1

1

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

INTERSÉRIES - JOGOS DA INTEGRAÇÃO

Neste sábado dia 17 de Outubro de 2009, aconteceu os jogos de Interséries da nossa escola no espaço do SESI.

1º Ano e 2º Ano Masculino:

1º Lugar: "Havai"
2º Lugar:"Seleção Brasileira"
3º Lugar: " Grêmio"
1º Ano e 2º Ano Feminino:
1º Lugar: "As Tigresas"
2º Lugar:"As Garotas do Brasil"
3º Lugar: "As Estrelas"
3ª Série e 4ª Série Masculino:

1º Lugar: "Real Madrid"
2º Lugar:"M.M. Siqueira"
3º Lugar: "Chelsea"
3ª Série e 4ª Série Feminino:

1º Lugar: "Meninas do Grenal"
2º Lugar:"Siqueira"
3º Lugar: "Garotas do Futebol
"

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

Hoje o G.E.M. Maria Melânia Siqueira junto com a A.P.P ofereceu um almoço especial para os professores:




SER PROFESSOR

Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe
ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é encontrar pelo corredor com cada
aluno,
olhar para ele sorrindo, e se possível, chamando-o
pelo nome para que ele se sinta especial...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é envolver-se com seus alunos
nos mínimos detalhes, vislumbrando quem está
mais alegre ou mais triste, quem cortou os cabelos,
quem passou a usar óculos, quem está preocupado
ou tranquilo demais, dando-lhe a atenção necessária...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é equilibrar-se entre três turnos de
trabalho e tentar manter o humor e a competência para
que o último turno não fique prejudicado...

Ser professor é ser um "administrador da curiosidade"
de seus alunos, é ser parceiro, é ser um igual na hora
de ser igual, e ser um líder na hora de ser líder,
é saber achar graça das menores coisas e entender
que ensinar e aprender são movimentos de
uma mesma canção: a canção da vida...

Ser professor é acompanhar as lutas do seu tempo
pelo salário mais digno, por melhores condições de
trabalho, por melhores ambientes físicos, sem misturar e
confundir jamais essas lutas com o respeito e com o fazer junto aoaluno.
Perder a excelência e o orgulho, jamais!

Ser professor é saber estar disponível aos colegas
e ter um espírito de cooperação e de equipe na troca
enriquecedora de saberes e sentimentos,
sem perder a própria identidade.

Ser professor é ser um escolhido que vai fazer
"levedar a massa"
para que esta cresça e se avolume em direção
a um mundo mais fraterno e mais justo.

Ser professor é ser companheiro do aluno, "comer
do mesmo pão", onde o que vale é saciar a fome
de ambos, numa dimensão de partilha..

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...

Parabéns Professores!

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

É sabido que a Geometria, considerada por alguns como sendo a Matemática do Espaço, está profundamente ligada à vida do Homem, ajudando-o a resolver os diversos problemas que poderá enfrentar no seu quotidiano, e talvez com isto se explique o surgimento da Geometria desde os tempos mais remotos da vida do Homem.

A Geometria está presente no mundo que nos rodeia, apesar de por vezes não percebermos a sua existência. Através de formas, desenhos e propriedades geométricas, a Geometria está cada vez mais acessível e presente no nosso dia-a-dia. Das civilizações mais antigas, podemos enunciar exemplos da arte chinesa, egípcia, céltica e portuguesa, e desta última destacamos os vitrais.


Brinquedos produzidos com sucata, para estudar os sólidos geométricos pela 3ªB da Prof. Marli




A Geometria trata de formas, das suas propriedades e das suas relações. Olhando à nossa volta, rapidamente tomamos consciência de que na Natureza são produzidas e reproduzidas determinadas formas e que, além disso, a Natureza prefere certas formas em relação a outras também possíveis. Por exemplo:

- O azeite que deitamos no caldo verde forma, na superfície da sopa, círculos, e não quadrados ou outra forma geométrica.

- As colmeias das abelhas obedecem a um padrão (pavimentação) hexagonal.

- O vento produz, na superfície dos oceanos, ondas com uma determinada forma, em vez de ondas quadradas.

- Três bolinhas de sabão, se deixadas livremente, formarão sempre ângulos de 120º.

Podemos viver a Geometria através da visão intuitiva ou de uma elaboração mais aprofundada. No entanto, é essencialmente através da intuição geométrica que o estudo da Geometria assenta. Hoje em dia, a Geometria é considerada indispensável nas diversas profissões de natureza técnica ou artística.

Observando sólidos, os alunos desenvolverão a sua percepção do espaço e, ao mesmo tempo, o seu conhecimento do plano. Com vista ao desenvolvimento do raciocínio dedutivo dos alunos, pretende-se que os professores dêem especial relevo à justificação de propriedades simples e à resolução de problemas geométricos, devendo também pedirem aos alunos que façam raciocínios sobre figuras, permitindo assim uma maior compreensão das suas propriedades e inter-relações.


Em resumo, ensina-se Geometria porque esta ciência desenvolve simultaneamente:

- o conhecimento do mundo real;

- o processamento e a interpretação visuais;

- o raciocínio lógico/dedutivo.

Feirinha de ciências

Os alunos da 4ªsérie "A" e "B" realizaram uma feirinha de ciências para a apresentação de suas experiências:



terça-feira, 13 de outubro de 2009

SHOW COM A TURMA DA REVISTA NOSSO AMIGUINHO NA ESCOLA !!!

A Turma do Nosso Amiguinho esteve agitando a nossa Escola na tarde de Terça-feira 13/10.


Os personagens Noguinho, Sabino, Luiza, Cazuza, Kiko e Azeitona animaram os alunos e pais com a apresentação realizada. A criançada pôde cantar, brincar e tirar fotos com a turma. Foi a primeira apresentação da turma na Escola.

O Nosso Amiguinho, é uma revista produzida pela Casa Publicadora Brasileira com sede em Tatuí, interior de São Paulo. Foi fundada em julho de 1900, no Rio de Janeiro, mas em 1904 foi transferida para Taquari, Rio Grande do Sul.

A revista Nosso Amiguinho tem mais de 50 anos e continua com o jeitinho infantil de sempre.

O show foi uma apresentação feita por bonecos personificados da turminha, abordando temas que incentivam:

  • Alimentação saudável
  • Cuidados com os animais
  • Relacionamentos
  • Higiene
  • Biblioteca
  • Leitura
  • Liberdade com responsabilidade


SITE DA REVISTA: http://www.nossoamiguinho.com.br

Estudando os meios de comunicação

Os alunos do 2º Ano trouxeram para a escola meios de comunicação antigos , conheceram a máquina de datilografia, toca discos, rádio e telefones do século passado, acessaram a internet e, com certeza, jamais esquecerão o que aprenderam.As crianças conheceram como funcionam os meios de comunicação. Falaram sobre televisão, rádio, celulares e outras formas de as pessoas se comunicarem.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SEMANA DA CRIANÇA!


Durante essa semana tivemos uma programação especial !!!


Hora do conto com muita música e dança!!!


Distribuição de doces...Lanches deliciosamente especiais!

Cineminha com pipoca (prés)



Piquenique e diversão!



segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Prevenção foi o foco da Semana do Trânsito

A instrutora Elisa da Auto Escola Volante foi parceira no trabalho desenvolvido sobre o trânsito. Esteve na escola conversando com as crianças sobre as formas de comportamento no trânsito."As aprendizagem só são bem sucedidas quando os que ensinam são incansáveis".

Terminou na sexta-feira passada, a Semana Nacional do Trânsito em Concórdia. O principal foco das atividades foi a prevenção.

A turminha da 3ª série "B" foi até a frente da SCAF observar o trânsito as 9:00h do dia 23 de Setembro. Ficaram lá 15 minutos o que equivale a 1/6 do período que ficam na escola diariamente. Observaram que:

* 46 pedestres atravessaram na faixa, enquanto que 43 pedestres atravessaram fora da faixa.

* 15 veículos pararam para os pedestres atravessarem na faixa, enquanto que 1 não parou. Então a maioria respeitou a faixa.

* 132 veículos transitaram no sentido centro/bairro e 139 veículos transitaram no sentido bairro/centro. Somando um total de 271 veículos transitando no período observado.

* Assim calcula-se que em 4 horas 4,336 veículos transitariam neste local.

* o trânsito no sentido bairro/centro é maior.

* O tipo de veículo que mais transitou foi o automóvel.

* 250 pessoas usnado o cinto de segurança e 18 sem o cinto.




O cinto é um equipamento que, num acidente evita lesões mais graves e deve ser usado por todos que estiverem no carro, tanto nos bancos dianteiros como nos bancos traseiros.

* A turma observou que 22 pedestres transitaram no sentido centro/bairro e 54 pedestres no sentido bairro/centro alé de dosi cachorros.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Veja como transportar crianças que não cabem mais na cadeirinha do carro

Como transportar uma criança que não tem mais idade para ficar na cadeirinha nem se no cinto de segurança?

O uso da cadeirinha para crianças no carro já é obrigatório no Brasil, segundo determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que aprovou resolução regulamentando as regras para transporte de crianças com idade inferior a 10 anos, mas o não cumprimento só vai passar a ser punido com multa em 2010 . De todos os modos, o que importa aqui é a integridade física de seu filho. Existem cadeirinhas que variam conforme o peso da criança. Quando a criança atinge o peso e estatura que a cadeirinha não comporta mais, o ideal é utilizar um banquinho, mais conhecido por poltrona de posicionamento do cinto, que serve para a criança ficar mais alta e dessa forma usar o cinto normal do carro na posição correta.
O guia da cadeirinha: crianças até 1 ano de idade devem dicar no bebê conforto voltadas para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco de trás (foto 1); de um até 4 anos de idade deverão usar a cadeira de segurança (foto 2); de quatro até sete anos e meio deverão sentar em um assento de elevaçao preso no banco traseiro com cinto de três pontos (foto 3); acima de sete anos e meio devem andar com cinto de segurança (Foto: Criança Segura/Divulgação)


OS DEZ MANDAMENTOS DO TRÂNSITO SEGURO

1 - Não matar.

2 - A estrada seja para você um instrumento de comunhão entre as pessoas e não um local com risco de vida.

3 - Cortesia, sinceridade e prudência ajudarão você a superar os imprevistos.

4 - Seja caridoso e ajude o próximo nas suas necessidades, especialmente as vítimas de acidentes.

5 - Que o carro não seja para você expressão de poder e domínio nem ocasião de pecado.

6 - Convença, com caridade, os jovens e os que já não o são para que não dirijam quando não estiverem em condições de fazê-lo.

7 - Ajude as famílias das vítimas de acidentes.

8 - Reúna a vítima com o motorista agressor num momento oportuno para que possam viver a experiência libertadora do perdão.

9 - Na estrada proteja o mais vulnerável

10 - Sinta-se responsável pelo outro.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

22 de Setembro - Início da Primavera

Que delícia chegou a primavera! Ela vem logo depois do frio do inverno e antes do calor do verão. Vamos dar a ela boas vindas! VIVA A PRIMAVERA! Nada mais legal e colorido que a primavera. É ela a estação das flores.Inicio da primavera

Há muito tempo, não muito longe daqui, havia um reino muito engraçado.

Todas as coisas eram separadas pela cor.

As borboletas brancas só visitavam o canteiro branco.

As borboletas azuis só visitavam o canteiro azul.

Neste reino viviam Julieta e Romeu.

Julieta era uma borboleta amarela do canteiro amarelo e Romeu uma borboleta azul do canteiro azul.
Seus pais sempre avisavam para que não passeassem em canteiros de outra cor.

Um dia, na primavera, Ventinho convidou Romeu para dar um passeio no canteiro amarelo.

Chegando lá, ventinho apresentou Romeu a Julieta e os dois logo ficaram amigos.

Romeu e Julieta começaram a brincar e saíram para conhecer melhor o reino.

Ficaram encantados com tudo o que viram e acabaram entrando na floresta.
Quando a noite chegou, Romeu e Julieta não conseguiram encontrar o caminho de volta.

Enquanto isso, lá no canteiro amarelo, a mãe de Julieta estava desesperada, e lá no canteiro azul, o pai de Romeu estava preocupadíssimo.

Eles não sabiam o que fazer para encontrar os filhos, até que a Dona borboleta amarela tomou coragem e foi falar com a Dona borboleta azul, falaram com o senhor Vento e todas as borboletas saíram de canteiro em canteiro procurando o Romeu e a Julieta.

Quando amanheceu o dia, o céu estava cheio de cores. Todos se misturaram para ajudar .

Quando Romeu e Julieta viram seus pais, ficaram felizes em poder voltar para casa.

E quando chegou de novo a primavera tudo estava diferente naquele reino.

Os canteiros tinham todas as cores misturadas.

Margaridas, cravos, dálias, miosótis, rosas, cresciam juntas, misturadas.

E juntas brincavam as borboletas.

Ruth Rocha