1

1

quinta-feira, 12 de março de 2009

Xadrez na Sala de Aula

A professora contou uma das lendas do tabuleiro de xadrez que diz assim...
" Há muito tempo existiu um reino chamado Xadrez. Era próspero, onde todo mundo convivia em paz e harmonia.Xadrez era o exemplo de um reino bem dirigido por um rei admirado por todos. O nome do monarca era rei R, mais conhecido como rei do Xadrez. R estava casado com D, a quem chamava de a dama do Xadrez. Em seu matrimônio, tiveram filhos gêmeos e só havia uma coisa que os diferenciava. Um tinha cabelos tão loiros que cegavam a quem olhasse e era chamado R, o rei branco.O outro, ao contrário era muito moreno, por isso foi batizado com o nome de R, o rei preto.
Os dois irmãos eram bons amigos. Nunca brigavam e sempre ajudavam um ao outro.
Quando ficaram adultos, casaram-se.R o rei branco, casou-se com D, a dama branca, e R o rei preto casou-se com D, a dama de preto. As celebrações duraram 40 dias e 40 noites.
Contudo a alegria não duraria muito tempo.
Em um dia de tempestade, R o rei do Xadrez ficou doente. Antes de morrer repartiu o reino em 64 províncias, que foram dividias entre seus dois filhos: 32 brancas para o rei branco e 32 pretas para o rei preto.
Também dividiu o exército em duas metades. Em pouco tempo o rei do xadrez morreu e enterrado com grandes honras.
No dia seguinte, o reino de Xadrez estava divido em dois: o exército branco e o exército preto.
Os problemas não tardaram a surgir, pois nenhum dos dois se conformava com o que tinha e queria possuir todo o terreno. Declararam guerra. Uma guerra que na qual venceria o mais astuto dos dois, aquele que conseguisse derrotar o outro. Para isso, dispunham da ajuda do exército real.
Sabe que aconteceu depois? Eu não sei, decida você a final dessa história."

As crianças da 4a. série montaram junto com a professora Luciane A. P. Frare tabuleiros de xadrez :

Curiosidades sobre o Jogo de Xadrez:

O xadrez é um jogo muito antigo, não se sabe ao certo a origem do jogo. Apesar de sua origem bastante controversa a lenda mais famosa é de que teria sido inventado por um sábio Hindu para alegrar um Rei que havia perdido um filho numa batalha O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo. O jogo (ou partida de xadrez) é disputado em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário.

A Lenda sobre o Jogo de Xadrez

Malba Tahan


"Em um reino muito distante havia um rei que estava muito triste.

Sua vida era monótona. Um dia, afinal, o rei foi informado de que um moço brâmane solicitava uma audiência que vinha pleiteando havia já algum tempo. Como estivesse, no momento, com boa

disposição de ânimo, mandou o rei que trouxessem o desconhecido à sua presença. E o jovem começou a falar:

– Meu nome é Lahur Sessa e venho da aldeia de Namir, que trinta dias de marcha separam desta bela cidade. Ao recanto em que eu vivia chegou a de que o nosso bondoso rei arrastava os dias em meio

de profunda tristeza, amargurado pela ausência de um filho que a guerra viera roubar-lhe. Grande mal será para o país, se o nosso dedicado soberano se enclausurar, como um brâmane cego dentro de

sua própria dor. Deliberei, pois, inventar um jogo que lhe desse alegria novamente. E é isto que me traz aqui.

Como todos os soberanos, este também era muito curioso, e não agüentou para saber o que o jovem sábio lhe trouxera. O que Sessa trazia ao rei consistia num grande tabuleiro quadrado, dividido em

sessenta e quatro quadradinhos, ou casas, iguais. Sobre esse tabuleiro colocavam-se, não rbitrariamente, duas coleções de peças que se distinguiam, uma da outra, pelas cores branca e preta,repetindo porém, simetricamente, os engenhosos formatos e subordinados a curiosas regras que lhes permitiam movimentar-se por vários modos. Sessa explicou pacientemente ao rei, aos monarcas, vizires e cortesãos que rodeavam, em que consistia o jogo, ensinando-lhes as regras essenciais. (...) Depois, dirigindo-se ao jovem brâmane, disse-lhe:

– Quero recompensar-te, meu amigo, por este maravilhoso presente, que de tanto me serviu para o alívio de velhas angústias. Diz-me o que queres, qualquer das maiores riquezas, que te será dado.

– Rei poderoso, não desejo nada. Apenas a gratidão de ter-te feito algum bem que basta.

– Causa-me assombro tanto desdém e desamor aos bens materiais.Por favor, diga-me o que pode ser-te dado. Ficarei magoado se não aceitar.

– Então, o invés de ouro, prata, palácios, desejo em grãos de trigo. Dar-me-ás um grão de trigo pela primeira casa, dois pela segunda,quatro pela terceira, oito pela quarta, dezesseis pela quinta, e assim

sucessivamente, até a sexagésima quarta e última casa do tabuleiro.

Todo mundo ficou espantado com o pedido. Tão pouco!

– Insensato, chamou-lhe o rei, donde já se viu tanto desamor pelos bens materiais?

Chamou então, o rei, os algebristas mais hábeis da corte, e ordenoulhes que calculassem o valor. Após muito tempo, voltaram:

– Rei magnânimo! Calculamos o número de grãos de trigo que constituirá o pagamento e obtivemos um número cuja grandeza é inconcebível para a imaginação humana.

Lathur Sessa abriu mão de seu pedido, mas mostrou ao rei uma nova maneira de pensar. Ganhou com isso um manto de honra e ainda 100 sequins de ouro.

Explicação:

Assim chegou-se a este resultado: ::1:2:4:16:32:64 A soma dos 64 primeiros termos dessa progressão é obtida por meio de uma fórmula muito simples, estudada em matemática elementar.

Aplicada a fórmula, obtemos para o valor da soma S S=2^64 - 1 Para obter o resultado final devemos elevar o número 2 a sexagésima quarta potência, isto é, multiplicar 2.2.2.2.2.2.2.2.2.2.2..... tendo esses produto sessenta e quatro fatores iguais a dois.

Depois do trabalhoso cálculo chegamos ao seguinte resultado: S= 18 446 744 073 709 551 616 - 1 Resta agora, efetuar essa subtração. Da tal potência de dois tirar 1. E obtemos o resultado final: S= 18 446 744 073 709 551 615 Esse número gigantesco, de vinte algarismos, exprime o total de grãos de trigo que

impensadamente o lendário Rei prometeu, em má hora, ao não menos lendário Sessa, inventor do jogo de xadrez."

Nenhum comentário: