1

1

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ESTUDO SOBRE OS DISTRITOS

Aulas desenvolvidas pela Professora Maristela com os Alunos do Terceiro Ano "B" 


 SEQUÊNCIA DIDÁTICA OS DISTRITOS


 Objetivo Geral


      Conhecer, produzir e diferenciar os diversos textos informativos em diversos contextos.

Objetivos específicos:

-  Buscar informações sobre os distritos em textos informativos.

-  Utilizar mapas do município para localizar os diferentes espaços geográficos.

-  Relacionar  os diversos espaços com os conceitos apreendidos

-  Utilizar  passeio de estudo para conhecer e aprender mais sobre  o meio rural e urbano,  conhecendo os distritos,  plantas e animais  que ali estão.

-  Conhecer  alguns rios  que perpassam os distritos.

-  Observar e conhecer a produção da cana e  do açúcar amarelo.

-   Cuidados com os lixos  produzidos  e o meio ambiente.

-  Conhecer e  diferenciar  os diversos espaços geográficos

-  Aprender alguns  conceitos geográficos relacionados ao   município e alguns  bens de produção.


  1 - Texto informativo com leitura e ditado pintado.

Interpretação do texto.

  2 - Mapa em tamanho grande de espuma. Observando o mapa  do município e a divisão do mesmo em distritos.

  3 - Pintura do mapa dos distritos  levando em conta a legenda

  4 - Passeio de estudo aos distritos:

-  No ônibus

-  Na estrada

-  Moendo a cana- de – açúcar no engenho para guarapa.

-  Caldo da cana fervendo : puxa- puxa – balinha – açúcar amarelo.

-  Passeio na propriedade

-  Vista Dos rios: Uruguai, Fragosos e Jacutinga.

-  Lanchando e brincando.


  5 -  Texto coletivo, produção coletiva sobre o passeio

  6 -  Ilustrando o texto.
  7 -  Texto informativo do : O Jornal

-  Ditado pintado

-  Leitura

-  Acróstico retirando as principais informações do texto.

   8 - Tabela com pesquisa de preços do açúcar mascavo.
   9- Problematizando a tabela e o tempo do passeio.
   10 -  Pesquisa sobre a cana –de açúcar e seus derivados
            ( laboratório de informática )


-  Produção de um texto informativo individual

-  Leitura para os colegas.
11 -  Artes – A releitura da obra: Os escravos, senhores do engenho e a produção da cana- de – açúcar.
12-  Confraternização:

-  O açúcar mascavo e a saúde

-  Receitas feitas por eles e a família, degustação na escola.

-  Troca de receitas utilizando  o livro de receitas de açúcar mascavo.

 
 

Nenhum comentário: