1

1

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ESTUDO SOBRE OS DISTRITOS

Aulas desenvolvidas pela Professora Maristela com os Alunos do Terceiro Ano "B" 


 SEQUÊNCIA DIDÁTICA OS DISTRITOS


 Objetivo Geral


      Conhecer, produzir e diferenciar os diversos textos informativos em diversos contextos.

Objetivos específicos:

-  Buscar informações sobre os distritos em textos informativos.

-  Utilizar mapas do município para localizar os diferentes espaços geográficos.

-  Relacionar  os diversos espaços com os conceitos apreendidos

-  Utilizar  passeio de estudo para conhecer e aprender mais sobre  o meio rural e urbano,  conhecendo os distritos,  plantas e animais  que ali estão.

-  Conhecer  alguns rios  que perpassam os distritos.

-  Observar e conhecer a produção da cana e  do açúcar amarelo.

-   Cuidados com os lixos  produzidos  e o meio ambiente.

-  Conhecer e  diferenciar  os diversos espaços geográficos

-  Aprender alguns  conceitos geográficos relacionados ao   município e alguns  bens de produção.


  1 - Texto informativo com leitura e ditado pintado.

Interpretação do texto.

  2 - Mapa em tamanho grande de espuma. Observando o mapa  do município e a divisão do mesmo em distritos.

  3 - Pintura do mapa dos distritos  levando em conta a legenda

  4 - Passeio de estudo aos distritos:

-  No ônibus

-  Na estrada

-  Moendo a cana- de – açúcar no engenho para guarapa.

-  Caldo da cana fervendo : puxa- puxa – balinha – açúcar amarelo.

-  Passeio na propriedade

-  Vista Dos rios: Uruguai, Fragosos e Jacutinga.

-  Lanchando e brincando.


  5 -  Texto coletivo, produção coletiva sobre o passeio

  6 -  Ilustrando o texto.
  7 -  Texto informativo do : O Jornal

-  Ditado pintado

-  Leitura

-  Acróstico retirando as principais informações do texto.

   8 - Tabela com pesquisa de preços do açúcar mascavo.
   9- Problematizando a tabela e o tempo do passeio.
   10 -  Pesquisa sobre a cana –de açúcar e seus derivados
            ( laboratório de informática )


-  Produção de um texto informativo individual

-  Leitura para os colegas.
11 -  Artes – A releitura da obra: Os escravos, senhores do engenho e a produção da cana- de – açúcar.
12-  Confraternização:

-  O açúcar mascavo e a saúde

-  Receitas feitas por eles e a família, degustação na escola.

-  Troca de receitas utilizando  o livro de receitas de açúcar mascavo.

 
 

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Literatura Dramatizada

A Professora Morgane da Disciplina de Literatura Dramatizada trabalhou diversas poesias com os Alunos  do Terceiro, Quarto e Quinto Ano. Poesias como: A Casa da Dona Rata, Minha Cama, O Rato Roque, Batatinha Aprende a Latir e Os Dentes do Jacaré de Sérgio Caparelli. Essa Não Jacaré de Dirce Guedes. As Borboletas e a Foca de Vinícius de Moraes. Amigo Peixe de Regina Sormani Ferreira. Baseado no conteúdo das poesias os Alunos confeccionaram diversos trabalhos com material reciclável e fizeram uma exposição no espaço escolar.


"Os dentes do jacaré"

De manhã até a noite,
jacaré escova os dentes,
escova com muito zelo
os do meio e os da frente.

– E os dentes de trás, jacaré?

De manhã escova os da frente
e de tarde os dentes do meio,
quando vai escovar os de trás,
quase morre de receio.

– E os dentes de trás, jacaré?

Desejava visitar
seu compadre crocodilo
mas morria de preguiça:
Que bocejos! Que cochilos!

– Jacaré, e os dentes de trás?

Foi a pergunta que ouviu
num sonho que então sonhou,
caiu da cama assustado
e escovou, escovou, escovou.



Conselho do Idosos - Projeto Mestres da Vida

Hora do conto com Avós e Avôs - Mestres da Vida. Os Alunos do Terceiro Ano Vespertino participaram da hora do conto, momento proporcionado pelo Conselho Municipal do Idoso. Foi um momento de aprendizagem e descontração. Os Alunos dançaram, cantaram, ouviram histórias dos idosos sobre a vida deles. Como viviam, onde moravam e trabalhavam. Sobre os momentos de lazer, o casamento, a família, os meios de transporte e principalmente, as crianças foram orientadas sobre o respeito que devemos ter pelos mais velhos.

 

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

OS NOVOS LIMITES DE IÇAMI TIBA



Dez anos depois de lançar Disciplina: Limite na medida certa, o psiquiatra revisa a obra e traz novos paradigmas para a educação. Informatizadas, fuçadoras, destemidas e cheias de opinião, as crianças de hoje em nada lembram os pequenos de dez anos atrás. E nem adianta tentar lidar com elas com argumentos que eram eficientes há uma década. Os tempos são outros. Os dilemas da educação também. Diante dessa constatação, Içami Tiba, psiquiatra há 38 anos, com quase 75 mil atendimentos e mais de 2.500 palestras ministradas sobre relações entre pais e filhos, resolveu reescrever sua obra. 

A renovação começa exatamente com Disciplina - Limite na medida certa: Novos Paradigmas, lançado há dez anos (e hoje na 73ª edição), em que apresenta propostas educacionais inéditas para auxiliar pais e professores a lidar com a criação e ensino de crianças e jovens. "As pessoas geneticamente nada mudaram, mas os padrões comportamentais familiares sofreram uma grande desorganização. Quanto à disciplina, as crianças e os adolescentes pioraram bastante, não só no quesito obediência às regras familiares e escolares, mas também na sua qualidade de vida emocional", segundo a análise do psiquiatra.

Os pais, por sua vez, têm encontrado cada vez mais dificuldade na criação dos filhos, já que não sabem o limite entre a liberdade e o autoritarismo. "A primeira geração educou seus filhos de maneira patriarcal; a segunda foi massacrada por pais autoritários. Na tentativa de proporcionar aos filhos o que nunca tiveram, os pais da segunda geração acabaram caindo no extremo oposto: a permissividade" declara Içami Tiba. Para ele, é crescente o número de pais que não gostam de contrariar seus filhos, por isso deixam de estabelecer limites bem cedo e de maneira clara. "Os filhos hoje são pesquisadores e não querem fazer "carreira" de filhos. 

“Eles não querem aprender, preferem fuçar sozinhos e se forem autorizados a agir assim nos ambientes familiares terão comportamentos semelhantes quando estiverem fora de casa”, Uma das novas lições da obra diz respeito exatamente a essa questão. Para Içami Tiba, o filho não pode fazer em casa o que não vai poder fazer fora de lá. "Ele não pode gritar com o pai, que é a autoridade, da mesma forma que não vai fazer isso nem com o chefe, nem com o policial, nem com o professor ou com seus colegas. E o pai precisa entender que não é por ser física ou economicamente mais forte, que é superior. Ele é mais desenvolvido nessa área, mas não há um melhor que o outro." Içami Tiba dá a essa prática o nome de cidadania familiar. 

Outro ponto primordial é a questão da punição. "Trata-se de uma ferramenta jurássica. Com grito, tapão na orelha, o filho obedecia, mas não se resolvia a formação do cidadão. Os pais só conseguiam ensinar que, se um dia aquela pessoa perdesse a paciência, poderia ir pra cima do outro", critica. Filhos tratados como cidadãos têm direitos e obrigações, e precisam assumir as consequências de seus atos. "Disciplina não é obediência cega às regras, como um adestramento, mas um aprendizado ético, para se saber o que deve ser feito, independentemente da presença do outro". 

Pais em dúvida, mães em pânico, filhos sem rumo, crianças estressadas, bebês histéricos. A convivência familiar nunca gerou tanto assunto como agora, até porque, antigamente, os papéis eram claros: os pais mandavam, e a casa inteira obedecia.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

DESFILE CÍVICO

A Escola participou do Desfile Cívico promovido pela Secretaria Municipal de Educação com a seguinte mensagem.


O Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira foi institucionalizado em dois de agosto de 1971 e iniciou suas atividades pedagógicas com 109 alunos. Atualmente a Escola conta com uma equipe de trabalho de 36 profissionais entre professores e servidores. Possui 381 alunos matriculados, da Educação Infantil e Anos Iniciais de Primeiro ao Quinto Ano do Ensino Fundamental. Sua temática de trabalho é: O conhecimento científico como essência do processo do Ensino e da Aprendizagem para o desenvolvimento humano. Como Instituição de Ensino, temos plena consciência do papel da escola na construção da Pátria. Desejamos, a partir do trabalho, contribuir para que a Pátria brasileira receba nossos alunos como cidadãos com conhecimento e visão crítica de mundo. O Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira, pela ênfase no conhecimento científico, se destaca com a classificação entre as melhores escolas do Estado de Santa Catarina, desde 2007, segundo dados do IDEB, na Prova Brasil.