, sorvetes, refrigerantes, biscoitos recheados e outros alimentos ricos em açúcar para, no máximo, 2 vezes por semana.
Consuma mais cereais integrais (arroz integral, pão de centeio, pão integral e aveia), verduras cruas e frutas com cascas, para a sua alimentação ser mais rica em fibras, vitaminas e minerais.
Evite gorduras saturadas de origem animal e alimentos ricos em colesterol, tais como: banha, toucinho, bacon, nata, manteiga, lingüiça, salame, carnes gordas, queijos gordurosos, mortadela...
Use com moderação o sal e os produtos enlatados, embutidos, temperos e molhos industrializados. O excesso de sal eleva a pressão arterial e diminui a função dos rins. O ideal é usar temperos naturais para dar sabor aos alimentos (alho, orégano, folhas de louro, sálvia, salsinha, cebolinha...).
Seja ativo. Faça atividade física, caminhe, suba escadas e não passe muitas horas vendo TV.
Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis. A obesidade é um fator de risco para a saúde, caso haja necessidade de redução de peso, consulte um nutricionista.

BONS HÁBITOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL!

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SETOR DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
NUTRICIONISTA SIRLEI MICHELOTTI - CRN2 6936


Nenhum comentário: