Aulas desenvolvidas pela Professora Maristela com os Alunos do Terceiro Ano "B"
SEQUÊNCIA DIDÁTICA OS DISTRITOS
Objetivo Geral:
Conhecer,
produzir e diferenciar os diversos textos informativos em diversos contextos.
Objetivos
específicos:
- Buscar informações sobre os distritos em
textos informativos.
- Utilizar
mapas do município para localizar os diferentes espaços geográficos.
- Relacionar os diversos espaços com os conceitos
apreendidos
- Utilizar passeio de estudo para conhecer e aprender
mais sobre o meio rural e urbano, conhecendo os distritos, plantas e animais que ali estão.
- Conhecer alguns rios
que perpassam os distritos.
- Observar
e conhecer a produção da cana e do
açúcar amarelo.
- Cuidados com os lixos produzidos
e o meio ambiente.
- Conhecer
e diferenciar os diversos espaços geográficos
- Aprender
alguns conceitos geográficos
relacionados ao município e alguns bens de produção.
1 - Texto
informativo com leitura e ditado pintado.
Interpretação
do texto.
2 - Mapa
em tamanho grande de espuma. Observando o mapa
do município e a divisão do mesmo em distritos.
3 - Pintura
do mapa dos distritos levando em conta a
legenda
4 - Passeio
de estudo aos distritos:
- No ônibus
- Na estrada
- Moendo a cana- de – açúcar no
engenho para guarapa.
- Caldo da cana fervendo : puxa- puxa
– balinha – açúcar amarelo.
- Passeio na propriedade
- Vista Dos rios: Uruguai, Fragosos e
Jacutinga.
- Lanchando e brincando.
5 -
Texto
coletivo, produção coletiva sobre o passeio
6 -
Ilustrando
o texto.
7 - Texto informativo do : O Jornal
7 - Texto informativo do : O Jornal
- Ditado pintado
- Leitura
- Acróstico retirando as principais
informações do texto.
8 - Tabela
com pesquisa de preços do açúcar mascavo.
9- Problematizando a tabela e o tempo do passeio.
10 - Pesquisa sobre a cana –de açúcar e seus derivados
( laboratório de informática )
9- Problematizando a tabela e o tempo do passeio.
10 - Pesquisa sobre a cana –de açúcar e seus derivados
( laboratório de informática )
- Produção de um texto informativo
individual
- Leitura para os colegas.
11 - Artes – A releitura da obra: Os escravos,
senhores do engenho e a produção da cana- de – açúcar.12- Confraternização:
- O açúcar mascavo e a saúde
- Receitas feitas por eles e a
família, degustação na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário