Segundo Vigotsky, no início da idade pré-escolar as crianças sentem desejos que não podem ser satisfeitos imediatamente e nem esquecidos, por outro lado permanece ainda a característica do estágio precedente de uma tendência para a satisfação imediatista desses desejos. Para resolver essa tensão, a criança envolve-se em um mundo ilusório e imaginário, onde os desejos não realizáveis, podem ser realizados e esse mundo é o que chamamos de brinquedo. Com embasamento nesses conhecimentos é que as Professoras: Marioni Bortolini Ramos, Marisete Salvadego e Rafaela Franke, da Educação Infantil do Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira promovem e valorizam o momento do brincar das crianças, considerando-o como uma parte fundamental no desenvolvimento psicológico e cognitivo das mesmas. É importante ressaltar que a Educação Infantil é a base para todas as aprendizagens posteriores, pois é lá que a criança deve apropriar-se dos conceitos básicos necessários para a alfabetização (leitura e escrita), bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário