Aulas desenvolvidas pela Professora Maristela com os Alunos do Terceiro Ano "B" 
 SEQUÊNCIA DIDÁTICA OS DISTRITOS
 Objetivo Geral: 
      Conhecer,
produzir e diferenciar os diversos textos informativos em diversos contextos.
Objetivos
específicos:
-  Buscar informações sobre os distritos em
textos informativos.
-  Utilizar
mapas do município para localizar os diferentes espaços geográficos.
-  Relacionar  os diversos espaços com os conceitos
apreendidos
-  Utilizar  passeio de estudo para conhecer e aprender
mais sobre  o meio rural e urbano,  conhecendo os distritos,  plantas e animais  que ali estão.
-  Conhecer  alguns rios 
que perpassam os distritos.
-  Observar
e conhecer a produção da cana e  do
açúcar amarelo.
-   Cuidados com os lixos  produzidos 
e o meio ambiente.
-  Conhecer
e  diferenciar  os diversos espaços geográficos 
-  Aprender
alguns  conceitos geográficos
relacionados ao   município e alguns  bens de produção.
  1 - Texto
informativo com leitura e ditado pintado.
Interpretação
do texto.
  2 - Mapa
em tamanho grande de espuma. Observando o mapa 
do município e a divisão do mesmo em distritos.
  3 - Pintura
do mapa dos distritos  levando em conta a
legenda 
  4 - Passeio
de estudo aos distritos:
-  No ônibus
-  Na estrada
-  Moendo a cana- de – açúcar no
engenho para guarapa.
-  Caldo da cana fervendo : puxa- puxa
– balinha – açúcar amarelo.
-  Passeio na propriedade
-  Vista Dos rios: Uruguai, Fragosos e
Jacutinga.
-  Lanchando e brincando.
  5 - 
Texto
coletivo, produção coletiva sobre o passeio
  6 - 
Ilustrando
o texto.
7 - Texto informativo do : O Jornal
7 - Texto informativo do : O Jornal
-  Ditado pintado
-  Leitura
-  Acróstico retirando as principais
informações do texto.
   8 - Tabela
com pesquisa de preços do açúcar mascavo.
9- Problematizando a tabela e o tempo do passeio.
10 - Pesquisa sobre a cana –de açúcar e seus derivados
( laboratório de informática )
9- Problematizando a tabela e o tempo do passeio.
10 - Pesquisa sobre a cana –de açúcar e seus derivados
( laboratório de informática )
-  Produção de um texto informativo
individual
-  Leitura para os colegas.
11 -  Artes – A releitura da obra: Os escravos,
senhores do engenho e a produção da cana- de – açúcar.12- Confraternização:
-  O açúcar mascavo e a saúde
-  Receitas feitas por eles e a
família, degustação na escola.
 


 
 
 
 







 
Nenhum comentário:
Postar um comentário