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sexta-feira, 29 de maio de 2015

Texto para leitura na Família



CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA COM ORIENTAÇÕES PARA AS FAMÍLIAS

 Como os pais podem contribuir com a vida escolar de seu filho? Não existem fórmulas: cada criança é uma criança. Existem, no entanto, alguns pontos que podem contribuir para a melhor manutenção da relação pais e filhos e com o sucesso na aprendizagem.

Seguem umas dicas que tem ajudado muitas famílias a se tranquilizar:  1º – Tornar explícitos os direitos e deveres do filho: desde pequenas, as crianças devem aprender que direitos e deveres andam sempre juntos. Uns não existem sem os outros. Existem direitos que, pelo simples fato de existir, toda criança tem, como o amor e cuidado dos pais. Outros, no entanto, devem ser conquistados à medida que alguns deveres são cumpridos. Caso a criança não cumpra seu dever, ela perde um direito específico (daqueles conquistados), o qual deve ter sido acertado anteriormente. Por exemplo, os pais estabelecem que a criança deva fazer a tarefa de casa e, somente após isto, ela poderá assistir TV, jogar vídeo game, etc. Caso a criança não cumpra o dever combinado, ela não poderá, sob nenhuma condição ter acesso a seu direito de jogar vídeo game, ver TV, etc.

2º – Estabelecer uma rotina organizada: rotina refere-se à definição clara e precisa do horário para a realização de cada atividade. Quanto maior a clareza e quantidade de dados os pais tiverem a respeito do que a criança precisa fazer, mais fácil fica para organizar a rotina dela. Os horários para cada tipo de atividade (estudar, jogar, comer...) devem ser estabelecidos e seguidos de maneira clara – hora certa pra brincar, pra comer, pra estudar... Os estudos devem sempre ocupar status de prioridade – os primeiros da lista, o que diminui as chances da criança estar cansada quando for estudar. É interessante que os pais estabeleçam e sigam uma rotina também para si. As crianças aprendem com muito mais facilidade através da observação. Ambas as rotinas podem ser organizadas em um cartaz para consulta sempre que necessário, o qual deve ser fixado em algum cômodo da casa.

3º – Estabelecer limites - Existem pesquisas que mostram que a maioria dos jovens infratores são oriundos de lares onde: ou a disciplina é relaxada – isto é, os pais relativizam as regras, não colocam limites; ou os pais são autoritários e agressivos. Para viverem em sociedade, no entanto, as crianças devem aprender que existem regras a serem cumpridas e este aprendizado começa em casa, no respeito às regras estabelecidas pelos pais. A criança deve aprender, então, que a última palavra é sempre dos pais. Os pais não podem, sob hipótese alguma, permitir que a criança assuma o controle das regras da casa.

4º – Supervisionar Atividades - Quanto mais jovem a criança, maior a necessidade de supervisão de suas atividades. Existem pesquisas que apontam, inclusive, que o progresso na aprendizagem escolar está diretamente ligado a supervisão e organização das tarefas do lar. Os pais devem tomar cuidado, no entanto, para não fazerem a tarefa pela criança – sob pena de ensiná-la a delegar suas próprias obrigações a outros, esquivando-se delas.

5º – Prover um ambiente com recursos e instrumentos para estudar - O ambiente adequado para estudo envolve ausência ou quantidade mínima de ruídos, distrações, iluminado e arejado. O estado físico também é relevante. Se a criança encontra-se cansada, estressada, com sono, com fome, com medo, mais dificilmente aprenderá a matéria e o gosto pelos estudos.

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